Marketing Turismo: Saiba como funciona e quais são as maiores OTAs do Brasil para se posicionar

10/9/2018

Marketing Turismo: Saiba como funciona e quais são as maiores OTAs do Brasil para se posicionar

Quando o assunto são negócios o marketing acaba entrando em ação para que a marca consiga o posicionamento desejado. Isso serve para todas as áreas de atuação, o marketing é uma arma incrível utilizada para que outras pessoas tenham interesse em produtos e serviços de uma determinada empresa.

A partir deste princípio alguma vez você já ouviu falar de marketing turismo? Bom, se está aqui é porque de alguma forma identificou que é à hora de dar um gás na empresa de turismo. Mas como fazer?

O turismo está cada vez mais forte, e promove o crescimento econômico, social e cultural, mas infelizmente ainda não encontrou uma forma de expansão concreta em diversas localidades que possuem potencialidades e atrativos ainda despercebidos pela população e Poder Público. Mas com a procura de viagens alternativas, acreditamos que isso mudará em breve.

Através das ferramentas certas é possível aproximar o marketing turístico dos desejos e necessidades do mercado, afinal um destino turístico precisa conceituar seu produto, estudar mercados, divulgar sua existência, promover atrativos, atrair visitantes e turistas, além de comercializar seus produtos e serviços.

Agora vamos ao que interessa.

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O que é marketing turismo?

Hoje em dia há diversos tipos de Marketing, sempre direcionados a diferentes necessidades das empresas. Ainda que vários pontos sejam fixos e possam ser utilizados dentro de cada segmento, existem algumas peculiaridades que devem ser respeitadas na hora de criar estratégias de campanhas.

Quando tratamos sobre Marketing Turismo, a coisa não é diferente. A ideia, assim como em todos os outros negócio, é aumentar a lucratividade. Entretanto, cada empresa tem uma forma de construir sua relação com o cliente.

O princípio das estratégias não mudam, o Marketing Turismo vem com o objetivo de atender as necessidades e os desejos dos clientes. Seja por passagens mais baratas, opções mais completas, serviços mais seguros, etc.

Para isso é preciso que você faça um estudo de mercado, dessa forma conseguirá ter uma noção do que os seus clientes e o público-alvo querem e precisam.

Como fazer marketing turismo de forma eficiente?

Uma vez que você já sabe como funciona o marketing turismo, é hora de aprender a aplicá-lo!

As ferramentas que são usadas no processo são bem semelhantes com as utilizadas para o Marketing convencional. O que diferencia um tipo de marketing do outro é o conjunto de peculiaridades do Turismo. Pensando assim, o melhor meio de desenvolver essas estratégias é fazendo uso  da criatividade.

Seja Criativo

Bom, sabemos que a criatividade é a chave para o sucesso nas campanhas de marketing, isso também inclui as campanhas de Marketing Turismo. Nada mais válido do que utilizar localizações famosas do mundo, assim como compartilhar imagens de pessoas felizes dando a entender que a experiência é incrível. O que não deixa de ser verdade, pois não existe nada melhor do que viajar, não é mesmo?

Todos os dias aparecem mais jovens desejando viver experiências únicas. Com isso, criar campanhas com destinos interessantes para determinados públicos e utilizar esse conceito de unicidade na experiência da viagem pode servir como uma luva para a sua agência de viagens.

Se por acaso ainda estiver com algumas dúvidas, também é válido observar a concorrência, buscar algum tipo de falha nas campanhas e tentar supri-las. Pesquisas com o seu público-alvo também fornecerão insights interessantes para a sua compreensão.

O Marketing preza que se uma empresa que deseja obter o sucesso e vender cada vez mais, além de manter os seus clientes atuais felizes e fiéis à sua marca, é necessário investir na comunicação e na transmissão do que é fornecido, não se trata apenas de um serviço ou produto, mas sim um conjunto de valores.

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Para quem trabalha com viagens, isso também funciona! É possível evitar desistências por conta de uma precificação “alta”, quando enaltecemos o valor daquilo que estamos vendendo.

