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Mobile Marketing: como melhorar a experiência do usuário

15/2/2019

Mobile Marketing: como melhorar a experiência do usuário

Qualquer tentativa de mobile marketing que não funcione perfeitamente só gera desgosto.

Os usuários ficam irritados por não conseguirem realizar a função básica para qual seu aplicativo foi projetado e você fica frustrado por não alcançar suas metas.

Se você não quer comentários e reviews negativos se proliferando como Gremlins por aí, leia este artigo.

Bora melhorar a experiência dos usuários?

Melhorar a Experiência do Usuário e ter sucesso com Mobile Marketing

  1. Escolha a plataforma adequada

Seu aplicativo será projetado apenas para Android, iOS ou para os dois?

Tenha em mente que as especificações e o apelo são diferentes para cada um, principalmente em relação aos componentes visuais.

Para garantir que seus aplicativos não caiam em uma armadilha, certifique-se de que os desenvolvedores e designers saibam como adaptar o aplicativo ao sistema operacional.

  1. Faça as integrações necessária

Em mobile marketing, a primeira impressão é a que fica. Daí a importância de um processo de integração bem pensado, que se mostre útil e intuitivo para o usuário logo de cara.

Seja curtir a página no Facebook ou assinar a newsletter, as estratégias de marketing geralmente têm como objetivo aproximar o cliente da meta de negócios.

Melhorar a experiência do usuário, no entanto, é algo bem diferente. A ideia aqui é simplificar o processo de integração, tornando-o benéfico e atrativo possível para o cliente.

Algumas dicas para melhorar seu mobile marketing:

  • Ofereça um tour na plataforma para tirar as dúvidas antes que elas surjam
  • Retire todas as informações desnecessárias da primeira tela.
  • Inclua elementos visuais que inspiram emoções positivas.
  • Permita que o cliente pule etapas, se assim o desejar.
  1. Valorize as interações no mobile marketing
mobile marketing e experiência de usuário

Quando se trata de melhorar a experiência do usuário, a maioria das estratégias de mobile marketing falha ao priorizar o design do website.

Sem dúvida, os elementos visuais desempenham um papel importante no desenvolvimento da consciência de marca. Podem, inclusive, estimular a tomada de ação no visitante.

No entanto, o contexto de interação não pode ser deixado em segundo plano. As empresas devem se esforçar para oferecer experiências memoráveis em todos os pontos de contato, valorizando o dinamismo e responsividade.

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Qual é o nível de familiaridade do seu público-alvo com mobile marketing? Eles já estão acostumados a fazer compras pelo celular e tablet, ou isso é uma novidade para eles?
  • O que motiva o seu público-alvo a usar dispositivos móveis? Agilidade, conveniência, um pouquinho dos dois?
  • Que tipo de informação, instrução ou apoio eles precisam para começar a interagir com seu website via dispositivos móveis?

Essas perguntas vão te ajudar a desenhar a jornada do cliente e mapear as potenciais dificuldades e/ou resistências ao mobile marketing.

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  1. Aposte na interatividade

Cá entre nós, todo mundo gosta de pensar que está no controle. Ou, na melhor das hipóteses, que está REALMENTE sendo ouvido. E o seu website não está fora desse balaio.

As pessoas se apaixonam pela maneira como as marcas interagem com elas. Também avaliam o quão dispostas a fazer mudanças essas empresas estão.

Uma maneira de traduzir isso em mobile marketing é tornando a experiência do cliente mais interativa.

Além chamar a atenção e incentivar o engajamento dos usuários, a interatividade pode ajudá-lo a coletar dados valiosos para estratégias futuras.

Dessa forma, você pode obter dados valiosos para as estratégias de mobile marketing, incluindo comportamentos antecipados e ações planejadas.

  1. Reflita sobre a acessibilidade

Não tem nada mais uó do que clicar sem querer acidentalmente em "Cancelar" quando o que você realmente queria era clicar em "Salvar". 

Moral da história: colocar botões com comandos opostos muito próximos um do outro vai te causar problemas.

Mas as questões de acessibilidade não param por aí. Embora as necessidades possam ser similares entre os usuários, cada público-alvo pode ser sensível a um detalhe que faz toda a diferença.

Reflita calmamente sobre os principais fatores de acessibilidade relevantes para o público-alvo que você deseja envolver em mobile marketing. Não faz ideia do que eu estou querendo dizer? Pense o seguinte...

Tem gente que usa o polegar para tocar na tela do celular. Tem gente que usa as duas mãos, uma para segurar e outra para interagir com o conteúdo. Minha avó, por exemplo, gosta de usar uma canetinha pra mexer smartphone dela — e odeia letras miúdas, rs.

Certifique-se de que os botões e opções de ação estejam adequados às necessidades de interação do seu público-alvo.

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  1. Invista em uma ferramenta de pesquisa inteligente (e com filtros relevantes!)

Existem dois recursos que tornam a busca de informações mais útil e satisfatória para os usuários: caixa de pesquisa e filtros.

Certifique-se de que há uma caixa ou ícone de pesquisa visível no seu website. Naturalmente, a posição dele na tela dependerá das diretrizes da plataforma que você está usando.

Considere potenciais erros de ortografia para que os usuários possam encontrar o que procuram mesmo se digitarem errado. Também é interessante incluir preenchimento automático e sugestões alternativas ao termo buscado.

Os filtros também ajudam bastante, permitindo que os clientes reduzam ao conteúdo de seu interesse passo a passo.

Quando combinados, a pesquisa e o filtro, trazem mais controle para as mãos dos usuários. Essa funcionalidade é especialmente útil em blogs com centenas de artigos e  sites de comércio eletrônicos com muitos produtos.

Outros usos possíveis e extremamente úteis são em:

  • Plataformas para alugar ou vender imóveis — tipo de imóvel, preço, metragem, número de quartos e banheiros;
  • Aplicativos de delivery de comida — tipo de cozinha, forma de pagamento, tempo estimado de entrega, distância do endereço informado;
  • Sites de hospedagem — local desejado, data de check-in e check-out, número de hóspedes, tipo de acomodação, facilidades e instalações.
  1. Teste as funcionalidades regularmente

Uma coisa é perguntar aos clientes o que eles querem. Outra é escutar o que os especialistas dizem que os usuários querem. E outra, completamente diferente, é entender como os usuários interagem com a sua marca por meio do mobile marketing.

As lições aprendidas com análises e testes A/B são inestimáveis para ajudá-lo a identificar aspectos da experiência do usuário que podem ser melhorados.

Conduzir esses testes regularmente irá ajudá-lo a identificar os ajustes necessários e otimizar as interações via dispositivos móveis.

E aí, pronto para melhorar a experiência do usuário e atingir suas metas de negócios? Fale conosco e descubra como a WebPeak pode te ajudar com mobile marketing!

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

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