Marketing Viral: As redes sociais em favor do seu negócio

8/1/2019

Marketing Viral: As redes sociais em favor do seu negócio

Você já compartilhou alguma publicação nas suas redes sociais pela abordagem única ou apelo criativo? Prazer, marketing viral!

Essa estratégia está tão enraizada no nosso comportamento como internautas, que às vezes nem nos damos conta.

Isso só revela a naturalidade com que assimilamos e reproduzimos essas mensagens. O potencial de influência é assombroso… Mas será que você sabe como usar o marketing digital impulsionar o seu negócio?

O que é marketing viral?

marketing viral as redes sociais em favor do seu negocio

Marketing viral é um conjunto de técnicas usadas para estimular o reconhecimento e engajamento da marca. As redes sociais são o principal canal de disseminação de conteúdo orientado a essa estratégia.

Ferramentas como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube facilitaram a criação e o compartilhamento de campanhas de marketing viral.

Com milhões de pessoas acessando essas mídias diariamente, estima-se que o impacto seja 1.000 vezes maior do que o obtida em canais de publicidade tradicional.

Por que fazer marketing viral?

Vamos encarar os fatos: seu sucesso nas redes sociais depende da exposição da sua marca. Tudo gira em torno de quanto você pode estimular e envolver as pessoas.

Afinal, as emoções são o âmago do marketing viral. Essa estratégia é crucial para:

  • impulsionar a consciência de marca;
  • semear uma reputação positiva;
  • atrair leads qualificados para o seu negócio;
  • aumentar as conversões dos seus produtos e serviços;
  • criar backlinks saudáveis;
  • melhorar a sua classificação nos motores de busca;
  • alcançar um retorno sobre investimento (ROI) acima da média.

Veja a seguir como usar o marketing viral para impulsionar seu negócio.

Como usar o marketing viral a favor do seu negócio?

Uma das maneiras mais eficazes de se conectar com clientes em potencial é mostrar a que veio. Comunique claramente seus valores e dê razões para que eles ouçam sua voz.

Quando as pessoas se identificam com a sua mensagem, o marketing viral tem muito mais chance de dar certo.

Confira a seguir algumas dicas para usá-lo a favor do seu negócio!

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  1. Identifique tendências emergentes

Antes de produzir qualquer conteúdo numa tentativa de gerar marketing viral, faça sua lição de casa.

Comece mensurando o buzz da sua marca nas redes. Através do cruzamento de dados com seus principais concorrentes, analise seus sinais sociais de SEO. Assim, você consegue determinar quão forte é o seu branding antes de investir recursos nisso.

Em seguida, acesse o Google Trends para identificar tendências emergentes no seu setor e obter insights valiosos sobre um público-alvo mais amplo. Use os dados obtidos para criar uma campanha feita sob medida.

  1. Invista em conteúdo local

O conteúdo com enfoque regional desperta o marketing viral através de tópicos controversos. Os atritos gerados pelos contatos acalorados alimenta a imprensa que, por sua vez, joga mais lenha na fogueira.

Pense nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, por exemplo. Para além de oposições ideológicas e respostas lacradoras, os conteúdos relacionados aos candidatos e aos debates deram uma lição de marketing viral sem precedentes.

  1. Incite uma resposta emocional

O marketing viral depende de um forte apelo emocional para estimular o compartilhamento acelerado. Surpresa, curiosidade, assombro e incerteza são os principais sentimentos que motivam as pessoas a acessarem conteúdos deste tipo.

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  1. Facilite o compartilhamento

O marketing viral não pode criar obstáculos à disseminação do conteúdo. Permita que as pessoas compartilhem, baixem ou incorporem seu conteúdo em boa qualidade.

Para que sua estratégia seja bem-sucedida, elas devem ser capazes de publicar seu conteúdo instantaneamente e sem esforço.

  1. Envolva os usuários na sua campanha

Concursos são uma ótima estratégia para alastrar seu marketing viral. Além de atrair novas pessoas e fidelizar clientes antigos, esse tipo de conteúdo é altamente cativante.

Você pode pedir que os participantes curtam sua página, compartilhem a publicação e até mesmo marquem outros amigos. O segredo é oferecer algo que tenha valor para o usuário.

Quando o conteúdo exige uma tomada de ação clara, as pessoas estão mais propensas a deixar a passividade de lado.

  1. Instigue o apelo visual

Imagine a seguinte situação… Você está rolando seu feed no Facebook e aparece um textão lá. A não ser que a polêmica esteja posta na primeira linha, você dificilmente irá lê-lo. E mesmo que comece, nada garante que você vai chegar até o fim.

Isso acontece porque reter a atenção dos internautas é cada vez mais difícil. E o marketing viral tem que levar isso em conta. Apostar em conteúdos visualmente atrativos é a chave para despertar e prender o interesse dos usuários.

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  1. Encoraje e responda os comentários

Conectar-se com o seu público é uma parte crucial das campanhas de marketing viral. Não basta estimular os comentários; é preciso interagir, de preferência em tempo real.

Respostas inesperadas, irônicas e sagazes conquistam qualquer um nas redes sociais. Vai dizer que você nunca riu ou compartilhou um post do Cemitério Jardim da Ressurreição?

  1. Assuma riscos calculados

Como mencionamos, conteúdos controversos tendem a estimular o marketing viral pelo simples fato de serem polêmicos. Na hora de planejar sua campanha, lembre-se que as redes sociais não perdoam ninguém.

Se você não quer perder a chance de usá-las a favor do seu negócio, aposte em conteúdos ligeiramente fora da sua zona de conforto. Mas não o suficiente para fazê-lo despencar do precipício.

Marketing viral: o que fazer depois de lançar a campanha?

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Após o lançamento da sua campanha de marketing digital, fica a dúvida: qual é o próximo passo?

Com tanto buzz rodeando a sua marca, você precisa aproveitar a atenção que recebeu. E logo.

Não deixe que as pessoas fiquem imaginando o que fazer em seguida. Diga a elas o que você quer. Conduza-as para a tomada de ações que você tem em mente.

Uma das maneiras mais simples de fazer isso é criar uma sequência. A sensação de familiaridade e a necessidade de acompanhar o desenrolar de um storytelling farão com que elas acompanhem sua marca.

Meu último conselho? Quando o assunto é marketing viral, a regra é clara: mande bem ou caia fora.

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Até a próxima ;)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

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