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Marketing Inteligente: Como Usar a Inteligência Emocional para Vender Mais

27/11/2019

Marketing Inteligente: Como Usar a Inteligência Emocional para Vender Mais

Este conteúdo foi inspirado no conceito que se popularizou de Daniel Goleman, americano que popularizou o conceito de inteligência emocional e que está de volta à sessão de mais vendidos das livrarias com "O Poder da Inteligência Emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência".

Mais uma vez Goleman escreveu um excelente livro, mas, mais do que usar a inteligência emocional para se tornar um líder inspirador, quero compartilhar com você algumas dicas de como aplicá-la em seu marketing para vender mais.

Leia também: Já pensou em aumentar a produtividade da equipe de vendas? 

Como usar a inteligência emocional para vender 

Marketing Inteligente: Como usar a inteligência emocional

Inteligência emocional trata-se da capacidade humana de identificar e gerenciar sentimentos para nos motivar, acalmar, alegrar, entre outros. Permitindo atingir nossa melhor performance e inspirando o mesmo nas pessoas que estão ao nosso redor.

Para além disso,  ela também permite a leitura dos sinais do outro e do ambiente, tornando-nos hábeis para antecipar movimentos, gerenciar relacionamentos e liderar de forma inspiradora.

Sabemos que pessoas emocionalmente inteligentes possuem compreensão ampliada de como as outras pessoas pensam, sentem e respondem à situações e mensagens. Diante disso, possuem excelente capacidade para criar campanhas de marketing, engajar pessoas e fechar vendas.

Cultive a empatia

Você bem deve saber que a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, identificando suas emoções e sentimentos para entender suas motivações. Bom, o que você também deve saber é que empatia é uma das principais competências da Inteligência Emocional.

Muitos estudos apontam que a empatia é essencial para o desenvolvimento da confiança no vendedor e, por outro lado, a bajulação e falsas promessas comprometem a sua credibilidade.

Os números de sua ferramenta de automação garantem dados valiosos sobre os níveis de engajamento de sua base com suas campanhas, mas eles não dizem tudo. Entretanto, é necessário ir além de taxas de abertura e taxas de cliques para obter insights sobre como influenciar o comportamento de compra de seus contatos.

Nesse sentido, seu papel como profissional de marketing e vendas é compreender pelo o que o seu cliente vibra e quais as suas dores, colocando-se no lugar dele com empatia. Assim, você será capaz de conquistar corações e mentes para gerar fidelidade vitalícia.

Não deixe de ler: Persona: saiba como essa técnica vai otimizar sua estratégia de marketing

Gerencie relacionamentos de forma verdadeira

Mesmo que plataformas de automação de marketing permita enviar campanhas de marketing homeopaticamente segmentadas, plataformas de automação de marketing não auxiliam na parte mais importante do trabalho: a criação das mensagens.

É nesse momento que suas habilidades sociais são testadas para conectar com sua base em nível emocional

Diante disso, estude suas personas, use técnicas de storytelling para criar histórias inspiradoras, escreva cases de sucesso que transmitam a satisfação de um cliente que teve um problema resolvido.

Ofereça oportunidades para seus clientes falarem sobre seu negócio. São elementos como estes que criam conexão com o seu cliente e o movem no caminho dos contratos fechados e consolidados.

Coach e Mentoria

Marketing Inteligente: Como Usar a Inteligência Emocional

Ao criarmos um funil de vendas, com frequência é coletado leads que ainda não conhecem a existência de soluções para os seus problemas.

Nesses casos, é essencial adotar uma postura humilde de coach e mentoria, guiando o potencial consumidor em sua descoberta, apresentando como novas soluções tecnológicas são capazes e eficientes para reduzir custos, aumentar a produtividade e gerar eficiência para diferentes setores.

A cultura mencionada não deve ficar restrita ao marketing, porém se estender para as equipes de vendas e de suporte. Mentores agem como tutores e isso acaba gerando uma relação de confiança.

O alerta é que, quando você aplica esta estratégia, mesmo que você tenha um concorrente que ofereça uma solução mais barata, este laço afetivo tende a localizar a sua empresa em uma posição favorável em uma negociação em resultado de reciprocidade.

Seja flexível e otimista

Para quem trabalha na área sabe, os canais de marketing e suas campanhas são voláteis. O que isso significa? 

Quando você pensa que encontrou uma combinação ideal, calma lá, logo é surpreendido por uma enxurrada de concorrentes sujando sua fonte de água limpa. Ou então, em outros momentos, somos surpreendidos por novas possibilidades que são geradas pela tecnologia, que chegam a partir da promessa de mudança de regras.

O que temos como verdade é que a inconstância é a única constante, esta dinâmica é embasada pela inovação que insiste em quebrar as regras a todo momento. E é justamente por isso que ele é tão apaixonante.

O único modo de lidar com este cenário está em cultivar a sua adaptabilidade e o otimismo a fim de enxergar a mudança sempre como positiva. 

Quando adota-se uma abordagem voltada para a resolução de problemas em longo prazo com resiliência, você será capaz de expandir a visão de seus contatos durante a jornada do consumidor. Esses terão uma compreensão clara do que é preciso alcançar no futuro, o que trará melhores resultados.

Leia também: Gestão do ciclo de vida do cliente: 5 fases e dicas práticas

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Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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