NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Noções básicas de SEO: um guia de 5 passos para o sucesso de SEO

14/5/2019

Noções básicas de SEO: um guia de 5 passos para o sucesso de SEO

Você acha que atingir o sucesso de SEO é muito difícil e não vale o esforço?

Otimizar seu website para mecanismos de busca não é tão complicado. É bem simples - ou pelo menos o básico é. Mas o básico não é suficiente para você se classificar, certo? Errado.

Eis a verdade: a maioria das pessoas que gerenciam sites tem uma compreensão limitada de SEO. Portanto, muitas vezes as noções básicas de SEO são suficientes para ter sucesso.

Neste artigo, você aprenderá as 5 etapas fundamentais para o sucesso de SEO:

  1. Como descobrir o que seus clientes estão pesquisando;
  2. Como otimizar suas páginas da web para suas palavras-chave alvo;
  3. Como ter certeza de que seu website está acessível tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os seres humanos;
  4. Como fazer com que outros sites linkem ao seu;
  5. Como começar a medir seu sucesso de SEO

Vamos lá!

1º Passo: no sucesso de SEO, o que seus clientes estão realmente pesquisando?

Você não pode otimizar seu website sem saber o que seus clientes estão pesquisando - isso é óbvio.

Mas… Como você descobre isso? O melhor ponto de partida é usar o bom senso.

Imagine que você administra um hotel em Paraty, no Rio de Janeiro. Não é preciso ser um gênio do SEO para adivinhar que seus clientes provavelmente estão pesquisando coisas como:

  • Hotéis em Paraty
  • Lugar para ficar em Paraty
  • Hospedagem em Paraty


Antes de fazer qualquer outra coisa, pense no que seus clientes podem estar procurando e anote suas ideias em um bloco de notas. Você pode até perguntar diretamente a eles.

Não há necessidade de exagerar aqui - um punhado de ideias é suficiente. Feito? Boa! Vamos fazer mais pesquisas.

sucesso de SEO

Descubra a maneira mais popular pelas quais as pessoas pesquisam sua empresa

É provável que alguns dos seus clientes pesquisem sua empresa usando as palavras e frases que você anotou. Se esses são clientes são a maioria das pessoas é outra história.

Portanto, o primeiro passo é descobrir a maneira mais comum pela qual as pessoas pesquisam o que você faz.

Você pode usar as ideias que já anotou para fazer isso. Comece fazendo uma pesquisa no Google por uma das palavras ou frases na sua lista. Não importa quão ridícula ou longa seja esta frase. Usarei um exemplo propositalmente bobo para provar isso.


Nessa pequena amostra de resultados, podemos observar que cada um dos links apresenta variações de “Hotel em Paraty” no título.

Isso é importante porque os websites tendem a otimizar suas tags de título para SEO, então é provável que esses sites em particular já tenham feito alguma pesquisa e descobriram que "hotéis em Paraty" é a maneira mais popular de pesquisar lugares para essa parte do Rio de Janeiro.

Mas não vamos nos antecipar. Não há garantia de que essas pessoas saibam o que estão fazendo.

Vamos garantir que essa seja uma boa palavra-chave principal a ser segmentada, verificando nosso termo de pesquisa original no Recurso de Palavras-chave da WebPeak.

Bingo. Quando pesquisamos “hotel em paraty” nas Sugestões de Pesquisa, descobrimos que esta palavra-chave tem um volume de pesquisa mensal de 8.100 no Brasil. Também tem um bom potencial de tráfego.

sucesso de SEO, noções básicas de SEO

Isso confirma nossas suspeitas iniciais de que essa é uma boa palavra-chave principal a ser segmentada.

2º Passo: páginas otimizadas para pesquisa no sucesso de SEO

A pesquisa de palavras-chave é apenas o primeiro passo para atrair mais tráfego de pesquisa orgânica e alcançar o sucesso de SEO.

Você também precisa garantir que suas páginas sejam bem estruturadas e satisfaçam a pessoa que está pesquisando.

Seus esforços de otimização devem começar assegurando que seus visitantes estão aproveitando a experiência do usuário (UX) que seu site oferece. Use design e tipografia que facilitem o consumo do conteúdo e remova elementos desnecessários, como pop-ups, caixas de opção etc., que podem irritar seus leitores.

Em seguida, cuide do SEO On Page. Produzir um conteúdo excelente e segmentar as palavras-chave mais lucrativas não será suficiente se suas páginas não forem otimizadas para os mecanismos de pesquisa.

