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O Google Keyword Planner vai te ajudar com o seu SEO hoje

25/6/2019

O Google Keyword Planner vai te ajudar com o seu SEO hoje

Alcançar o sucesso com o Google Ads depende muito da escolha das palavras-chave certas para segmentar.

Se você não estiver segmentando as palavras-chave certas, pode estar pagando mais do que o necessário, não se conectando ao seu público-alvo ou até mesmo perdendo relevância nos motores de busca.

Com as ferramentas e estratégias certas em funcionamento, você pode mudar esse cenário e obter resultados mais positivos.

Neste artigo, você aprenderá o que é Google Keyword Planner e como usá-lo. Também mostraremos como obter informações relevantes para melhorar sua estratégia de campanhas do Google Ads.

Boa leitura!

O que é Google Keyword Planner?

O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita disponível on-line que te ajudará a realizar pesquisas de palavras-chave. Os resultados obtidos podem ser usados para campanhas pagas e orgânicas.

Ao buscar por um termo genérico ou um grupo de palavras-chave, você provavelmente receberá sugestões relacionadas, juntamente com outros dados essenciais para Google SEO:

  • volume de pesquisa
  • nível de concorrência
  • custo por clique (CPC)

A ferramenta apresenta um layout intuitivo, tornando-a bem fácil de usar — mesmo que você ainda não esteja familizariado com otimização para mecanismos de busca.

De qualquer forma, nós preparamos um guia rápido para você aprender a usar o Google Keyword Planner. Vamos lá?

Como usar o Google Keyword Planner

Quando você acessa o Google Keyword Planner, verá duas opções:

  1. Descobrir novas palavras-chave: Esta opção fornecerá sugestões de palavras-chave e dados de Google SEO com base no que está acontecendo agora. É ideal para quem está buscando termos que podem ajudá-lo a chegar nas pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços.
  1. Ver volume de pesquisa e previsões: Como o próprio nome já indica, esta opção fornecerá o volume de pesquisas e o histórico de métricas de certas palavras-chave. Se você deseja obter previsões sobre o possível desempenho futuro delas, este é o lugar certo para olhar.

Vamos focar na primeira opção do Google Keyword Planner: descobrir novas palavras-chave.

Depois de inserir um termo de pesquisa, você verá sugestões de palavras-chave para ele, juntamente com o número médio de pesquisas mensais e o nível de concorrência dos intervalos de custo por clique (CPC). Se você já estiver rodando campanhas que contenham essas palavras-chave, também verá a parcela de impressões de anúncios listada aqui.


Para obter melhores resultados na sua estratégia de Google SEO, você deve escolher palavras-chave específicas e relevantes para seu público-alvo.

Como fazer isso? Selecione as palavras-chave com o maior número de buscas mensais e com os menores os níveis de CPC e/ou concorrência possíveis. Esta combinação é ideal, pois oferecerá a maior exposição ao menor custo.

Você notará que é possível filtrar as palavras-chave por ideias relacionadas, ideias amplamente relacionadas e ideias intimamente relacionadas. Isto significa que, se você quiser encontrar apenas expressões que contenham “jaqueta de couro” em vez de apenas ver termos gerais, o Google Keyword Planner exibirá.

Gostou de uma ou mais palavras-chave? Ótimo! Clique na caixa de seleção ao lado do termo e adicione-o a um grupo de anúncios diretamente na página de pesquisa. Isso facilita o seu trabalho e, de quebra, garante que você não se esqueça de nenhum dos termos de pesquisa mais tarde.

Você também pode destacar palavras-chave negativas e adicioná-las ao seu grupo de anúncios, o que significa que seu anúncio não será exibido quando os usuários pesquisarem essas frases.

Caso você esteja procurando por tipos específicos de palavras-chave, é possível economizar tempo aplicando alguns filtros. Por exemplo, classificando-as pela parcela de impressões orgânicas ou pelo lance na parte superior da página.

Estratégias de Google SEO: melhore sua posição usando palavras-chave

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Tudo bem até aqui? Espero que sim. ;) 

Como já deu para perceber, o Google Keyword Planner é bem simples e intuitivo de usar. Mas para realmente maximizar os resultados da ferramenta, obter novas ideias e todas as informações necessárias para criar grupos de anúncios que vão converter bem, você precisa de uma estratégia inteligente de Google SEO.

Selecionamos três dicas incríveis para te ajudar a começar! Dá só uma olhada…

1. Observe o que os seus competidores estão fazendo

O Google Keyword Planner permite que você pesquise um termo genérico, uma palavra-chave específica ou até mesmo um URL para gerar sugestões de palavras-chave. Mas… ninguém disse que você tem que usar o seu URL.

Vá em frente e insira o site dos seus concorrentes. Você pode escolher uma página de produto específica ou todo o site para ver o que o Google oferece para sugestões de palavras-chave.

Se você quiser analisar a pesquisa geral de palavras-chave, poderá optar pelo site inteiro. Se você está procurando informações sobre como anunciar produtos específicos, opte por uma página específica.

Dê uma olhada nos termos de pesquisa que aparecem e veja se algum deles seria adequado para as campanhas que você deseja criar. Em caso afirmativo, adicione-os a esse grupo de palavras-chave.

Se você quiser saber exatamente quais palavras-chave seus concorrentes estão realmente usando, você precisará fazer upgrade para uma ferramenta de pesquisa de competição paga — como a WebPeak, por exemplo.

2. Acompanhe as palavras-chave ao longo do tempo

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Lembra quando dissemos que você pode fazer pesquisa de palavras-chave ou acompanhar o volume de pesquisas e previsões? Este é o momento de acompanhar os dados da palavra-chave ao longo do tempo.

Depois de selecionar que você deseja uma previsão de palavra-chave, será solicitado que você digite os termos de sua escolha ou faça o upload de uma lista. Se você tem uma lista de palavras-chave que deseja segmentar ou que já está usando, vá em frente e faça o upload delas. Quando estiver pronto, clique em "começar".

A grande vantagem é que você pode acompanhar várias palavras-chave de uma vez.

A primeira coisa que você verá é o resultado estimado se tivesse uma campanha agora, com essas palavras-chave exatas. Tenha em mente que isso não é infalível ou uma ciência exata. O texto que acompanha o seu anúncio, por exemplo, afetará fortemente o número de cliques que ele receberá. Dito isto, a posição média, o número de impressões e o CPC estarão normalmente próximos.

Você pode dar uma olhada nos custos e resultados estimados e ver se isso funcionaria para você.

3. Procure palavras-chave baseadas em perguntas

O Google Keyword Planner não serve apenas para campanhas pagas. Você também pode usá-lo para gerar ideias para conteúdos orgânicos.

Uma das minhas estratégias favoritas é pesquisar palavras-chave baseadas em perguntas. Pense em "como limpar jaqueta de couro" ou "qual é a diferença entre jaqueta de couro de vaca e sintética".

Os usuários que fazem essas perguntas estão procurando por respostas imediatas; e criar conteúdo para eles o deixará imediatamente em seu radar.

E aí, aprendeu como usar o Google Keyword Planner para melhorar o seu SEO? Caso você ainda precise de ajuda ou queira bater um papo sobre a sua estratégia, entre em contato com um de nossos especialistas. 

Ficaremos muito felizes em te ajudar! ;) 

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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