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O Inbound Marketing é questão de sobrevivência para seu negócio

5/3/2018

O Inbound Marketing é questão de sobrevivência para seu negócio

Em algum momento você deve ter ouvido falar sobre Inbound Marketing, e não é a toa. Esse método de marketing está completamente ligado ao mundo digital, ou seja, é um novo conceito de marketing para empresas que querem conseguir garantir o seu espaço na internet.

A cada dia o Inbound Marketing tem se apresentado como uma maneira eficaz de promover uma marca, produto ou serviço, com custo benefício bem mais atrativo. Contudo a relevância do Inbound Marketing vai muito além do que já vivenciamos no dia a dia, ultimamente é uma questão de sobrevivência para qualquer tipo de empresa inserida no mundo digital.

Se você quer saber como funciona e porque sua empresa precisa dessa estratégia de marketing para se manter constante, então acompanhe este artigo até o fim, pois te ajudaremos a elevar o grau de credibilidade da sua marca e ter sucesso nos negócios online.

Neste artigo você conseguirá compreender melhor como funciona o Inbound Marketing em 5 etapas:

  • O que é Inbound Marketing
  • Qual o diferencial da estratégia de Inbound Marketing?
  • 6 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa
  • Como surgiu o Inbound Marketing
  • Como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa
Leia também: Tudo que você precisa saber para montar uma loja virtual

O que é Inbound Marketing

INBOUND MARKETING

Hoje podemos definir o Inbound Marketing como um conceito de marketing de atração. As estratégias aplicadas são utilizadas com o único objetivo de atrair potenciais clientes para sites, blogs e outras páginas relacionadas a empresas gerando leads, assim é possível saber com que público irá se comunicar futuramente.

O ponto mais interessante do Inbound Marketing e o que torna ele tão eficaz é o fato de atrair pessoas que já estão em busca de informações de um determinado serviço ou produto, tornando-os consumidores conscientes e dando a eles poder de compra.

O Inbound Marketing é ideal para qualquer tipo de negócio, porém é bem mais utilizado em vendas complexas, com valores mais altos e processos com prazos extensos e que exigem mais informações antes da tomada de decisão.

Nesta questão a empresa encontra a oportunidade de ter um relacionamento mais próximo com o cliente, utilizando sua lista de contatos para elaborar conteúdos personalizados que acabam favorecendo a marca e o consumidor. Em outras palavras a empresa identifica um possível problema do cliente antes dele ir a procura, e já resolve mostrando o caminho para a solução, que no caso é o seu produto ou serviço.

Quando se trata de Inbound Marketing o conteúdo é o rei, por isso é necessário produzir conteúdos de qualidade, que sejam relevantes e agreguem valores para os leads, assim eles encontrarão uma referência quando se tratar de um determinado assunto, estabelecendo confiança entre cliente e marca.

No processo de informação você passa a entender melhor as intenções do seu cliente, e apresentar seus serviços conforme o consumidor for passando pelas etapas do funil de vendas.

Qual o diferencial da estratégia de Inbound Marketing?

Para que isso fique muito claro para nós é necessário partimos do início, então vamos olhar para o marketing antes do advento da internet. A forma mais comum de marketing aplicado era o conceito de Publicidade Ostensiva, aquela baseada em mídia de interrupção, tipo as propagandas de televisão. As vendas eram mais baseadas em prospecção de clientes, hoje com a nova nomenclatura, Outbound Marketing.  

Este modelo, considerado atualmente como o “marketing tradicional”, geralmente interrompe o fluxo de consumo de informações, o que “cá pra nós”, não é mais uma proposta muito interessante. Quem nunca ficou muito enraivecido com uma propaganda fora de hora que atire a primeira pedra.

Se já ficávamos com a aura negra quando o que nos interessava era barrado para transmitir comerciais de TV, imagine quando isso passou para o YouTube e outros canais de mídia, a diferença é que na internet ainda temos o controle desse tipo de publicidade.  

No marketing tradicional então, as pessoas são conduzidas a consumir um conteúdo que muitas vezes nem de longe interessam ou cabem a elas, e isso hoje caiu por terra, os conteúdos são produzidos exclusivamente para o público-alvo e conduzido ao mesmo.

O mundo atualiza, as estratégias devem ser atualizadas também, acontece que o método anterior já não traz os mesmos resultados, isso porque o comportamento do público mudou, e atualmente com a internet temos uma nova visão de consumo de informação. Viva o Google!

É exatamente isso que torna Inbound Marketing tão inovador e importante, pois ele não invade o espaço do cliente, o cliente vai até o seu negócio, afinal seu conteúdo gera interesses, necessidades e desejos sem nem mesmo os consumidores perceberem que foram envolvidos.

Sabendo dessas informações valiosíssimas, chegou a hora de parar de gastar seu tempo com recursos para prospectar novos clientes por aí, coloque todo esse esforço nos conteúdos que serão gerados para alcançar o público-alvo interessado no seu assunto.

