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Melhores práticas para o comércio eletrônico após a pandemia

Nos últimos meses, muitas foram as vantagens do comércio eletrônico, pois a cada mês que passou os números, foram no mínimo, animadores. Saiba mais!
Melhores práticas para o comércio eletrônico após a pandemia
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
8/2/2024

São tempos difíceis para todos, não há dúvida disso. Porém, mesmo nesse contexto, nos últimos meses, muitas foram as vantagens do comércio eletrônico, pois a cada mês registra números, no mínimo, animadores. 

Só para você ter uma ideia, de como realmente esse é o MOMENTO do e-commerce, segundo pesquisas, houve um acréscimo na audiência de e-commerce na ordem de 8,2%.

Na prática, pensando em números absolutos, isso significa um aumento de 259,3 milhões de acessos aos sites de e-commerce durante o período, ou seja, uma média 86,4 milhões de novas visitas todos os meses.

Melhores práticas no comércio eletrônico após as mudanças na pandemia

O novo consumidor já existe, e as falhas de comunicação entre determinadas categorias de consumo e os consumidores, só apontam despreparos e muito trabalho pela frente para alcançar o prejuízo.

Podemos dizer que, no momento, o consumidor está dividido entre, pelo menos, dois grupos: aqueles que já tinham grande contato com o comércio digital antes da pandemia e os que não tinham.

Além disso, nessa equação é considerada as diferenças de geração, que são aspectos essenciais na hora estabelecer uma comunicação eficaz com o novo consumidor. A Geração Z, por exemplo, já nasceu dentro da internet, logo, está muito mais envolvida com o meio, porém, sofre o agravante de ser a mais economicamente impactada pela crise. 

Na prática, o novo consumidor demanda que as empresas estejam mais envolvidas com a marca. 

  • Há uma preferência por negócios que vão transmitir credibilidade e segurança;
  • Confiança em grandes marcas, pouco disposto a busca por informações sobre marcas menores, dessa forma, as empresas devem fazer o máximo possível para transmitir confiança em sua comunicação;
  • O consumo não é feito com frequência, mas quando é feito há mais comprar. Assim, as lojas devem estar em contato com esse consumidor de maior ticket atendendo às suas necessidades;
  • Maior perfil para mudar de preferências, de acordo com a circunstância. Ou seja, as marcas devem estar preparadas para captar feedbacks rapidamente, coletar dados e estar à frente das tendências o quanto antes possível.

Impactos da pandemia no Marketing Digital

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Aumento de tráfego no e-commerce

A grande virada, quando as coisas realmente começaram a crescer para o e-commerce, aconteceu em Maio de 2020. Adivinha por qual motivo? 

É isso mesmo! Acertou quem pensou que é o Dia das Mães. Nada mais nada menos que uma das datas mais importantes para o varejo. 

Por um lado, em Março foi o momento que boa parte do país começava a entrar em isolamento social, aquele sentimento de tudo muito incerto, mas foi em Maio que começou a se consolidar um novo normal. Junto a isso, no mesmo mês, no Dia das Mães, foi a primeira vez na história que o brasileiro teve que celebrar uma data comemorativa à distância.

A soma de todos esses fatores resultou na explosão de acesso a lojas virtuais, acredite: como nunca se tinha visto em um mês de Maio.

Novo consumidor: mais influenciado por mecanismos de busca e redes sociais

Na pandemia, muitos brasileiros compraram alguma coisa pela Internet. De acordo com nossos estudos, os canais que mais influenciaram para realização de uma compra foram o Google/outros mecanismos de busca, Instagram e Facebook, respectivamente. 

Ou seja, o novo consumidor está mais atento à experiência de compra.

SEO: melhor opção de investimento pelo comércio eletrônico

Fato é que a busca orgânica foi o canal que teve maior crescimento durante a pandemia.

Aqui na WebPeak, observamos que muitos sites optaram pelo tráfego orgânico como forma de aumentar a eficiência durante a pandemia. Trata-se aqui de uma tendência que veio para ficar. No entanto, estar munido de práticas de SEO é o primeiro passo para ter sucesso nessa etapa.

Page Experience: conheça o novo algoritmo do Google

O novo algoritmo do Google, o Page Experience, incorporou a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento. Aqui, tem tudo a ver com experiência do consumidor. 

Confira os principais fatores para ficar bem ranqueado no Google:

  • Os sites na primeira posição do Google não demoram mais de 2 segundos para ser carregados;
  • Em mais da metade dos resultados, as palavras-chave estão nos títulos de forma exata;
  • Páginas que estão na primeira página do Google têm em média 1.507 palavras;
  • Média de Autoridade de Domínio na primeira página do Google é de 70;
  • Autoridade de Página tem forte correlação com melhor posicionamento orgânico;
  • Como é sabido, os últimos dois pontos, referentes à Autoridade de Domínio e de Página devem ser potencializados com estratégias de Link Building 4.0 (com estratégias de assessoria de imprensa).

Vamos repensar novas ações no marketing digital! 

Por fim, precisamos finalizar o conteúdo falando sobre a necessidade de repensar as empresas repensem suas estratégias de marketing.

Se por um lado ainda há empresas que olham para cada um dos canais de vendas (online/offline) e de tráfego (busca, social, etc.) de maneira isolada, por outro, surge uma grande necessidade no mercado: conectar tudo isso considerando a experiência do consumidor.

Nem a experiência do consumidor foge das transformações, hoje, buscadores e redes sociais são seus canais favoritos. A questão é: a internet venceu, o mundo digital venceu, a reabertura total e o fim do isolamento social, continuará mantendo a internet no topo do pódio. O Marketing, mais do que nunca, vai mais além, e precisa ser pensado para pessoas e algoritmos.

Investir em SEO é investir em algo próprio, é apostar no próprio negócio com confiança e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso. Além de unir ferramentas completas para marketing digital em um único lugar, a WebPeak oferece todo suporte necessário aos usuários. Entre em contato conosco




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Helder Santos

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