As principais OTAs do Brasil

Para que você fique por dentro, mostraremos algumas das maiores OTAs (Online Travel Agencies) do Brasil. O intuito é que você possa conhecer e ter referências para alavancar o crescimento da sua empresa de turismo.

Os dados foram baseados do ranking Alexa, que é um serviço que utiliza dados de diversas fontes para analisar o tráfego de sites de todo o mundo e indicar quais são os mais acessados. Confira a lista abaixo:

Hotel Urbano

Presente no clube das startups brasileiras mais rentáveis, possui um alto investimento em marketing e apostas em promoções, o Hotel Urbano se tornou o maior site de venda de diárias de hotéis da internet brasileira. Sua fanpage no Facebook conta com mais de 11 milhões de seguidores, e garantiu um faturamento só no ano de 2013 foi de R$ 500 milhões e, no Brasil. A Hotel Urbano – conhecida por alguns como a “Netshoes do turismo” – já ocupa a liderança no mercado de viagens e hotelaria, com 35% da audiência. Segundo dados do do alexa.com o site Hotel Urbano é primeiro mais acessado em turismo.

Decolar.com

A empresa é a OTA líder absoluta na América Latina, operando em 21 países, como Estados Unidos, Brasil, Chile, México, Peru, Espanha, Brasil, entre outros. Através de seu canal online é possível reservar e comprar passagens em tempo real, por uma grande rede formada por mais de 750 cias aéreas, 200 cruzeiros marítimos, 180 mil hotéis, e milhares de pacotes de turismo nacionais e internacionais. Fora o acesso online, os clientes também podem manter contato via telefone, através do call center da empresa, que atende, por ano, mais de 30 milhões de ligações. Segundo as informações do site Mundo das Marcas, a Decolar.com concentra 70% dos seus negócios na venda de aproximadamente 700 mil passagens aéreas por mês. No site do alexa, o Decolar.com ocupa o 128 lugar, logo atrás do Hotel Urbano.

CVC Viagens

A CVC responde por aproximadamente 70% dos pacotes comercializados no Brasil, é uma das maiores agências de viagem do mundo, possui mais de 750 lojas próprias e mais de 8 mil agências de viagens credenciadas. Presente em todos os estados brasileiros e em alguns países da América Latina, como Uruguai, Argentina e Chile, a empresa traz cerca de 35 mil turistas para o Brasil todos os anos. Oferece diversos serviços além de passagens aéreas: turismo terrestre, marítimo, opções de o cliente montar seu próprio pacote, entre outras modalidades. Ocupa a 520ª posição do ranking.

Expedia

Considerada uma das maiores agências de viagens online do mundo, a Expedia possui hoje, 31 sites internacionais, com atuação em mais de 70 países, como EUA, Inglaterra, Canadá, Austrália, França, Itália, entre outros. Por meio da Expedia, o turista tem acesso à ofertas de 40 grandes operadoras e 500 cias aéreas, isso sem falar do seu extenso banco de dados com mais de 155.000 hotéis (mais de 5 milhões de quartos), o que permite o oferecimento de pacotes turísticos ao consumidor online. Seus canais na internet são altamente movimentados – recebem mensalmente cerca de 60 milhões de visitas, e segundo o alexa, está entre os 1000 sites mais visitados do Brasil.

Viajanet

Ocupando 702ª posição de sites mais visitados do Brasil pelo ranking do alexa e sempre atenta à movimentação do setor online de viagens do mercado brasileiro, a ViajaNet é uma OTA que tem seu diferencial no atendimento e nos serviços junto ao consumidor online. Com infraestrutura de ponta no atendimento via internet, a empresa conta com uma disponibilidade de mais de 7 bilhões de tarifas aéreas à disposição do internauta, 100 mil hotéis listados para pesquisa no canal online, 900 cias aéreas, seguro e pacotes turísticos. É uma empresa 100% nacional e aposta no mercado brasileiro, oferecendo ao consumidor a oportunidade de viajar o mundo em poucos cliques.

Separamos para você: Inbound Marketing: Tire suas dúvidas

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Saiba mais: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO

E ai, já conseguiu identificar a importância do marketing turismo para o seu negócio? Invista e veja a diferença nos seus resultados.

Esperamos ter ajudado, para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

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