Melhores práticas de Marketing Digital dos clubes de futebol: Bayern Munich

12/4/2018

Melhores práticas de Marketing Digital dos clubes de futebol: Bayern Munich

Entramos em ano de Copa do Mundo, que é um dos anos mais aguardados para nós brasileiros. É nesta época que o comércio aproveita não só para torcer, como também lucrar com as vendas. Bares e restaurantes, por exemplo, transmitem os jogos em seus estabelecimentos com promoções especiais para atrair mais clientes. Lojas de artigos esportivos, roupas, fantasias, aproveitam a oportunidade para se lançarem nas bandeiras, camisas, tintas nas cores nacionais.

Tanto alvoroço não é para menos, a Copa do Mundo é um dos eventos em que o brasileiro mais se anima em questão de comemoração. Além de ser grande, a espera de receber mais uma taça é muito importante uma vez que levamos a fama do “país do futebol”, e manter isso não tem sido fácil.

Iremos apresentar nessa primeira materia das Melhores Práticas Digitais, como grandes clubes de futebol estão desenvolvendo suas estratégias de Digital Marketing e Design. Essa será nossa primeira analise, o time alemão Bayern Munich. Com o nível de maturidade digital que clubes de futebol na Europa apresentam, fica evidente que o Bayern é um dos maiores Best Practice do mercado esportivo. A análise está focada em como foi desenvolvido o website do clube, como desenvolveram o e-commerce e qual posicionamento da marca nas midias digitais.

Fica evidente que o Bayer não tem uma vida fácil, afinal seus competitores (Leverkusen, Borussia, Schalk04) tem estratégias digitais com a mesmas boas práticas, o que todos tem em comum: ÓTIMA experiência de navegação e design.

Bayer Munich - Comparação desempenho Website

Em comparação com os sites de concorrentes como o Borussia e Leverkusen, Munich tem o melhor número de acessos, com um ótimo índice de resultados (kpis) do Bounce Rate (45%), Visitas por Páginas (4.93) e Tempo de permanência (3:14) , fica ainda melhor quando compara com os outros clubes e ligas. Melhor case e resultados digitais entre os clubes pelo mundo.

O Clube tem a melhor lembrança de marca em buscas do Google, sem contar com o melhor desempenho de número de usuários no website, e-commerce e seguidores nas redes sociais, tudo fortalece o “poder digital” do clube para o posicionamento de sua marca.

 

O nível de maturidade digital que clubes de futebol na Europa, mostra que a internet é essencial para a estratégia de posicionamento digital das marcas. Até mais!  

Autor

Rafael Rodrigo Leitão

10+ years'​ experience in Digital Marketing: Leading innovation projects, business and marketing strategy.

Linkedinhttp://sportt.com.brrafael@sportt.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak