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Mobilegeddon é a atualização do Google voltada para sites friendly mobile

15
Jan
2021

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

O Mobilegeddon foi uma das últimas atualizações do Google, a principal premissa de criação desse recurso esteve com foco em beneficiar sites mobile friendly em posicionamento. Segundo eles (Google), a nova atualização surtiria efeitos mais visíveis se comparadas às grandes mudanças passadas, Panda e Penguin. Os efeitos estão sendo sentidos por diversos negócios na internet. 

Como funciona o Mobilegeddon

A metodologia do Mobilegeddon não tem complicação, é de fácil entendimento, entretanto, interpretar os resultados é um pouco mais complexo. O Google forneceu uma lista rápida de três itens do impacto dessa atualização:

  • Afeta somente as classificações de pesquisa em dispositivos móveis;
  • Afeta os resultados da pesquisa em todos os idiomas à nível mundial;
  • Aplica-se a páginas individuais, e não em sites inteiros.

Com esses efeitos, a mudança foi direta e maciça, as páginas eram otimizadas para dispositivos móveis ou não. Repercutiu um pouco de receio aos empresários, afinal, independentemente do setor de atuação, o impacto seria sentido (de alguma forma).

Leia também: Freemium: conheça o modelo de estratégia tendência no Marketing

O Google vai primeiro para os dispositivos móveis

Inicialmente, quando foi lançado em 2015, não se tratava apenas de uma atualização de algoritmo, se tratava também de uma mudança cultural, e o Google estava prestes a movimentar o mercado. Vale reconhecer aqui que o Google tem sempre o foco em melhorar a experiência do usuário o máximo possível e alinhar soluções com o comportamento do usuário e as tendências do mercado.

Tratava-se aqui não somente de uma atualização sobre pesquisa orgânica, e sim de responder ao comportamento do consumidor, que estava centralmente voltando para os aparelhos celulares. O Google tomou a decisão de girar e se adaptar ao comportamento do consumidor. E foi a decisão correta para o Google. Mas afinal, por que o Google se preocupa tanto com a experiência do usuário em seu mecanismo de pesquisa? 

Não é difícil responder isso, a maior parte de sua receita ainda vem de anúncios pagos. Com isso, é central que eles queiram fornecer a melhor experiência possível para que as pessoas sigam clicando neles e financiando o modelo de negócio que é o Google, com todos os seus diferenciais.

Qual a importância do Mobile Marketing?

Hoje em dia, como você bem sabe, os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones permitem a interação dos usuários de modo rápido a todo momento, onde quer que eles estejam, independentemente do local e horário. Os tempos hoje estão encurtados dada essa condição, com essa consideração, diversos negócios buscaram formas para se aproximar de seus clientes através desses mecanismos, seja para tornar suas marcas mais conhecidas no mercado ou mesmo para aumentar o número de vendas.

Dessa forma, podemos dizer que o Mobile Marketing é conjunto de estratégias de marketing que têm como foco aproveitar das características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir, se relacionar e influenciar os clientes, assim como aqueles possíveis clientes de seu negócio.

Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, oferecendo várias vantagens para as empresas que investem nestas ações para a promoção com os clientes.

Benefícios ao investir em Mobile Marketing

O número de usuários de smartphones não para de crescer a cada ano que passa, e muitas pessoas possuem mais de um aparelho para uso pessoal, inclusive, é o seu caso?

Se tudo o que dissemos não foi suficiente para te convencer sobre a importância do Mobile Marketing, conheça os benefícios de investir em mobile.

Compras via mobile estão crescendo 

Outra informação que não é novidade para ninguém, é que esse aumento no número de dispositivos móveis no mercado está influenciando de modo direto no número de compras realizadas através destes aparelhos. As pessoas estão realizando compras através dos dispositivos móveis, logo, se você estiver deixando de investir em mobile marketing sua empresa estará perdendo a oportunidade de alcançar seu público e vender mais.

Mobile Marketing permite segmentar os anúncios 

Esta segmentação vai de acordo com a localização do usuário. Um dos problemas comuns em uma estratégia de marketing digital é a segmentação por região. O que você deve saber é que isso é muito importante para negócios locais, como bares e restaurantes, em que o ideal é atrair somente usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial. Entretanto, grande parte dos aparelhos móveis que estão disponíveis no mercado possuem localização por GPS, característica que pode ser explorada na criação de campanhas de mobile marketing

Esta incrível funcionalidade irá permitir que sua empresa exiba anúncios somente para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de sua empresa.

Diante disso, você irá atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, economizando no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e então aumentando a taxa de conversão.

A popularidade de aplicativos é uma realidade

Diante do aumento do número de smartphones em todo o mundo, cresceu também a utilização dos aplicativos no cotidiano dos seus usuários. Muitos destes aplicativos podem ser ótimas oportunidades de negócio.

Podemos incluir aqui aplicativos como o Facebook, Snapchat e Instagram, pois esses caíram no gosto do público e são utilizados diariamente pelos usuários, seja para se comunicar ou se manter informados.

Eles podem ser utilizados para sua empresa alcançar a construção de um relacionamento próximo com seus clientes e, diante disso, aumentar a visibilidade de sua marca. 

Por exemplo, aplicativos como o Foursquare, responsáveis por permitirem que bares e restaurantes sejam encontrados pelos usuários com base em sua localização, garantindo o alcance de clientes que você não tinha contato até o momento. Até mesmo aplicativos de jogos, esses devem ser usados como uma forma de sua empresa ficar presente no cotidiano de seus clientes, deixando-os bem perto do contato com sua marca. 

Não deixe de ler: FAQPage: conheça a funcionalidade dessa estratégia de Branding SEO 

Comunicação rápida e eficiente 

A comunicação com seu público pode ser ainda mais rápida caso sua empresa invista em uma estratégia de mobile marketing. Não se esqueça que as pessoas ficam ao lado de seus smartphones quase o dia inteiro, não param de checar atualizações e notificações inúmeras vezes ao dia. Esta é uma característica que pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens e facilitar a interação com seus clientes, além de colaborar também para a conquista de resultados.

A partir de um simples SMS marketing você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, essa ação é mais barata e eficiente que o envio de mala direta.

Adaptação mobile com a WebPeak

A expectativa do aumento de pessoas dentro da dinâmica mobile é potente. Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Ou seja, seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

São muitas as funcionalidades inseridas na WebPeak, ela agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. 

O que você irá usufruir: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing
  • e muito mais. 

Mas vai além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação. Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Dica para uma Auditoria Técnica de SEO 100% eficiente: Ferramenta de Engajamento Social WebPeak

Acompanhe a atividade social de backlink em suas páginas de destino no Facebook, Google+, LinkedIn e Pinterest. Analise as atividades de seus concorrentes para estabelecer um alto desempenho para sua marca, eficácia da atividade social (pelo Google Analytics).

A ferramenta de Engajamento Social, da WebPeak, permite de modo efetivo rastrear e analisar o desempenho de sua mídia social e melhorar seus resultados. 




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