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Melhores estratégias de SEO para você potencializar resultados

Decidimos revelar as melhores estratégias de SEO! Se você quer aparecer nas primeiras posições do Google e atrair mais tráfego orgânico não tem para onde correr, é necessário conhecer (e aplicar) as melhores estratégias de SEO.
Melhores estratégias de SEO para você potencializar resultados
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

Decidimos revelar as melhores estratégias de SEO! Para começar, precisamos reconhecer que, como a própria tradução sugere, o SEO é utilizado para que os robôs dos buscadores encontrem páginas indexadas. 

Nesse cenário, o marketing de conteúdo foi ficando cada vez mais forte, pois quanto mais conteúdo otimizado você tem no seu site, mais chances de aparecer nas primeiras páginas seu negócio tem. 

Hoje em dia, praticamente tudo o que as pessoas fazem está baseado nas pesquisas que elas realizam através dos buscadores. Atualmente o mais utilizado é o Google. Então, se você quer aparecer nas primeiras posições do Google e atrair mais tráfego orgânico não tem para onde correr, é necessário conhecer (e aplicar) as melhores estratégias de SEO.

Melhores estratégias de SEO para seu negócio

1) Palavra-chave relevantes

As palavras-chaves são a forma que o Google utiliza para encontrar conteúdos que respondam às buscas. Para deixar mais claro, essas palavras são como um índice para o Google encontrar sua página e identificar se o seu site é mesmo relevante para aquela busca.

O correto a se fazer é que estas palavras estejam muito bem posicionadas no seu site, distribuídas de forma estratégica e natural em todo conteúdo. Insira as palavras-chave no título, nas descrições, e em locais que irão garantir o fácil acesso ao que você está impulsionando.

2) Títulos interessantes 

Os títulos são a primeira coisa que aparecem para quem busca pela sua solução. Por isso é extremamente importante caprichar na chamada e não se esqueça de utilizar sua palavra-chave.

3) Heading tags 

As headings geralmente são subestimadas, mas são essenciais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. Dentro do código do site, é possível inserir até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6). Dessa forma, o Google vai categorizar conforme a hierarquia das informações do seu conteúdo.
Exemplo de Heading Tags:

  • <h1>Como fazer Otimização SEO Grátis</h1>
  • <h2>Como fazer Otimização SEO Grátis</h2>
  • <h3>Como fazer Otimização SEO Grátis</h3>
  • <h4>Como fazer Otimização SEO Grátis</h4>

Aqui vamos às regras finais, e muito simples, que você pode seguir para a elaboração de títulos no seu site:

  • Crie um único título por página;
  • O título precisa ter relação com o conteúdo da página;
  • Explore a principal palavra-chave do conteúdo (e se possível, não deixe de investir, em outras variações);
  • Ponha a sua marca no final do título (sempre que julgar a sua marca um diferencial);
  • Evite escrever uma série de inúmeros termos separados por vírgulas.

4) Meta description

Uma meta description é um pequeno texto que aparece abaixo do título da página nos resultados das buscas, que serve como um resumo do que o usuário vai encontrar ao clicar naquele link, sendo um elemento de atração.
Para atender a um SEO para e-commerce otimizado, acrescente a palavra-chave na área, como um jeito de aumentar a relevância.
Também é muito importante criar uma chamada criativa e que seja persuasiva. Abuse no CTA para incentivar o usuário a clicar na página.
É necessário manter um tamanho ideal para ficar legível para o Google, o recomendado é que tenha no mínimo 120 caracteres e, no máximo, 156.

5) Atributo Alt

Esse é um dos pontos mais relevantes para fazer SEO imagens do jeito certo.
O alt text é basicamente um descritivo de conteúdo da imagem inserida na página. Ele é útil, pois auxilia os usuários com deficiência visual a compreender o conteúdo, mas também são exibidos quando o navegador não consegue carregar o arquivo da imagem por algum motivo. Mas fique atento! Esse é mais um dos pontos que o Google utiliza para tentar entender uma imagem e sua relevância para o usuário. Outros fatores importantes a serem trabalhados são: 

  • Legenda da imagem: o próprio buscador admite que faz uso das legendas para extrair informações e tentar compreender a imagem. 
  • Alt text: todas as imagens na Internet possuem um atributo ALT, que serve para descrever o conteúdo delas.
  • URL da imagem: organize a URL dos seus arquivos de mídia de forma lógica e concisa, para comunicar de modo rápido ao buscador que aquilo é uma imagem e qual seu conteúdo.
  • Dimensões da imagem: o Google tende a favorecer imagens mais ou menos retangulares, em proporções como 16:9 ou 4:3. O que faz com que dimensões como 1366 x 768 (16:9) ou 720 x 480 (4:3) tenham um rankeamento melhor do que imagens totalmente fora do padrão (como alguma coisa muito horizontal ou muito vertical).
  • Dados estruturados: outro ponto muito importante é que o Google Imagens usa o sistema de dados estruturados para criar certos “selos de destaque” para otimizar a busca dos seus usuários.
  • Formato da imagem: não é todo formato de imagem que consegue ser captado pelo Google Imagens. Diante disso, use o formato correto se quiser ser ranqueado adequadamente. O formato mais utilizado é o JPEG, pois é aquele com maior capacidade de compressão e consegue entregar arquivos com tamanhos pequenos. Entretanto, como ponto negativo, ele não trabalha com transparências, como o GIF e PNG.

6) Linkagem interna

O Link Building é fundamental, pois apresenta a autoridade da sua página e do seu domínio, além de ser um dos fatores que mais se destaca como referência para o Google.
Ele direciona a experiência do usuário dentro do site. Resumindo, os links internos são links dentro das páginas que direcionam o leitor para outro artigo ou página do seu próprio site. A estrutura de links internos juntamente com o design do site, são elementos fundamentais para otimização de sites.

Tempo de carregamento da página 

Já entrou em um site que demorou para carregar? E qual foi sua reação? É bem provável que tenha desistido, e isso acontece com praticamente todas as pessoas. Caso o seu site seja um dos que demore a carregar, é bom corrigir isso, pois as chances de converter o lead diminuem.  Para esclarecer, uma página que leva 5 segundos para carregar aumenta a probabilidade de uma rejeição em 90% comparando com uma página carregada em um segundo.
Agora que chegamos até aqui, que tal aprender mais para criar sua estratégia de SEO?
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Helder Santos

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