Novo normal do e-commerce: impactos da pandemia na transformação do marketing digital

Os últimos meses têm sido de muitas vantagens para o comércio eletrônico, pois a cada mês registra números, no mínimo, animadores.
Só para você ter uma ideia, de como realmente esse é o MOMENTO do e-commerce, segundo pesquisas, houve um acréscimo na audiência de e-commerce na ordem de 8,2%.
Na prática, pensando em números absolutos, isso significa um aumento de 259,3 milhões de acessos aos sites de e-commerce durante o período, ou seja, uma média 86,4 milhões de novas visitas todos os meses.
Principais impactos da pandemia no Marketing Digital
Aumento de tráfego no e-commerce
A grande virada, quando as coisas realmente começaram a crescer para o e-commerce, aconteceu em Maio de 2020. Adivinha por qual motivo?
É isso mesmo! Acertou quem pensou que é o Dia das Mães. Nada mais nada menos que uma das datas mais importantes para o varejo.
Por um lado, em Março foi o momento que boa parte do país começava a entrar em isolamento social, aquele sentimento de tudo muito incerto, mas foi em Maio que começou a se consolidar um novo normal. Junto a isso, no mesmo mês, no Dia das Mães, foi a primeira vez na história que o brasileiro teve que celebrar uma data comemorativa à distância.
A soma de todos esses fatores resultou na explosão de acesso a lojas virtuais, acredite: como nunca se tinha visto em um mês de Maio.
Novo consumidor: mais influenciado por mecanismos de busca e redes sociais
Na pandemia, muitos brasileiros compraram alguma coisa pela Internet. De acordo com nossos estudos, os canais que mais influenciaram para realização de uma compra foram o Google/outros mecanismos de busca, Instagram e Facebook, respectivamente.
Ou seja, o novo consumidor está mais atento à experiência de compra.

Entenda o novo consumidor
O novo consumidor já existe, e as falhas de comunicação entre determinadas categorias de consumo e os consumidores, só apontam despreparos e muito trabalho pela frente para alcançar o prejuízo.
Podemos dizer que, no momento, o consumidor está dividido entre, pelo menos, dois grupos: aqueles que já tinham grande contato com o comércio digital antes da pandemia e os que não tinham.
Além disso, nessa equação é considerada as diferenças de geração, que são aspectos essenciais na hora estabelecer uma comunicação eficaz com o novo consumidor. A Geração Z, por exemplo, já nasceu dentro da internet, logo, está muito mais envolvida com o meio, porém, sofre o agravante de ser a mais economicamente impactada pela crise.
Na prática, o novo consumidor demanda que as empresas estejam mais envolvidas com a marca.
- Há uma preferência por negócios que vão transmitir credibilidade e segurança;
- Confiança em grandes marcas, pouco disposto a busca por informações sobre marcas menores, dessa forma, as empresas devem fazer o máximo possível para transmitir confiança em sua comunicação;
- O consumo não é feito com frequência, mas quando é feito há mais comprar. Assim, as lojas devem estar em contato com esse consumidor de maior ticket atendendo às suas necessidades;
- Maior perfil para mudar de preferências, de acordo com a circunstância. Ou seja, as marcas devem estar preparadas para captar feedbacks rapidamente, coletar dados e estar à frente das tendências o quanto antes possível.
SEO: melhor opção de investimento pelo comércio eletrônico
Fato é que a busca orgânica foi o canal que teve maior crescimento durante a pandemia.
Aqui na WebPeak, observamos que muitos sites optaram pelo tráfego orgânico como forma de aumentar a eficiência durante a pandemia. Trata-se aqui de uma tendência que veio para ficar. No entanto, estar munido de práticas de SEO é o primeiro passo para ter sucesso nessa etapa.
Page Experience: conheça o novo algoritmo do Google
O novo algoritmo do Google, o Page Experience, incorporou a velocidade de carregamento como fator de ranqueamento. Aqui, tem tudo a ver com experiência do consumidor.
Confira os principais fatores para ficar bem ranqueado no Google:
- Os sites na primeira posição do Google não demoram mais de 2 segundos para ser carregados;
- Em mais da metade dos resultados, as palavras-chave estão nos títulos de forma exata;
- Páginas que estão na primeira página do Google têm em média 1.507 palavras;
- Média de Autoridade de Domínio na primeira página do Google é de 70;
- Autoridade de Página tem forte correlação com melhor posicionamento orgânico;
- Como é sabido, os últimos dois pontos, referentes à Autoridade de Domínio e de Página devem ser potencializados com estratégias de Link Building 4.0 (com estratégias de assessoria de imprensa).
É preciso repensar o marketing digital
Por fim, precisamos finalizar o conteúdo falando sobre a necessidade de repensar as empresas repensem suas estratégias de marketing.
Se por um lado ainda há empresas que olham para cada um dos canais de vendas (online/offline) e de tráfego (busca, social, etc.) de maneira isolada, por outro, surge uma grande necessidade no mercado: conectar tudo isso considerando a experiência do consumidor.
Nem a experiência do consumidor foge das transformações, hoje, buscadores e redes sociais são seus canais favoritos. A questão é: a internet venceu, o mundo digital venceu, a reabertura total e o fim do isolamento social, continuará mantendo a internet no topo do pódio. O Marketing, mais do que nunca, vai mais além, e precisa ser pensado para pessoas e algoritmos.
Investir em SEO é investir em algo próprio, é apostar no próprio negócio com confiança e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso. Além de unir ferramentas completas para marketing digital em um único lugar, a WebPeak oferece todo suporte necessário aos usuários. Entre em contato conosco!