Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

2/4/2018

Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

Antes de iniciarem as grades sacadas de uma boa estratégia de marketing de conteúdo sua criação era bem simples, bastava papel e caneta e começar a escrever. Em contrapartida, o período de relevância desses artigos eram muito curtos, o que até então não era tão interessante para empreendedores, pois possuía um custo muito alto e a informação exposta acabava assim que o jornal era descartado. Descobrir o impacto que seu artigo havia conseguido também era algo impossível.

Com a chegada da internet muitas coisas passaram a tomar outra forma, e o mundo do conteúdo assim como tantos outros, foi transformado. Desta forma hoje seu conteúdo permanece relevante e disponível para sempre, claro se quiser manter todos eles dentro do seu site.

O grande X da questão é que você não será o único a se beneficiar das vantagens da internet. Assim como sua empresa tem buscado ascensão através da internet, seus concorrentes também estão explorando as infinitas possibilidades para se posicionarem no mercado, isso torna a competição ainda mais forte no meio digital.

Para sermos bem mais exatos temos que informar que hoje não basta só oferecer conteúdos interessantes, é necessário também conhecer a fundo seu público e fazer de tudo para que eles possam ter acesso ao seu conteúdo, e não apenas lê-lo como compartilhá-lo. Isso nós chamamos de “estratégia de marketing de conteúdo”

Leia também: Conteúdos fundamentais que seu negócio deve produzir para ser notado

O que é estratégia de marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é o grande responsável por disseminar materiais que agregam valor na internet, ele atrai e constrói relações mais palpáveis com o público-alvo da empresa. Quando se trata de marketing de conteúdo o foco não é a promoção dos seus produtos e sim criar um conteúdo relevante que atraia, engaje e eduque sua audiência.

Se o marketing de conteúdo for bem elaborado isso te ajudará a fortalecer seu relacionamento com o cliente, converter visitantes em leads, gerar mais vendas, e posicionar sua marca no mercado. Tudo o que uma empresa precisa com uma estratégia de marketing eficaz para qualquer negócio.

Se acha a proposta interessante, já iniciou, ou pretende iniciar para melhorar seu posicionamento saiba que uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo precisa antes de qualquer coisa identificar seus objetivos e traçar caminhos para alcançá-lo.

Qual o seu interesse? Mais leads? Vendas?

Independente dos seu objetivo final sua estratégia de marketing de conteúdo deve trabalhar para isso.

7 Passos para criar sua estratégia de marketing de conteúdo

Para que você crie sua estratégia de marketing de conteúdo que se torne um divisor de águas no seu negócio, e atinja todas as suas metas rumo ao objetivo final, separamos algumas dicas que te ajudarão a ter sucesso nessa fase tão importante. A partir de agora você criará conteúdos que convertem, e que poderão ser facilmente encontrados pelo seu público.

1 - Analise o seu mercado

Para começar busque entender onde você está no seu mercado. É muito importante analisar todos os lados, forças e fraquezas, assim como o valor que você está trazendo para o mercado.

Tenha em mãos todos os dados necessários para análise como:  taxa de rejeição, quantidade de visitas novas, e o comportamento de usuários no seu site. Essas informações irão te ajudar a identificar pontos a serem melhorados.

Logo após, passe a verificar o conteúdo dos seus concorrentes. Não é antiético estudar a concorrência, muito pelo contrário, a partir daí é possível observar informações extremamente relevantes sobre seu público, te ajudando a definir quais os canais sociais mais populares, e descobrir o tipo de conteúdo que possui mais engajamento no seu mercado.

Algumas ferramentas estão disponíveis para entender melhor a estratégia de conteúdo do seu concorrente. É sempre bom poder fazer um comparativo para saber onde você se posiciona em relação a eles.

2 - Defina seus objetivos

Sua estratégia de marketing de conteúdo se dará através de resultados específicos que você precisa alcançar. Para que isso aconteça é necessário definir seus objetivos de forma clara.

Depois de estruturar seus objetivos defina seus KPIs (Key Performance Indicator), mais conhecido como Indicador-chave de Desempenho. Se o seu interesse for conseguir mais leads, por exemplo, você poderá medir quantas pessoas assinam sua newsletter mensalmente.

Para dar praticidade ao desenvolvimento da sua estratégia definindo seus objetivos e KPIs, sempre utilize a metodologia SMART. Ela consiste em escolher objetivos que são Específicos (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Attainable), Relevante (Relevant) e Com prazo definido (Time Based).

