O Guia de SEO para iniciantes

2/1/2018

O Guia de SEO para iniciantes

WebPeak desenvolveu este Guia de SEO para Iniciantes com tudo o que é preciso saber para adentrar com qualidade e profissionalismo neste universo da Otimização para Mecanismos de Busca, ou Search Engine Optimization (SEO). Saiba mais!Estar no topo do mecanismo de busca do Google é a maior meta das empresas, uma vez que o número de visitas em sites aumenta consideravelmente. Por conta disso, muitas empresas têm investido em estratégias de marketing para melhorarem seus resultados, e existem algumas formas para deixar seu site no topo do Google.

Pensando nisso a WebPeak Brasil desenvolveu este Guia de SEO para iniciantes com tudo o que é preciso saber para adentrar com qualidade e profissionalismo no universo da Otimização para Mecanismos de Busca, ou Search Engine Optimization (SEO).

Antes de mais nada: O que é Search Engine Optimization (SEO)?

Entenda definitivamente: SEO é uma categoria presente no marketing digital que impulsiona resultados orgânicos (não pagos) em sites de busca, como o Google.

O SEO engloba os elementos técnicos e criativos fundamentais para melhorar os rankings, impulsionar o tráfego e aumentar a conscientização nos motores de busca. Há muitos aspectos do SEO, desde os termos corretos em sua página até a forma como outros sites se vinculam a você na web. O SEO pode ser colocado como uma ação importante para garantir que seu site esteja estruturado de uma maneira que os mecanismos de pesquisa entendam.

O SEO não trata somente da criação de sites amigáveis para motores de busca, mas também deve haver compreensão a respeito de seu peso frente às melhorias para as pessoas que visitam seu site. Ambos princípios andam lado a lado, sua junção funcional traz como consequência desdobramentos fundamentais que fazem parte dos resultados a partir das estratégias e técnicas aplicadas do SEO. Este Guia irá expor todas as áreas do SEO, como a pesquisa de palavras-chave que geram tráfego para seu site, tornar seu site amigável para os motores de busca, criação de links pertinentes, entre outras áreas.

Com o SEO você consegue ficar atento a melhorias tanto na estrutura, quanto no conteúdo do seu site. Tudo isso levando em consideração quatro pontos extremamente importantes:

1.    Palavras-chaves;

2.    Relevância do conteúdo;

3.    Link Building;

4.    Experiência do usuário.

Se algum item que expusemos neste parágrafo não é familiar para você: mais do que nunca, este Guia é super necessário para você e irá te auxiliar para o melhor desempenho de seu negócio na Internet.

Por que o SEO é tão importante para meu site? 

É sabido, sobretudo por quem trabalha cotidianamente com a Internet, que a maioria do tráfego na web é conduzido pelos principais sites de busca, como Google, Bing e Yahoo.

Esses mecanismos de busca são aliados de uma porcentagem bastante significativa da população mundial, que utilizam esses meios para diversos fins, tanto para esclarecimentos acerca de conteúdos informativos, como notícias, quanto para esclarecimentos acerca de conteúdos voltados para o que vão consumir, e é neste último ponto que entra o marketing digital e as ações que impulsionam os melhores resultados digitais, como a aplicação de SEO. Se o seu site fornecer conteúdos, serviços e produtos qualificados os bons resultados se tornam uma realidade.

Fato é que os motores de busca são originais, pois fornecem tráfego direcionado, ou seja, da mesma forma que há pessoas em busca de serviços, há pessoas oferecendo. Os motores de busca são como caminhos sólidos que fazem isso acontecer e sustentam essa dinâmica. Se os motores de busca não conseguem encontrar o seu site ou adicionar seu conteúdo às suas bases de dados, esta é a oportunidade de compreender a funcionalidade do SEO.

Pesquisa de Palavras-chave aplicada através do SEO

Pesquisa de Palavras-chave é uma das técnicas mais importantes para o processo de otimização de site, plead corresponde ao sujeito já interessado no serviço oferecido por sua Agência ou empresa, ou seja, cliente em potencial. A pesquisa de palavras-chave é possível de ser realizada através de plataformas que oferecem este recurso para pesquisas de termos ideais e direcionados objetivamente aos interesses do usuário, como a WebPeak, que agrega um conjunto de ferramentas SEO de alta qualidade, alocadas e baseadas em uma única plataforma.

