O Email Marketing NÃO está ultrapassado: entenda os motivos

14/3/2018

O Email Marketing NÃO está ultrapassado: entenda os motivos

Hoje em dia é muito comum nos depararmos com estratégias do Marketing Digital voltadas apenas para redes sociais e rankeamento do Google. Essas categorias nunca serão ruins, pelo contrário, são ótimas para o seu negócio, porém é preciso ir um pouco mais além para trabalhar todas as áreas.

Se formos analisar alguns pontos chegaremos às seguintes questões:

Em primeiro lugar podemos ver que o Facebook assim como outras redes sociais estão dificultando cada vez mais o alcance orgânico de publicações, na maioria das vezes esses posts não chegam nem a 5% dos fãs da página. Por isso é necessário muitos seguidores e um engajamento constante em suas publicações para conseguir algum resultado.

Bem, não é novidade que as redes sociais ganhem por venda de mídia, isso acontece da mesma forma na televisão e programas de rádio. E com o aumento das marcas nessas redes, a concorrência fica absurda, em outras palavras, se quiser alcançar mais pessoas é necessário colocar a mão no bolso para obter resultados significativos.

Em segundo lugar temos o nosso querido SEO que acaba sendo um divisor de águas para muitas empresas, em contrapartida, cada vez mais está sendo necessário o conhecimento técnico e apurado da ferramenta. Muitos empreendedores já identificaram a importância do SEO, logo, muitas pessoas já utilizam a estratégia e para gerar resultados precisa estar muito bem aplicada.

Se levarmos isso em consideração iremos perceber que o trabalho com o SEO acaba sendo um pouco mais lento, passando a ter uma carência extrema de conteúdos cada vez mais relevantes, backlinks, autoridade e etc.. Tornando-se um investimento a longo prazo.

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Após essa reflexão podemos entrar no assunto que vai te ajudar muito na sua estratégia de marketing. Antes mesmo do surgimento de todos esses benefícios havia uma coisa muito interessante chamada email, se lembra?

Ironias a parte, é importante entender o poder que pode ter o email marketing em suas estratégias de negócio. Na verdade o email ainda é muito importante para tudo que você faça na internet, seja um login, resgate de senhas, participação de sorteios, cadastros e muito mais.

O grande problema em tudo isso é que hoje as pessoas acham que o email não funciona, que ninguém abre a caixa de entrada muito menos lê o conteúdo, mas aí está uma grande falha.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Radicati, só em 2018 teremos 2,8 bilhões de usuários de email, é muito número para único canal, isso significa que aproximadamente 235 milhões de mensagens por dia serão trocadas entre os usuários.

Chocado? Nós também estamos. 

E por conta disso elaboramos este artigo ressaltando a importância do email marketing para o seu negócio. Veja a seguir como você pode enviar o email marketing para clientes e possíveis clientes:

Razões para fazer Email Marketing

O email marketing está diretamente ligado a ação de enviar uma campanha, ou informações úteis para os seus clientes.

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para possuir uma análise mensurável a cada envio para sua lista.

Agora você poderá visualizar as razões e vantagens de usar o email marketing dentro das suas estratégias.

1 - Alcance

Embora exista o preconceito de que o email marketing não é viável, podemos provar o contrário partindo do princípio de que o email é a atividade mais corriqueira da internet. Se você conseguir explorar esse potencial, será a porta de entrada para grandes transações.

A partir do momento em que é criado uma base de contatos (e isso exige um bom tempo de atuação), é possível interagir com um número maior de pessoas e com um custo bem mais baixo, e quando se trata de engajamento essa estratégia não pode ser deixada de lado. As estratégias de marketing digital englobam muitas ações, e por isso desenvolver em muitas delas é extremamente importante.

2 - Segmentação

O alcance de mais pessoas é o fator inicial do processo. Da mesma maneira que você pode conseguir um alto alcance com email marketing, também é possível segmentar os leads com base em outras informações, como localidade, produto ou serviço que foi consumido, interesses, ou qualquer outra informação que você considerar importante para o seu negócio. O melhor de tudo é que, ao segmentar sua base de comunicação com o cliente irá melhorar muito, até mesmo para a produção de outros conteúdos.

Uma sugestão é criar campanhas para clientes que consumiram determinado produto ou serviço, oferecendo coisas que sigam a mesma linha de interesse. Também é possível criar ações exclusivas para a audiência de determinada localidade, ou elaborar conteúdos para que esses leads consumam previamente.

3 - Personalização

Na hora de pensar em uma boa prática de relacionamento com seus leads o email marketing é ideal, você pode criar uma comunicação completamente personalizada para encantar os usuários de forma bem pessoal. Receber um email onde você é chamado pelo nome, ou pelo jeito que prefere ser chamado, tendo em vista os produtos consumidos e onde ele está localizado pode fazer toda diferença.

A melhor parte do email marketing é a possibilidade de falar com cada grupo ou pessoa de maneira específica, ou seja, dá para fugir do padrão com conteúdos genéricos e títulos desinteressantes, e tornar a leitura atrativa e acolhedora.

Ao elaborar um bom conteúdo de email marketing com toda certeza você terá mais engajamento para sua marca. Tenha muito cuidado na elaboração e programe os envios de forma estratégica para não se tornar spam.

Não deixe de ler: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

4 - Aumento de vendas

Infelizmente grande parte das empresas não sabem que já possuem leads e por conta disso acabam mantendo sua base de contatos esquecidas, e isso pode ser um problema bem grande em questões de relacionamento com o cliente. A partir do momento que esse potencial for reconhecido os clientes podem ser surpreendidos com novos emails, fazendo com que eles se lembrem da sua marca.

Quando você envia um email precisa estar preparado para o que pode vir a seguir, pode ser um pedido de orçamento, ou então mais visitas em seu site, então tudo precisa se encaixar.

Vale lembrar que o aumento de vendas se dá por consequência de muita dedicação, ter uma estratégia de envio de conteúdos e possuir um bom relacionamento com o cliente já é um bom começo, sem contar que é essencial para os negócios.

5 - Redução de custos de marketing

Com uma estratégia de nutrição de leads é possível estreitar a relação com os usuários, por isso é de extrema necessidade investir no bom relacionamento tanto com clientes, como potenciais clientes.

Neste caso o email marketing além de ser muito eficaz, ainda beneficia a empresa quando se trata de custo x benefício, quando os conteúdos são bem aplicados há uma redução nos custos do setor de marketing.

Aplicando a estratégia de email marketing

Você com certeza possui uma conta de email, seja pessoal ou da própria empresa. Que tal começar a aplicar a estratégia de email marketing no seu negócio a partir de agora?

Todos os anos o número de emails enviados aumentam, isso torna um ótimo canal de comunicação, e precisa receber uma atenção reforçada. Produzir e enviar conteúdos significativos via email é de extrema importância para o seu negócio.

O Email Marketing está inserido dentro do Marketing de Conteúdo, ou seja, já foi identificado o marco que tem na vida do cliente agregar valores com conteúdos relevantes. Por isso, basta começar a colocar a mão na massa e elaborar email que vão te ajudar a aumentar as vendas, gere fidelização, reduza os custos e que seja constante.

Esperamos que este artigo tenha ajudado a compreender a importância do email marketing. Caso queira saber mais, continue nos acompanhando e assine nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar: Passo a passo para aumentar acessos do seu site e melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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