3 - Determine o público-alvo

Para alcançar os seus objetivos é preciso saber para quem criar um conteúdo que será relevante. Segmentar é a melhor forma para se organizar e desenvolver um planejamento que irá de encontro com as necessidades do público-alvo, então para que isso seja possível indicamos que você crie uma persona.

Tenha como foco de segmentação demográfica, necessidades, interesses, localização geográfica e confira as sugestões do seu time de vendas, afinal eles têm um contato maior e diário com o seu público.

Após definir sua persona verifique as pessoas com quem você está mais conectado nas redes sociais, e quem tem acompanhado seu conteúdo nos últimos tempos. Se achar necessário, você também poderá analisar as interações sociais de seus concorrentes para saber se você conseguiu levar em conta todos os segmentos.

4 - Crie um plano de conteúdo

Observe e pesquise as tendências da sua área, saiba quais são os interesses do seu público e pense em como integrar essas informações com seus objetivos. Você pode utilizar infográficos, posts blog e vídeos no YouTube para vender mais ensinando seu público.  

Para que você comece a produzir o ideal é saber qual o tipo de conteúdo que seu público prefere, podem vir em formatos diferentes, eles podem ter preferências por textos, imagens ou vídeos, e você precisa ter consciência dessa preferência para que seu marketing de conteúdo seja eficaz.

Todo o seu conteúdo precisa ser planejado em formato de calendário editorial que leve em conta eventos do mercado (conferências, eventos e feriados). Esse calendário irá te ajudar na organização, e definir a frequência e melhores horários de postagem.

Não deixe de ler: Como estruturar seu site para SEO

5 - Desenvolva a estrutura de conteúdo SEO

Um ponto que não pode passar despercebido. Se quer melhorar o seu posicionamento na internet e conseguir mais visitas orgânicas o seu conteúdo precisa estar otimizado, não é uma exceção, é lei.

Através dos mecanismos de busca pessoas terão acesso ao seu conteúdo, e apenas terão se suas páginas estiverem indexadas e estruturadas pelo SEO. Então antes de começar a sair escrevendo loucamente pense também na construção desse conteúdo para internet.

6 - Crie e implemente seu conteúdo

Depois de ter seguido todos os passos acima é hora de começar a produzir seus conteúdos. Temos algumas dicas para você:

Crie conteúdos incríveis:

  • Foque em títulos que são interessantes e precisos e representam a informação que os usuários receberão ao clicar no link.
  • Certifique-se que o seu conteúdo fala de cada tema com suficientes detalhes para parecer a página post mais credível no mercado.
  • Agregue valor. Tutoriais e conteúdo informativo oferecem valor instantâneo para seus usuários, aumentando a probabilidade de compartilhamento de conteúdo.
  • Use a combinação de diferentes tipos de mídias para impacto máximo. Isso inclui textos, vídeos, infográficos e imagens.

Você também poderá usar:

  • Botões sociais e opções de “Click to Tweet” ajudam a convencer os leitores a compartilhar seu conteúdo.
  • CTAs no final de cada conteúdo (inclusive no final de vídeos) para otimizar para seus objetivos.
  • Inclui ebooks relevantes no final de posts do blog e vídeos e aconselhe seu público à aprender mais com ebooks gratuitos que podem ser usados como imãs de leads.

7 - Planeje sua distribuição

A parte final chega dar aquela sensação de alívio, mas agora é hora de definir como distribuir o seu conteúdo. Mais de 2 milhões de posts blogs são publicados diariamente e você precisa ter um plano para promover o seu conteúdo.

Os métodos mais comuns para distribuição de conteúdo são:

  • Compartilhamentos nas redes sociais, campanhas de PPC (incluindo Facebook Ads, Promoted Pins e YouTube Ads)
  • Newsletters mensais ou semanais com seus melhores conteúdos
  • Outros sites de distribuição e publicação (Medium ou LinkedIn etc)
Separamos para você: Marketing de Conteúdo: saiba porque ele é fundamental para o seu planejamento de marketing

Considerações finais

Para ter um estratégia de marketing de conteúdo eficaz ela deve estar de acordo com os objetivos da sua empresa. Analisar, programar e produzir conteúdo deve ser algo bem estruturado seguindo seus padrões e se tornando algo indispensável para o sucesso do seu negócio.

Ao colocar em prática a sua estratégia lembre-se que o marketing de conteúdo possui resultados a longo prazo, por isso tenha paciência. Faça uma avaliação mensal das suas métricas, e se por acaso não encontrar mudanças significativas após o primeiro semestre reavalia sua estratégia de marketing de conteúdo.

Esperamos ter ajudado! Não deixe de nos acompanhar e receba conteúdos exclusivos.

Até breve!

 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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