Marketing promocional: desenvolva boas campanhas para seu negócio

26/6/2018

Marketing promocional: desenvolva boas campanhas para seu negócio

Para quem trabalha com comércio, é extremamente importante compreender que o novo consumidor busca por marcas abertas ao diálogo, nos tempos atuais esta é uma realidade para muitas empresas que estão inseridas na dinâmica da internet. As marcas são, hora ou outra, avaliadas por seu público através das redes sociais, por exemplo. Esse fator demanda que cada ação tenha responsabilidade e cautela. E aqui entra o marketing promocional.

O contexto de crise econômica é muito delicado para o varejo, um levantamento do IBGE do primeiro trimestre de 2017, apontou que houve a maior queda de vendas dos últimos 14 anos. É um número muito significativo, diante disso, planejar ações de marketing promocional é fundamental para melhorar o desempenho financeiro, tanto se tratando de grandes negócios quanto de pequenos. Neste conteúdo você vai compreender a importância do marketing promocional.

Vamos lá!

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O que é Marketing Promocional

O marketing promocional agrega ações que envolvem comunicação de uma marca que pretende ampliar seu valor através de técnicas promocionais e pontos de contato que vão ativar a compra, essas informações são definidas pela Associação de Marketing Promocional (AMPRO).

Se tratando da prática, o marketing promocional tem como propósito a construção e consolidação de uma marca, além de promover vendas e fidelizar clientes. As estratégias de marketing promocional podem ser utilizadas para ações comuns, como ofertas, distribuição de brindes e amostras, assim como para estratégias mais elaboradas, como promoções em redes sociais e atividades que vão garantir  uma experiência diferente ao público-alvo, essas também são chamadas de live marketing.

Ações de marketing promocional

Uma das pesquisas mais recentes da AMPRO sobre marketing promocional aponta que as estratégias em torno do tema são mais utilizadas para alavancar vendas, e são incorporadas a 62% das empresas que foram entrevistadas.

Desde a mais básica até a mais elaborada, essas ações são sustentáveis para empresas de grande, médio e pequeno porte. O planejamento é fundamental para garantir campanhas tenham sucesso. É sugerido a realização de atividades com datas e produtos bem alinhados e definidos, e nesse sentido é considerado também a sazonalidade e os períodos comemorativos, que podem impulsionar boas campanhas promocionais dependendo do seu tipo de negócio.

O controle dos resultados das campanhas são muito importantes para você analisar como está a saúde do seu site, e se o marketing promocional impulsionado tem sido efetivo ou você precisará formular suas ações.

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Listamos abaixo as ações de marketing promocional que podem ser eficientes para seu negócio. Vamos a elas!

1ª ação de marketing promocional para seu negócio: Programas de incentivo

Segundo este artigo especializado, os programas de incentivo são ótimas formas para você alcançar a fidelização. De acordo com as estratégias de pontuação ou benefícios acumulados, o consumidor que possui mais frequência de compra em seu negócio possui mais direito à troca de pontos por produtos, viagens, prêmios, descontos, entre outras muitas vantagens.

Essa ação é aplicada em grandes redes como em empreendimentos menos que podem utilizar cupons ou mesmo as próprias notas fiscais para oferecimento de regalias aos clientes que são mais fiéis. Entretanto, pesquisar o tipo de premiação que seu público alvo terá mais interesse é essencial para que você tenha sucesso neste tipo de campanha. Se você adequar a bonificação ao consumidor isso irá ajudar na fidelização à loja e também irá contribuir para o aumento das vendas.

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2ª ação de marketing promocional para seu negócio: Brindes úteis

Brindes são sempre bem vindos. Quando alguém vai realizar uma compra e pode receber um retorno através de um brinde, esta pessoa se sente em boa experiência de compra. Os brindes são ótimos quando o assunto é marketing promocional, entretanto devem ser bem selecionados. O grande ‘’macete’’ é oferecer produtos que são úteis ao públicos, pois este ponto vai permitir que a marca seja visibilidade.

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Os brindes permitem uma simpatia e encurtamento da distância entre marca e consumidor. Os conhecidos ‘’mimos’’ são bons instrumentos para dar vida à seu negócio. Abrir um espaço para assinatura no seu site é uma boa estratégia para garantir a fidelização a partir de brindes mensais, ou no período que seu negócio achar melhor. Estamos no momento histórico em que os digital influencers possibilitam que marcas ganhem visibilidade. Que tal se inserir nas redes sociais e criar uma boa estratégia de marketing a partir delas?

3ª ação de marketing promocional para seu negócio: Amostras em locais estratégicos

Se por um lado os brindes colaboram para construção de uma relação mais sólida do consumidor com a marca, as amostras são mais diretas nas vendas, pois oferecem uma prévia do produto ou serviço que será comercializado. Nesse ponto entram as degustações e demonstrações que geralmente são realizadas com promotores de vendas em campo.

Não adianta escolher um local de grande circulação e distribuir amostras. Conseguir bons resultados necessita de um estudo sobre o ambiente na qual será realizada a ação, isso garante que elas cheguem aos consumidores que realmente se interessam pelo tipo de produto, e também permite que seja feito um acompanhamento de vendas do item impulsionado.

Vamos a um bom exemplo, uma marca de bebidas energéticas podem distribuir amostras grátis do produto em um evento de música. Essa ação é dita como acompanhamento.

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4ª ação de marketing promocional para seu negócio: Promova experiências criativas

Se tratando do marketing promocional, ou live marketing, um dos principais conceitos estão em torno de envolver o consumidor com sua marca, isso irá gerar um alto engajamento do público, e geralmente é alcançado com campanhas criativas, que irão dar vazão a uma experiência diferente e criativa. Por que não, por exemplo, fazer divulgação de sua marca de forma inovadora, em parceria com quem pode te dar um aporte estrutural?

Faça algo novo do que existe no quesito ações de marketing, impulsione algo que vai agradar seu público, você pode pensar em parcerias inteligentes e ter sucesso em sua campanha e negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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