Redes Sociais

O algorítimo do Instagram não é coisa de outro mundo

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

O algorítimo do Instagram não é coisa de outro mundo

Se você deseja ter um bom desempenho e engajamento no Instagram é preciso ter conhecimento no algoritmo do Instagram. Você já sabe que o Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade e que a presença do público ativo é gigantesca.

O algoritmo do Instagram para alguns ainda é um mistério, porém ela é de extrema importância, pois o mesmo faz com que perfis tenha maior engajamento e alcance.

Sabendo disso é de grande relevância e importância uma marca participar ativamente no Instagram, mas para isso é necessário entender como ele funciona para assim ter uma estratégia eficiente.

Vamos te contar como funciona o algoritmo do Instagram e como você pode usá-lo para se beneficiar, confira

Qual a funcionalidade do algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de sequências lógicas pré definidas, sua finalidade é resolver problemas por etapas. Essa sequência lógica determina a ordem dos posts no feed de seus seguidores de acordo com a relevância que tem ao mesmo.

Há alguns anos atrás os posts do Instagram eram postados de forma cronológica, os posts mais recentes eram exibidos no topo. 

Com a nova atualização realizada em 2016 os posts, além de possuírem uma ordem cronológica são exibidos de acordo com a relevância do post aos usuários, de acordo com o algoritmo do Instagram.

O algoritmo se baseia no comportamento dos usuários na rede, organizando da maneira determinada mais relevante de forma a gerar maior engajamento, gerando uma experiência de uso melhor ao usuário.

Você talvez deve estar se perguntando como vou saber o que o algoritmo leva em conta para organizar os posts a cada usuário? Nós iremos te contar.

O algoritmo classifica as publicações usando alguns fatores, sendo eles:

  • Interesse: Um dos pontos principais para a disposição dos posts é o interesse dos usuários, esse fator se baseia nas categorias e tipos de post que o usuário interage e procura colocá-lo no topo do feed.
  • Cronologia: O algoritmo também considera a cronologia, porém não é uma regra. Um post pode mudar de posição dependendo do engajamento que ele obtiver.
  • Relacionamento: Geralmente o post de familiares e amigos próximos são os primeiros que nos aparece, porque o algoritmo entende que esses são os usuários que você mais interage, os tornando mais relevante. Isto pode acontecer não apenas com essas pessoas, mas também acontece com perfis que você tenha bastante interação, como um influencer digital, por exemplo. 

O algoritmo do Instagram e marcas, qual a ligação?

No contexto atual, a interação entre empresa e cliente nas redes sociais é fundamental, pois através delas além da interação é possível fazer estratégias de marketing eficiente e ter um relacionamento mais próximo com o mesmo.

Mas para isso acontecer é necessário posts relevantes ao seu público, para que a sua marca seja notada e tenha reconhecimento. 

E por isso estar por dentro do algoritmo do Instagram se faz necessário para que o seu conteúdo seja exibido aos usuários certos. Fazer publicações eficientes para o Instagram e ter o retorno esperado, pois o algoritmo irá classificar.

O que é considerado uma interação de acordo com o algoritmo do Instagram?

Você já sabe que para posicionar um post no feed é necessário a interação do seu público, mas para deixar essa idéia mais palpável é necessário saber quais são as interações consideradas, dessa forma você consegue incentivar o seu público a praticá-las.

Para isso nós separamos as principais interações consideradas pelo algoritmo do Instagram.

O tempo em que um usuário permanece no post, é considerado pelo algoritmo, pois demonstra interesse e atenção no post.

Quando a legenda é extensa e o usuário clica na opção ver mais, é outra interação considerada pelo algoritmo.

Ao seu público reagir stories, responde perguntas e participar de enquetes pelo stories é outra forma de interação.

Se você já tem uma certa quantidade de seguidores e tem acesso a adicionar links aos stories, saiba que essa é uma interação considerada pelo algoritmo.

Outra interação é acessar o site que fica na bio e outras informações.

Como usar o algoritmo Instagram a seu favor?

O algorítimo do Instagram não é coisa de outro mundo

Se bem usado o algoritmo irá lhe trazer vários benefícios, mas lembre-se em focar em estratégias e benefícios e não apenas engajamento.

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Pensando nisso daremos algumas dicas para que você use o algoritmo a fim de trazer-lhe interações:

  • Publique conteúdos relevantes e compartilháveis;
  • Publique sempre no dia e horário certo, de acordo com o seu público;
  • Adicione hashtags nas legendas das publicações para ter um alcance maior;
  • Crie campanhas no Instagram para obter maior impulsionamento e ter uma visibilidade maior na rede, gerando assim interação do público presente e novos também;
  • Use e abuse do Instagram Stories, como já citamos um dos recursos que mais gera interação é os stories, por isso promova sempre conteúdo para haver interação, seja com perguntas e respostas, enquetes e muito mais;
  • Use o recurso IGTV para ter atenção ao vivo de seu público.
  • Tenha uma biografia completa para facilitar a comunicação e reconhecimento de seus seguidores;

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Investir tempo e estratégia no Instagram, já trás bons retornos a diversos empresários, por isso se manter atualizado e sempre atento aos detalhes para que o seu conteúdo faça sucesso no Instagram é fundamental. 

Realize teste, use nossas dicas e obtenha o diferencial da sua marca, aproveitando os benefícios que o algoritmo do Instagram pode lhe trazer.

Até mais!

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