NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

[NOVIDADE] Facebook Watch, plataforma de vídeos que promete mudar o Facebook

15/6/2018

[NOVIDADE] Facebook Watch, plataforma de vídeos que promete mudar o Facebook

Não é de agora que o Facebook investe em atualizações para melhorar o consumo de vídeos. A novidade é que o Facebook promete uma plataforma exclusiva ao audiovisual, plataforma esta que carrega o nome de Watch.

Facebook Watch permite que os usuários da rede assistam a programas originais completos ao mesmo tempo que interagem na rede social. Além disso, este recurso tem sido descrito como um híbrido de YouTube e Netflix, no momento o recurso está disponível exclusivamente nos Estados Unidos, entretanto, as perspectivas é de que seja expandido para mais usuários da rede social.

Neste artigo vamos falar sobre as propostas deste recurso que promete inovar o Facebook!

Vamos lá!

Leia também: Quanto custa anunciar no Facebook

Facebook Watch: como surgiu a ideia

O Facebook Watch foi divulgado pelo diretor de produto do Facebook, Daniel Danker, que expôs em sua divulgação que a ideia surgiu após a equipe perceber que as pessoas gostam de descobrir vídeos ao acaso no feed de notícias. E esta informação é bastante convidativa à compreensão das facilidades do cotidiano garantida pelas redes sociais.

Mas não é só isso, na exposição, Daniel Danker ainda aponta que o público deseja um espaço restrito ao formato audiovisual. A partir deste recurso os usuários podem acompanhar os programas que gostam.

Por outro lado, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, apontou que o Watch será um lugar que os usuários vão poder descobrir programas que amigos estão assistindo, assim como seguir seus criadores e atrações favoritas. Ainda destacou que a ferramenta irá oferecer diversos programas, desde reality shows até comédias e esportes ao vivo.

Leia mais: Facebook Insights: aumente o desempenho de seu negócio nas redes sociais

Como vai funcionar o Facebook Watch

O Facebook Watch vai estar disponível para dispositivos móveis, desktop e no aplicativo para TV do Facebook, o que garante uma maior disponibilidade em plataformas variadas. Os programas, em formato gravado ou ao vivo, serão divididos em episódios. Outro ponto interessante é que, para ajudar a organizar a programação favorita dos usuários, existe a Watchlist, não é incrível?

O comunicado também propõe que o Watch é personalizado para ajudar as pessoas a descobrirem novos programas, ou seja, a interação a partir do que os amigos estão assistindo vai mudar a lógica da rede social. Também há seções como ‘’Mais comentados’’, que inclui programas

pelos quais as pessoas estão falando, e “O que está fazendo as pessoas rirem”. Uma ótima novidade para quem quer interagir a partir de seus programas favoritos.

Os espectadores vão poder comentar e se conectar com os amigos enquanto veem os vídeos, assim como participarem de um grupo dedicado ao programa que está sendo visto. É uma forma de interagir e gerar engajamento, como é com o Facebook Live, por exemplo.

Leia também: Live Facebook: como fazer e gerar mais oportunidades para sua marca

Os recursos inseridos na plataforma ainda estão em fase de testes, mas a disponibilidade para os estadunidenses é uma realidade. Alguns profissionais estão refletindo acerca da superação do Facebook Watch diante do Youtube. Conta pra gente nos comentários o que acha dessa opinião, será que é possível?

Pensando no financeiro deste recurso, o lucro será proveniente de anúncios, com os criadores de conteúdo ficando com 55% dos lucros e o Facebook com a outra parte. Parece uma boa forma de começar a dinâmica.

Leia também: Ferramentas para facebook: maximize os resultados de suas redes sociais

Conteúdo bem-sucedido no Facebook Watch

O Facebook Watch é uma plataforma que se propõe a favorecer os criadores, em que todos criadores encontrem uma audiência, construam uma comunidade de fãs apaixonados e ganhem dinheiro por seu trabalho. E não é só isso, para ajudar a inspirar os criadores, o Facebook deu a largada a partir da criação de programas que acreditam serem exemplos de bom uso do Watch.

Um desses programas é o Returning the Favor, série em que o apresentador Mike Rowe encontra pessoas que dão contribuições extraordinárias para o mundo, o próprio título do programa diz, retorna o favor fazendo algo extraordinário para elas. As indicações dos candidatos estão sendo realizadas pela página do apresentador na rede social.

Para além do programa de Mike Rowe, diversas outras atrações já estão disponíveis para quem tem acesso ao Facebook Watch. Entre elas, estão vídeos de beisebol, gastronomia, vlogs e música.

Para além disso, existe uma lista que inclui características para os conteúdos que acredita-se ter sucesso a partir do recurso. São eles:

  • Programas que engajem fãs e a comunidade;
  • Programas ao vivo que se conectem diretamente com os fãs;
  • Programas que sigam um arco narrativo ou que tenham um tema consistente;
  • Pequenos eventos que juntem comunidades.
Leia também: Como criar conta instagram e mensurar resultados  

O Facebook Watch representa uma tentativa da rede social que mais aglutina usuários de competir com serviços como YouTube e Netflix, além disso, há destaque de uma possibilidade de lucrar ainda mais com anúncios.

Por outro lado, empresas que produzem conteúdo audiovisual podem se beneficiar da plataforma distribuindo vídeos para uma audiência de até 2 bilhões de pessoas, que é o número de pessoas que estão inseridas no Facebook em junho de 2017. As pessoas vão poder consumir outro tipo de conteúdo sem abandonar a rede social. É uma excelente novidade. Vale esperarmos o recurso chegar ao Brasil. :)

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak