Google

Medic Update: atualização do Google que alcança sites e conteúdos

29
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Não é algo tão recente assim. Mas em agosto de 2018, o Google lançou uma atualização em seu algoritmo que impactou em cheio o ranqueamento de algumas páginas e sites.

Seu nome Medic Update (Update Médico), é centralmente voltado para sites YMYL (Your Money Your Life), e surtiu impacto em diversas páginas relacionadas à saúde e finanças.

De acordo com informações divulgadas pela empresa, a nova atualização tem como objetivo favorecer os conteúdos mais relevantes. Entretanto, pensando nos impactos, quando isso aconteceu esse update chegou a derrubar o tráfego de sites em até 90%, por outro lado, outros foram impactados positivamente, melhorando o seu posicionamento orgânico.

Mas afinal, o que é um site YMYL?

Antes de entender o Medic Update, Your Money Your Life (YMYL) é uma das diversas categorias de sites e páginas da web que ocupam o lugar de influenciar a vida de qualquer indivíduo, para melhor ou pior.

Vamos a alguns exemplos de páginas YMYL, listadas na Google Search Quality Guidelines, que podem incluir seu negócio: 

  • Qualquer página da web que tenha como premissa solicitar dados bancários, números de documentos e qualquer informação pessoal exclusiva, que seja mais importante que o normal, e que possa ser utilizada para outros fins não éticos, como roubo de identidade e golpes;
  • E-commerces ou páginas onde são feitas transações e que é possível comprar algum item;
  • Páginas que reproduzem conselhos, que podem ser classificados como apologias, como que aconselham sobre questões medicinais e relacionadas à saúde em geral, que podem influenciar no seu bem-estar físico;
  • Páginas direcionadas ao aconselhamento sobre finanças e que podem influenciar indivíduos a tomar decisões financeiras;
  • Sites onde são compartilhadas informações de processos governamentais, leis, policiais e notícias sobre tópicos importantes em geral;

Se o seu site estiver nessa categoria, o conteúdo é ideal para você. Vamos te mostrar como melhorar os artigos para não ser pego na curva pelo Medic Update.

Outra expressão fundamental de conhecer, principalmente agora é: E-A-T. Também apresentado na Google Search Quality Guidelines, é um termo faz referência à Competência (Expertise), Autoridade (Authoritativeness) e Confiabilidade (Trustworthiness) que os sites, sobretudo os da categoria YMYL, devem fazer.

Segundo o Google em suas guidelines, as páginas da web devem ter seus conteúdos com fundamentos, referenciados e reconhecidos por especialistas. Além disso, os conteúdos devem estar sempre atualizados.

O que fazer diante da atualização Medic Update

Vamos lá, não crie pânico! Basta saber que o primeiro fator que o algoritmo do Google considera para ver se sua página tem E-A-T é checar os links em suas páginas.

No entanto, é ideal que seus conteúdos sejam produzidos com base em fontes confiáveis e de autoridade. Além disso, é necessário referenciar as suas fontes para que o buscador compreenda exatamente de onde vem as informações.

  • Leia o Google Search Quality Guidelines: só assim você irá entender melhor quais conceitos e fatores são considerados para atribuir autoridade a seu site;
  • Faça uma análise de seus conteúdos e suas referências, para assim verificar se as informações estão adequadas;
  • Pense na reputação dos redatores: é importante que eles tenham boas descrições em suas bios, e sejam especialistas no assunto tratado;
  • Use técnicas de SEO para seu site: mais do que nunca, as técnicas de SEO ajudam a aumentar sua autoridade e reconhecimento;
  • Produza conteúdos relevantes e priorize a experiência do seu público: o foco deve ser no leitor, no que ele está a fim de ler, não apenas no “robô do Google”.

Seguindo esses passos, e entendendo que, cada vez mais, o buscador tem avaliado a experiência do usuário para classificar e garantir que sites estão realmente entregando valor para as pessoas.

1. Segmente seu público-alvo pesquisando corretamente palavras-chave

As keywords são extremamente importantes para SEO, uma vez que é com elas que você segmenta seus potenciais clientes. Neste caso é necessário utilizar as palavras-chaves em seu planejamento de SEO e também para criar pautas de conteúdo.

Uma dica interessante para você aplicar é escolher keywords que tenham o maior volume de busca e menor dificuldade de posicionamento. 

Não existe uma regra, mas nossa dica é que encontre 10 palavras-chaves relevantes para o seu negócio, e só depois de escolher essas palavras você passará a produzir conteúdo sobre.

De forma geral, o Google irá localizar as keywords principalmente nos seguintes elementos da sua página:

  • Título
  • H1, H2, H3, etc. (títulos e sub-títulos da página)
  • Conteúdo
  • Imagens
  • Links internos

2. Saiba quais são os conteúdos preferidos pelo Google e saiba o que fazer para melhorar o seu posicionamento

Atualmente é o conteúdo que define o sucesso ou o insucesso das suas páginas na internet, por isso é necessário ter conteúdo relevante e qualificado para que o Google identifique que seu site é digno de ser apresentado para quem fez uma pesquisa relacionada. 

Se você quer saber  que o Google procura, é muito simples, o buscador leva em consideração os seguintes quesitos:

  • Conteúdos aprofundados, que sejam guias completos;
  • Conteúdos que tenham em média, de 500 a 2.000 palavras;
  • Utilização de imagens originais e que realmente sejam necessárias;
  • Textos que tenham uma boa “escaneabilidade”;
  • Textos qualificados com tempo de leitura com cerca de 3 minutos ou mais.

De forma geral, o Google considera relevantes conteúdos que proporcionem uma boa experiência para o usuário, e a melhor forma de se medir isso é o consumo de seu conteúdo, utilizando métricas como duração da sessão e tempo médio dentro das páginas.

Faça uma análise e pesquisa conteúdos concorrentes

Faça algumas pesquisas no Google e estude os principais resultados que atualmente se posicionam. Assim você vai conseguir identificar quais conteúdos o Google está considerando relevantes no momento.

Faça um apanhado de coisas em comum que esses resultados possuem, anote todas as informações, e depois, se for possível, traga conteúdo exclusivo, que ninguém ainda falou.

Faça algo original, bem pensado, seguindo as diretrizes do Google, mas que também possa chamar atenção do usuário.

A “escaneabilidade” pode ajudar a escrever conteúdos que facilitam a leitura do usuário

Escaneabilidade é um conceito utilizado onde o usuário lê o texto dinamicamente, de forma mais popular, quando lemos “por cima”, vendo os tópicos principais.

Para conseguir essa escaneabilidade em seu conteúdo, utilize parágrafos curtos com apenas uma ou duas frases. Você também pode fazer uso de subtítulos. A cada 5 parágrafos, procure usar subtítulos (em H2 ou H3) para destacar o assunto abordado naquela parte do texto.

3. Conheça profundamente a Experiência do Usuário para ser relevante

Já sabemos que possuir uma página relevante é o foco para conseguir um bom posicionamento. Para ajudar nessa questão existem ferramentas como Google Analytics,  Heatmap (mapa de calor) que é excelente para analisar o comportamento do usuário e criar melhorias.

Geralmente esses mapas de calor trazem 3 tipos de relatórios. São eles:

  1. Click Map: mostra o mapa de calor baseado nos cliques da página;
  2. Move Map: mostra o mapa de calor baseado no movimento do mouse (no caso de análise de Mobile, nos “taps”, que são as interações com a tela);
  3. Scroll Map: mostra o mapa de calor baseado na rolagem da página

Essa é uma ferramenta muito útil, que pode ser utilizada para acompanhar o que acontece dentro das suas páginas.

4. Aumente a Autoridade de seu site fazendo Link Building

Agregar links no seu conteúdo, mais conhecido como Link Building, também é uma das etapas mais difíceis ao fazer SEO.

Esses links possuem um grande valor para SEO, pois ajudam o Google a entender a autoridade, em outras palavras, a reputação das suas páginas.

Resumidamente falando, quanto mais links um site conseguir melhor será a sua autoridade sobre o assunto. Mas nunca se esqueça de que a qualidade é sempre mais levada em consideração do que a quantidade.

Uma das formas de conquistar esses links é escrevendo conteúdos de qualidade, assim outras pessoas passam a apreciar o seu conteúdo e consequentemente fazem menção a sua página em seus sites.

Gostou do nosso conteúdo? Continue nos acompanhando e receba mais conhecimento para seu negócio! Conheça nossos planos e veja seu negócio decolar! 


Últimas Postagens WebPeak

SEO

Quer melhorar sua Taxa de Clique Orgânico? A gente te mostra como!

Google

Google testará o Protocolo IndexNow

Google

Guia SEO: aprenda a encontrar todas as páginas de um site

Google

Como desenvolver uma campanha com resultados no Google Ads