Meu primeiro ecommerce deve ser SaaS ou Open Source?

6/4/2018
Meu primeiro ecommerce deve ser SaaS ou Open Source?

Meu primeiro ecommerce deve ser SaaS ou Open Source?

A dúvida que não quer calar é sobre qual tipo de plataforma utilizar, as diferenças entre SaaS e Open Source deixam qualquer empreendedor na dúvida. Contudo, o segredo para saber por qual das duas começar é respondendo a seguinte questão: Qual o seu tipo de negócio?

Dependendo do nicho da sua empresa, ou até mesmo da escala de serviços e recursos financeiros, você poderá optar por uma dessas opções. Tudo que existe tem seus prós e contras, com os formatos de plataformas não é diferente, não é o sistema que faz o negócio, e sim como o negócio aplica o sistema.

Podemos partir do seguinte exemplo: se você é um microempreendedor e não tem noção de por onde começar, sendo que será o único responsável por todas as áreas do e-commerce, seria mais vantajoso ter todo o suporte do início ao fim do processo de desenvolvimento, ou ter que ir atrás de outros tipos de serviço e disponibilizar tempo para pesquisas maiores?

Agora, se você já está no mercado há algum tempo, possui uma equipe mais estruturada, e já conhece outras fontes, pode ser que a opção Open Source não seja um problema.

Como dissemos, não existe uma receita de bolo para escolha de um modelo de plataforma, mas é possível se basear no seu orçamento, conhecimento e disponibilidade para tomar uma decisão mais concreta para o seu negócio.

Para ajudar em mais esta questão tão importante, apontaremos as vantagens do modelo SaaS e Open Source. Confira!

Não deixe de ler: Importante: Dicas para evitar fraudes no e-commerce

Vantagens do modelo SaaS

O modelo SaaS se tornou o queridinho do momento, isso porque em questões práticas e financeiras acabam valendo muito a pena para o empreendedor. A única briga depois de escolher o esse sistema é quais das plataformas disponíveis no mercado utilizar.

Pensando nisso, publicamos um artigo falando sobre as melhores plataformas disponíveis no mercado, leia: As melhores plataformas de ecommerce para PME

De maneira bem objetiva as plataformas que possuem o modelo SaaS fornecem ao empreendedor todo conjunto de ferramentas necessárias para que o e-commerce tenha sucesso, principalmente em seus primeiros passos.

Os planos com relação a valores também são bem positivos, variam de acordo com a necessidade do negócio, tudo acontece no mesmo processo que se daria a um aluguel de um espaço físico, por exemplo, só que de forma bem mais simples e menos burocrática. Deixou de pagar, sua loja virtual para de funcionar.

Algo muito simples que pode ser alinhado e que muitos consideram um problema é a questão de customização. As plataformas SaaS geralmente entregam para os clientes modelos de layout padrão, isso realmente pode limitar no quesito personalização, porém não é necessário se preocupar se o formato está adequado, geralmente vem prontinho até mesmo para dispositivos mobile, o que é uma grande vantagem.

Vantagens do modelo Open Source

Muitos ainda preferem utilizar o modelo Open Source, principalmente médias e grandes empresas, justamente pela questão de liberdade de customizar e montar um esquema de ferramentas que acham necessário.

Open Source é um modelo de código aberto, ou seja, basta fazer o download e começar a usar, a Magento é um exemplo de plataforma Open Source que faz muito sucesso, em sua lista de clientes encontramos Coca-Cola e Burger King, aqui já conseguimos ter uma noção em questão de tamanho de negócio.

Isso significa que só as empresas grandes podem usar esse modelo? Não, qualquer tipo de negócio, ou tamanho de empresa pode utilizar esse sistema, a própria Magento categorizou os produtos para empresas B2B, negócios pequenos, expansão global, omnichannel e transformação digital.

Neste modelo de plataforma a customização fica a critério do cliente, porém atualizações, hospedagens e certificados de segurança não são disponibilizados para quem opta pelo sistema Open Source.

Considerações Finais

Escolher a plataforma ideal para o seu negócio pode ampliar significativamente suas oportunidades. Todo o suporte e ferramentas disponibilizadas são uma forma de conquistar mais clientes e facilitar a experiência de compra.

Quando for fazer a escolha do modelo para sua loja virtual, seja ela SaaS ou Open Source, tenha em mente suas reais necessidades e com o que não quer perder tempo de forma alguma, para poder focar em questões mais importantes do seu negócio.

Não deixe de fazer pesquisas que são de extrema importância antes de tomar uma decisão, não são apenas os modelos que são diferentes, assim como as plataformas disponíveis no mercado  alteram sua forma de trabalho e ferramentas.

No post anterior fizemos um comparativo completo das plataformas mais utilizadas, leia também: [Plataforma de Ecommerce] Comparativo Completo: Vtex, Magento, Oracle Commerce, Shopify, Tray Commerce

Faça a escolha ideal para o seu negócio! Esperamos ter ajudado.

Para saber mais sobre o universo e-commerce continue nos acompanhando, assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e fique por dentro de todas as novidades. 

Até breve!

Últimas Postagens