O recurso proporciona aos usuários o aprofundamento no desenvolvimento do próprio negócio para o alcance dos melhores resultados digitais. Ao realizar a busca dos termos corretos, evidentemente, há a possibilidade de criação de um conteúdo propenso a acesso e lúcido para os leitores interessados no que é ofertado. São os termos certos que irão gerar leads e um ótimo tráfego qualificado para seu site. O uso desta área de SEO é fundamental para a concretização de resultados.

Para encontrar termos que seu público utiliza você pode se utilizar das boas práticas de pesquisa de keywords:

visitar sites famosos do nicho;conversar com seu público-alvo ativa e passivamente;analisar reações e comentários e verificar o formato como se comportam;

Depois de perceber como seu público se mostra na Internet, você pode utilizar ferramentas de palavra-chave que vão te ajudar a descobrir quais palavras-chave trazem mais resultado com menos esforço. A melhor delas é a Ferramenta de Palavras-chave da WebPeak:

 Leia mais: SEO para sites

Nela você pode fazer pesquisas por palavras-chave que tem muito tráfego e pouca concorrência e, ainda por cima, salvá-las em uma cesta e delegar tarefas para sua equipe de redatores criarem posts e blogs para cada tema. Assim, você vai ver seu SEO decolar e saberá exatamente como cada palavra-chave influenciou na sua trajetória de sucesso.

Link Building

Dando continuidade aos conteúdos com qualidade, que serão acessados e irão disseminar marcas, o Link Building é outra área essencial do SEO. O recurso envolve uma série de estratégias para um bom posicionamento nas buscas do Google.

Link Building faz referência à construção de links externos que irão apontar determinado site, influenciar a popularidade nos mecanismos de buscas e gerar tráfego. Na prática, dentro de um conteúdo inserido em um site que há links pertinentes que irão direcionar a outros conteúdos de qualidade dentro do próprio site, consequentemente aumentará as chances da ocorrência de geração de leads, e leads podem gerar vendas, e vendas podem gerar fidelização, dessa forma, aponta a modalidade como impulsionadora de backlinks rumo ao avanço de seu negócio.

Investir em SEO pode ter uma taxa de retorno excepcional em comparação com outros tipos de marketing e promoção, se compararmos, por exemplo, o Outbound Marketing (marketing tradicional que envolve campanhas publicitárias intimistas) com o Inbound Marketing (marketing que engloba estratégias e táticas voltadas para o marketing digital), o SEO aliado ao Inbound Marketing é muito mais eficiente, sobretudo quando há compreensão do que é fazer marketing na realidade.

Benefícios do SEO para Iniciantes

Alguns fatores externos nos quais você não tem controle, podem ser consequências positiva do planejamento e otimização dos elementos internos e são fatores a se considerar quando se trata de SEO.

Confiabilidade: Sites especializados e com plataformas user-friendly são facilmente enquadrados nesse fator, mas isso não impede que novos sites de conteúdo ou portais fiquem pra trás. Com conteúdos planejados, completos e verificação de identidade, podem fazer frente ao tradicional, virando até referência digital no segmento direcionado;

Qualidade x Quantidade: As indicações externas são rankeadas de acordo com a relevância e visibilidade do site, ou seja, citações de sites-referência são mais pontuais do que diversas citações de fontes novas. Mesmo assim, é importante manter um equilíbrio;

Dados geográficos: O direcionamento por região (país, cidade, etc) é importante para SEO, pois procura atingir possíveis visitantes em uma determinada localização. A busca orgânica recebe de 60% a 80% dos cliques.

Por que os mecanismos de pesquisa não conseguem descobrir meu site sem SEO? 

Não subestime os motores de busca, eles são super inteligentes, mas ainda assim precisam de ajuda. Os principais motores, como o Google, estão sempre trabalhando para melhorar sua tecnologia com intuito de rastrear a rede mais profundamente e garantir o retorno dos melhores resultados aos usuários. Porém, existe um limite para a forma como os motores de busca podem operar. Do mesmo modo que o SEO, quando aplicado da maneira certa, pode voltar milhares de visitantes e aumentar a atenção, os movimentos errados podem ocultar ou enterrar seu site nos resultados da pesquisa onde a visibilidade é insignificante.

O SEO, além de disponibilizar conteúdo aos motores de busca, também ajuda a aumentar os rankings para que o conteúdo seja colocado onde os pesquisadores o encontrarão com mais facilidade. A Internet está se tornando cada vez mais competitiva, dado a quantidade de pessoas inseridas na dinâmica online, e as empresas que realizam SEO terão uma vantagem fundamental no quesito visitantes e clientes.

