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Não conte com o ovo dentro da galinha: seu bounce rate não vai cair sozinho!

26/9/2019

Não conte com o ovo dentro da galinha: seu bounce rate não vai cair sozinho!

O título chamou sua atenção não é mesmo? Em algum momento você já ouviu falar sobre taxa de rejeição? Pois bem, neste artigo vamos te ajudar a enfrentar e superar esse medo.

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você tenha o conceito bem claro em mente. A tão temida taxa de rejeição nada mais é do que, uma métrica que mostra a quantidade de usuários que simplesmente não tiveram interesse em permanecer em  determinado site, ou não navegaram em outras páginas que continham nele, ou seja, entraram e abandonaram o barco. 

Imagine a seguinte situação: você que tem seu site, blog, ou loja virtual e precisa produzir conteúdo… Uma hora você vai ter um visitante que por acaso visitou seu site, mas não teve nada dentro das páginas que desperta seu interesse. Acha que ele irá permanecer? Não mesmo. Ele simplesmente fecha a página por não encontrar nada que despertasse seu interesse ou curiosidade.

Talvez o que foi apresentado não pareceu atraente, ou então não era realmente o que ele esperava. Todas as vezes que um usuário acessa o site e não interage com outras páginas, é contabilizada uma taxa de rejeição de 100%. Ou seja, é um ponto de alerta para quem quer atrair o público certo.

É praticamente impossível encontrar um site que não tenha ao menos a taxa mínima de rejeição. Afinal, temos informações gritando para todos nós quase que 24 horas no dia. O grande segredo é não permitir que essa taxa cresça, porque caso isso aconteça as dores de cabeça serão bem maiores até colocar tudo no lugar.

Aqui que entra o Bounce Rate, resumidamente falando é uma métrica que não combina muito com os parâmetros do Google para rankear uma página. Mas fique calmo! Existem algumas maneiras de diminuir essa porcentagem negativa.

Confira aqui outras curiosidades: Analise de Ranking para SEO

A Taxa de Rejeição tem influência no rankeamento de uma página?

Bem, se formos pensar que a taxa de rejeição é uma métrica negativa, que não combina com os parâmetros do Google para posicionar uma página, logo, ela ira influenciar no rankeamento. Certo ou errado?

Correto! Entenda que a classificação nas SERPs é impactada por 3 fatores, conhecidos por Golden Triangle SEO, nesse caso, em um dos “ângulos” do triângulo se encontra o fator experiência do usuário. É claro que com isso pode surgir a seguinte questão: será que o Google vai continuar posicionando um resultado em que todas as métricas relacionadas com o usuário são negativas? 

Abaixo podemos considerar alguns pontos:

seu bounce rate nao vai cair sozinho
  1. CTR baixo;
  2. Taxa de Rejeição alta;
  3. Páginas por Sessão baixa e
  4. Tempo de Permanência quase zero.

Conforme os esclarecimentos acima citados podemos identificar que o usuário influencia, sim, no rankeamento de uma página.

Não é fácil tentarmos definir a taxa de rejeição, o efeito rebote é possível apenas por meio de dados. Em algum momento você já observou que, talvez, a pessoa não tenha interagido mais por ter encontrado a resposta que procurava logo de cara? Isso não é impossível, na verdade é bem comum.

Outro fator que devemos levar em consideração, é que a porcentagem da Bounce Rate é avaliada por meio de páginas que possuem o código do Google Analytics.  E é por isso que é necessário ter o Analytics bem configurado.

Técnicas para diminuir a Taxa de Rejeição

Se chegou até aqui já sabe como a taxa de rejeição na Classificação de uma Página influencia na hora de mensurar essa métrica. Sendo assim, algumas técnicas de SEO podem ser utilizadas para amenizar essa taxa. Veja abaixo:

Disponibilize Conteúdo Relevante: Todo o conteúdo de um site seja textos, descrições, imagens e vídeos, devem ser desenvolvidos de um jeito que responda a intenção do usuário. Tente não direcionar seu projeto de conteúdo apenas focado em keywords de alto volume (altas buscas no mês), busque palavras-chaves que dão sentido a sua página.

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  • Promova uma leitura fluida: Não existe produção de conteúdo apenas com palavras-chave. É fundamental que os textos da página do site e do blog sejam claros e sejam paralelos;
  • Use subtítulos para segmentar o conteúdo: Um texto gigantesco, sem pausas, que não deixa o usuário se encontrar, com certeza não causará uma boa experiência;
  • Crie links internos que tenham ligação com o conteúdo apresentado na página. Isso garante um número maior de páginas por sessão, diminuindo o percentual da taxa de rejeição.
  • Aposte em imagens, vídeos e infográficos: Esses recursos criam uma experiência mais acessível, oferecendo possibilidades de aumentar o tempo de permanência do usuário que, automaticamente poderá navegar por outras páginas.
  • Tenha CTAs atrativas para outras páginas, categorias e produtos. Vale lembrar que o objetivo é aumentar o número de páginas por sessão.
  • Melhore a velocidade de carregamento: Imagens muito pesadas que sobrecarregam a página podem influenciar na experiência do usuário. Quanto mais leves e mais rápido abrir, menores as chances do conteúdo ser abandonado.
  • Implementação de Https: A falta de segurança em um site é um dos fatores que mais aumentam a taxa de rejeição das páginas. O usuário que não se sente seguro não permanecerá por muito tempo dentro do seu site.

Diminuir a taxa de rejeição não é um sonho impossível. É necessário fazer com que o usuário tenha uma experiência encantadora dentro da sua loja virtual e do seu blog. O grande segredo está em encantar o seu cliente, quanto mais engajados, menor vai ser o percentual de rejeição das suas páginas.

Gostou do post? Temos muito mais para você! Continue nos acompanhando.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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