Há muitas maneiras de implementar os recursos discutidos nas seções a seguir, mas se você estiver usando o WordPress no seu website, recomendamos instalar um plugin de SEO, como o Yoast SEO. É grátis, simples de usar e é perfeito para quem é novato no assunto.

Configurar suas páginas para conquistar o sucesso de SEO nos motores de busca envolve:

  • Criar um conteúdo que se alinhe com a "intenção de pesquisa"
  • Usar URLs curtas e descritivas
  • Criar títulos e meta-descrições atraentes
  • Usar cabeçalhos e sub-cabeçalhos para criar uma estrutura lógica
  • Otimizar suas imagens
  • Configurar Schema

3º Passo para o sucesso de SEO: seu website está acessível tanto para os mecanismos de pesquisa quanto para os seres humanos?

Ao aprender as noções básicas de SEO, é importante lembrar que você trabalha para dois clientes diferentes: os leitores humanos e os mecanismos de pesquisa.

Embora os bots estejam se tornando mais inteligentes e humanizados, ainda existem muitas diferenças entre os dois. Portanto, seu objetivo deve ser criar uma experiência positiva para ambos.

Entender como criar páginas otimizadas para bots pode ser um desafio. É por isso que, ainda que seja importante ter um forte entendimento dos recursos que discutimos a seguir, incentivo você a delegá-los a um profissional (de preferência um desenvolvedor).

De qualquer forma, aqui estão algumas dicas para você começar com o pé direito:

  • Certifique-se de que o seu site carrega rapidamente
  • Certifique-se de que o seu site é compatível com dispositivos móveis
  • Instale um certificado SSL
  • Crie um sitemap
  • Carregue um arquivo robots.txt
  • Faça links internos entre posts e páginas relevantes

4º Passo: sucesso de seo? crie backlinks de outros sites

O desenvolvimento de links é essencial para o sucesso de SEO. Por isso, se você está preparado para gastar recursos na produção de conteúdo, também deve estar preparado para comprometer pelo menos o tempo necessário para promover e gerar links ao seu conteúdo.

Por quê? Porque há evidências claras de que os backlinks são um dos fatores com forte influência no algoritmo de classificação dos mecanismos de pesquisa. Até o Google admite que os backlinks são um dos três principais fatores de classificação.

Existem muitas táticas que você pode usar para fazer com que outros sites façam links para suas páginas da web; alguns são mais legítimos do que outros. No entanto, antes de começar a escolher "hacks de construção de links" para experimentar, reserve um tempo para analisar como seus concorrentes estão criando links.

É importante observar seus concorrentes porque cada nicho é diferente. Táticas que funcionam muito bem em um nicho podem não ser tão eficazes em outro. Quando terminar com isso, considere algumas das seguintes táticas:

  • Link building quebrado: É onde você encontra páginas quebradas relevantes (com backlinks apontando para elas) em outros sites. Em seguida, você alcança as pessoas que ligam para o recurso morto para sugerir que eles troquem o link morto por um substituto adequado em seu site.
  • Guest blogging: É quando você escreve para outro blog da sua indústria. Funciona para link building quando você publica conteúdo de alta qualidade em um site de autoridade para um público relevante.

5º Passo: acompanhe seu sucesso de SEO

O passo final na definição da sua estratégia de SEO é descobrir como você acompanhará seu desempenho.

Existem muitos métodos e métricas que você pode usar, por isso é fácil ficar confuso. Meu conselho é este: concentre-se no básico.

As métricas mais importantes quando se trata de sucesso de SEO são tráfego orgânico e a posição média do ranking das palavras-chave que você está segmentando.

Concluindo as noções básicas de SEO

A otimização para mecanismo de busca (SEO) pode ser competitiva, mas ainda é, de longe, a maneira mais eficaz de gerar tráfego sustentável para o seu site.

Além disso, os esforços que você faz alcançar o sucesso de SEO se somam e te ajudam a obter ainda mais tráfego. Desde que você seja consistente com as práticas de SEO, é claro.

Para conseguir isso, lembre-se de seguir os cinco passos do bom SEO básico:

  • Encontre palavras-chave relevantes com bom potencial de tráfego de pesquisa
  • Crie e otimize páginas para mecanismos de pesquisa e usuários
  • Certifique-se de que seu site é acessível tanto para bots quanto para humanos
  • Crie links relevantes de outros sites de alta qualidade
  • Acompanhe o que importa

Com o tempo, esse processo ajudará você a estabelecer a autoridade do seu site e poderá classificar palavras-chave mais competitivas com volumes de pesquisa altos. ;)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak