NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

O áudio como segredo do futuro google: Podcast na SERP

25/7/2019

O áudio como segredo do futuro google: Podcast na SERP

podcast na SERP, podcast

Aqui está uma novidade bem verdadeira: os podcasts já são o presente das novas formas de conteúdo, e isso ninguém duvida.

Hoje sabemos que é possível encontrá-los em inúmeros formatos e sobre todos os assuntos imagináveis. Isso também irá impactar as pesquisas do Google, já que usuários começam a fazer buscas por podcasts.

De modo natural, isso também irá refletir no SEO e, nesse caso, os algoritmos já começaram a exibir podcasts em seus resultados. E sobre é isso que vamos! 

Leia também: O Mobile Marketing é a cara do futuro, sabia?

Novidades sobre podcasts em SERPs no Google 

Profissionais de SEO precisam se adaptar o mais rápido possível a essa nova atualização.

Um exemplo, conteúdos em vídeo, por exemplo, já aparecem como resultado na SERP e indicam, inclusive, qual momento do vídeo responderá a pergunta do usuário.

Levando em consideração a prática, essa nova abordagem do Google vai representar um avanço muito grande. Há quem diga que o Google vai indexar podcasts na SERP.

Nesse sentido, para que isso seja possível, o conteúdo de áudio é totalmente transcrito, o que gera base para entendimento do algoritmo.

Esta não é nenhuma novidade,afinal, o Google tem feito essas transcrições como solução no Google Cloud Platform.

Dúvidas que estão surgindo

podcast na SERP, podcast

Muitas dúvidas têm surgido em torno de podcast na SERP. Afinal, os termos inseridos vão ser respondidos com os arquivos de áudio em que o termo de pesquisa vai se encontrar ou o usuário irá ver textos transcritos de um podcast?

Esta é uma dúvida justa. Apesar de ainda ser algo indefinido, está muito claro o entendimento de que retornar com o arquivo de áudio é muito mais preciso, cômodo e eficiente. Isso porque são boas as chances de um usuário pesquisar de uma palavra-chave na qual ele já ouviu em um podcast. Nesse sentido, sua intenção ao pesquisar no Google é exatamente ser direcionado para o arquivo de áudio que contém esse termo.

Isso é também um suporte importante para pesquisas em dispositivos de voz, como o Google Home. Dessa forma, é possível garantir que as buscas retornem o podcast, que é exatamente o que o usuário pretende.

Os impactos dessas mudanças no SEO

Os impactos são simples e diretos: profissionais de SEO precisarão trabalhar agora cada vez mais diante da indexação de podcasts. O trabalho deve ser no sentido básico da otimização, ou seja, nesse caso, adequar esses arquivos de áudio para que eles possam ser encontrados pelo Google.

Antes de mais nada, nesse caso, o melhor a se fazer é garantir uma conta no Google Podcasts e, após isso, inserir e atualizar os metadados disponíveis.

Leia também: Investir em redes sociais? Esse é o momento!

O que fazer nesse momento

podcast na SERP, podcast

Atualmente,  é possível pensar em como estruturar podcasts e produzir conteúdo de qualidade. Essas são as principais intervenções que são pensadas em otimização para mecanismos de buscas. Desse modo, como dicas, é importante considerar as seguintes:

Por fim, saiba que a evolução dos algoritmos dos sites de pesquisa permite que frequentemente as estratégias de SEO e engajamento necessitem ser revisitadas, testadas e otimizadas. Dessa forma, como qualquer empresa trabalhando no digital.

Esperamos ter ajudado com este conteúdo! Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak