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Multicanal e tudo aqui e mais um pouco para suas vendas

3/7/2019

Multicanal e tudo aqui e mais um pouco para suas vendas

Há quem diga que um empresa multicanal é fundamental para negócios de inúmeros nichos, e o melhor é que traz inúmeros benefícios. Não existem dúvidas que o mercado sofreu modificações na própria sociedade, isso refletiu de forma direta no comportamento dos consumidores.

A verdade é que  novos canais de comunicação surgem a cada momento, os novos consumidores estão presentes em mais de um lugar e são bem mais diversificados se compararmos ao passado. Cada canal possui suas próprias particularidades, podendo ser utilizado para alcançar diferentes objetivos e metas de seu negócio. 

Estar presente em vários canais, se colocando como uma empresa multicanal, é uma das várias fórmulas para ser uma empresa de sucesso no mercado.  Caso sua empresa ainda não seja multicanal, este é o momento de compreender o conceito para aplicá-lo a seu negócio. 

Aqui você aprenderá o que são multicanais, além se saber como ter uma empresa multicanal e algumas dicas para ter sucesso com sua estratégia.

Vamos lá! 

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O que é multicanal?

o que é multicanal

Multicanal, como o próprio nome induz, trata-se de uma fonte de diversos canais em que sua empresa pode estar presente e aplicar estratégias de comunicação e vendas. Multicanais podem ser utilizados como pontos de venda da sua marca, através de canais é possível aplicar estratégias completas e abrangentes.

O alcance a mais pessoas a partir de sua comunicação ocorre porque sua empresa estará presente em inúmeros canais.  Para ficar mais claro, você certamente já ouviu falar em e-commerce, m-commerce ou marketplaces, certo? 

Essas são algumas das alternativas que você pode utilizar para que sua empresa consiga ter canais de vendas atualizados e onde os consumidores estão presentes, lembrando que os novos consumidores estão em inúmeros lugares agora.

O que é um consumidor multicanal? 

Você já deve ter percebido que estamos falando bastante sobre como o comportamento dos consumidores mudou no mercado e como isso influencia sua empresa, diante disso, o que mudou?

Queremos te mostrar exatamente este lado, mas antes que tal deixar este conteúdo em aberto para ler depois?  :)
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Os novos consumidores têm cada vez mais possibilidade de adquirir novos produtos e serviços, podemos até dizer que a internet fez efeito na dinâmica de expansão de marcas. Eles não consomem apenas em lojas físicas, dentro de um shopping center ou centro comercial, sabemos (também como consumidores) que hoje podemos realizar compras pelo próprio celular e computador, fazemos isso por meio de diversos canais, como marketplaces e e-commerces, que falamos antes.

Para o consumidor multicanal, é comum utilizar mais de uma plataforma no processo de compra. E sabemos também que na prática, há ocorrências disso frequentemente em lojas físicas, quando os consumidores pegam o celular para comparar preços online. Você certamente já fez isso, não é mesmo? Este é o contexto em que estão inseridos os novos consumidores. 

Benefícios de ter uma empresa multicanal

Alguns benefícios óbvios em torno do multicanal estão o alcance, eficiência e conversões. Afinal, ao participar de mais de um canal, você garante a presença de sua marca na jornada de compra dos consumidores, que é o que pode facilitar na hora de decisão de compra do consumidor.

Para além disso, pode ser que o público de sua empresa esteja presente em outros canais que não o do seu negócio, basta lembrar sobre o que escrevemos acima acerca dos novos consumidores. Ao analisar em quais canais seu público está mais presente e participar desses mesmos canais, sua empresa garante uma comunicação mais efetiva e com alcance maior. Esteja por dentro da ideia de que uma estratégia multicanal pode aumentar suas vendas de modo significativo por atingir mais pessoas na comunicação. Outra coisa: é muito mais fácil de fidelizar os clientes quando se está presente em inúmeros canais, pois o mesmo tem onde tirar suas dúvidas, além de acesso a suportes mais rápidos e que têm mais eficiência.

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Como ser uma empresa multicanal?

multicanal

Atenção: não vale começar a participar de todos os canais de forma aleatória. Para saber como se tornar uma empresa multicanal, antes de qualquer coisa, faça um planejamento prévio, dê atenção a alguns pontos importantes no começo, como:

  1. Considere sua persona. Ou seja, qual o comportamento de seu cliente ideal no mercado?
  2.  Quais fatores seu cliente considera para comprar? 
  3. Quais canais são mais utilizados para isso e como prefere fazer as compras?

A princípio, tendo os pontos que destacamos claros, é possível escolher os canais em que sua empresa irá participar. Vale ressaltar que cada canal possui suas características e funcionalidades, e as pessoas interagem de maneiras únicas, diferentes, em cada um deles.

Diante disso, é necessário que você entenda como funciona cada um deles, para criar estratégias específicas de seu negócio para cada um, para então ter mais eficiência e resultados promissores com elas.

Não se esqueça de que ter uma empresa multicanal requer organização para atuar de maneira correta em cada canal. Agora que você sabe o que é uma estratégia multicanal e como aplicá-la em sua empresa, chegou a hora de colocar em prática seus conhecimentos. 

A partir dessas dicas, muitos benefícios podem surgir para seu negócio e você irá aumentar suas conversões.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Comente abaixo assuntos que você gostaria de ler! :) 

Até a próxima! 

multicanal

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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