Não deixe de ler: Automatizar o processo de SEO de seu negócio para maximizar resultados

Erros internos de SEO - Como eles prejudicam seu desempenho

Deixe de perder tráfego por erros internos de SEO. Seus usuários e os robôs do Google não gostam nada disso e você não vai gostar de saber como isso influencia negativamente no desempenho do seu site.

Aqui na WebPeak nós analisamos milhares de sites diariamente, por meio do nosso webcrawler que conta com avançados conceitos de Machine Learning. Por isso, selecionamos abaixo 3 pontos principais para você se preocupar em seu site e como consertá-los ainda hoje!

1: Links internos quebrados 

Nada mais frustrante para um usuário que está engajado com seu conteúdo que dar de cara na parede quando você indica a ele que vá conhecer mais do seu conteúdo. “Gostou do conteúdo? Clique aqui para ler mais sobre esse tópico”. E, ao lhe obedecer, o usuário encontra uma página de erro. Estudos mostram que páginas com links internos quebrados recebem até 50% menos compartilhamentos que páginas exatamente iguais, mas com todos os links íntegros.

2: Links externos quebrados 

Você já leu algum texto que citava uma fonte externa como corroboradora da informação passada e, ao tentar se aprofundar no assunto, não conseguiu? Ter fontes confiáveis que apoiam sua narrativa é tão importante quanto sua narrativa por si só. Quem já fez trabalhos acadêmicos na área de Marketing sabe, por exemplo, que citar Philip Kotler é garantia de sucesso. Mas, ao mesmo tempo, dizer que Kotler apóia uma teoria sem ter como provar isso é estremecer seu texto.

3: Ausência de links internos ou externos 

Alguns teóricos da Internet acreditam que não colocar links externos é uma boa prática que nós não compartilhamos. Aumentar a experiência do seu usuário com o conteúdo que você está compartilhando com ele é muito bom para a relação de confiança de vocês. Isso acontece muito em Landing Pages voltadas à conversão.

É possível fazer SEO para si mesmo? 

O universo do SEO é complexo e detalhado, entretanto, é possível de se fazer sozinho, afinal, as pessoas podem entender o básico. Atualmente, temos uma ampla formação gratuita sobre SEO disponível na Web, incluindo guias como este e outros conteúdos informativos no blog da WebPeak.

Combinar a formação absorvida em estudos SEO com prática irá gerar bons resultados para seu negócio!

Tudo dependerá da sua ambição, disponibilidade e desempenho. Você também pode optar pela escolha de um especialista para lidar com esse assunto de sua Agência ou Empresa. As empresas que praticam SEO podem ter uma abordagem mais ampla, pela especialização e tempo de serviço, para seu negócio. De qualquer forma, é extremamente importante ter uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais do SEO.

Como você pode gerar negócios com WebPeak 

WebPeak é um conjunto de ferramentas SEO de alta qualidade, alocadas e baseadas em uma única plataforma. É um software rápido, completo, que proporciona a economia de tempo, estável, personalizável e elegante.

Com WebPeak é possível:

  • Gerenciar e criar novos projetos: gerenciar projetos, tarefas, perfis de análise;
  • Criação de usuários ilimitados com perfis diferenciados;Exporte os resultados para o seu próprio aplicativo ou serviço (no formato JSON);
  • Combine os dados de SEO e desenvolva suas próprias ferramentas de SEO;
  • Oferecer relatórios com sua marca SEO para seus clientes;
  • Gerenciar suas ferramentas de SEO.
Leia mais: Ferramentas do Google para melhorar sua presença na internet

Pontos Essenciais de SEO para Iniciantes:

1. O Google precisa encontrar seu site com facilidade, acessá-lo sempre que quiser e ser liberado para indexá-lo afim de que você ranqueie bem;

2. Seu site precisa ser rápido, ter boa usabilidade e se utilizar bem de códigos específicos de SEO para se destacar da concorrência;

3. O seu conteúdo deve ser primoroso. Pegue o primeiro resultado da busca do Google e tenha um conteúdo 10 vezes melhor que o dele;

Com esses três pilares principais seu site será um sucesso de SEO!

Essas são algumas técnicas de grande Importância do SEO que irão orientar seu negócio ao sucesso. O Guia foi desenvolvido de modo conciso para lhe auxiliar da melhor forma no desenvolvimento e melhorias em torno do tráfego de pesquisa de seu negócio. Todos os tópicos e informações presentes neste conteúdo são importantes para que você compreenda as práticas mais eficazes de posicionamento orgânico.

Continue nos acompanhando e tenha mais sucesso nos negócios!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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