6 benefícios do Inbound Marketing para sua empresa

INBOUND MARKETING

Se ainda não está convencido de que o Inbound Marketing é a fórmula do sucesso, então chegou a hora que vamos ter que estreitar as coisas para que você compreenda o quanto ele pode ser útil para o seu negócio.

Separamos 6 dos benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para sua empresa.

1 - Conteúdos gerados para atrair e solucionar os problemas dos seus clientes

Os comportamentos mudaram, hoje os usuários buscam na internet informações sobre sua marca antes de de fazer parte do seu ciclo de vendas, em contrapartida está bem mais fácil fidelizar os clientes através do Inbound Marketing. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site CEB Global, clientes B2B já realizaram entre 57% e 70% de pesquisa de compra antes do fechamento.

Já um artigo publicado no site SEJ (Search Engine Journal), mostra que 93% da experiência online dos usuários inicia a partir de uma simples busca em sites como Google. O que torna o Inbound Marketing mais uma vez a estratégia essencial para o seu negócio.

O conteúdo relevante é o que responderá as dúvidas dos clientes e ainda o levará à uma solução prática que sua empresa oferece.

2 - O Inbound Marketing consegue mensurar seus resultados de forma mais certeira

Diferente da prospecção tradicional (Outbound Marketing), onde os dados de números de pessoas se tornam anúncios genéricos, ou apresentam uma estimativa aproximada, um dos benefícios do Inbound Marketing é a praticidade em mensurar resultados de maneira mais precisa.

Com o auxílio das ferramentas certas, é possível obter em tempo real dados importantíssimos como, número de cliques, acesso aos blog posts, conversões, visitantes dos sites, e muitas outras métricas.

3 - Você pode otimizar seus gastos com comunicação e outras estratégias de marketing

Este é de longe um dos benefícios mais vantajosos do Inbound Marketing em questões financeiras. A estratégia de Inbound Marketing chega a custar 62% a menos do que o Outbound Marketing. Ufa! Resolvemos todos os seus problemas, não é mesmo? Dava até para parar por aqui, mas ainda tem muita coisa boa pela frente.

Pense nas formas que poderia utilizar esse dinheiro em outras áreas do seu negócio.

4 - O Inbound Marketing melhora o rankeamento em buscas orgânicas

Já falamos aqui no blog sobre visitas orgânicas e como elas contribuem para o seu negócio.

Caso ainda não tenha lido, indicamos o post: Como colocar seu e-commerce no topo do Google e alavancar vendas

Acontece que o Inbound Marketing está fortemente ligado ao SEO para posicionar suas páginas na internet. Sites de busca como o Google são uma ótima maneira de apresentar a sua empresa.

Por isso não tem como fugir. Chegou a hora de encarar o SEO de frente e dizer que está pronto para aplicar a estratégia de Inbound Marketing, com conteúdos otimizados aumentando as visitas orgânicas no seu site, e rankeando sua página.

5 - Inbound Marketing promove um conteúdo mais aderente ao perfil do consumidor

Está mais do que claro que hoje quem manda é o consumidor. É preciso estar atendo aos meios de como se comunicar com estes clientes. Se formos observar as rotinas de navegação veremos muito que o público passa por redes sociais e sites específicos constantemente, e são nesses canais que é preciso chegar.

Um dos mecanismos do Inbound Marketing é promover o que chamamos de marketing de permissão, em outras palavras, gerar ações que se adequam aos hábitos digitais do seu público, fazendo parte natural da rotina do seu cliente, sem interrompê-lo, mas estabelecendo uma conversa com sua permissão e interesse.

Esta prática serve para manter seu site sempre atualizado e com informações de qualidade, gerando materiais ricos para o seu blog, promovendo ações menos invasivas e mais eficientes de acordo com sua audiência.

6 - Com o Inbound Marketing você gera vendas qualificadas e maior retorno de investimento

A metodologia do Inbound Marketing é a seguinte: todo indivíduo que visita o seu conteúdo é um cliente em potencial.

As estratégias de Inbound Marketing geram benefícios através da obtenção de informações coletadas dos visitantes em troca de conteúdo. Esse processo que é chamado de geração de leads.

O lead é o visitante que fornece algumas informações em troca de um conteúdo, seja ele um ebook ou infográficos, todo e qualquer tipo de materiais ricos. A conquista desses leads geram um retorno sobre investimento (ROI) maior, e com vendas mais qualificadas, uma vez que a conversão de leads é resultado de um processo de nutrição de conteúdo focado.

As chances de aumentar as vendas chegam à 54% a mais do que o marketing tradicional, ou seja, se o seu objetivo é vender mais é hora de pensar em investir no Inbound Marketing para sobrevivência do seu negócio.

Como surgiu o Inbound Marketing

Não tem como dizer exatamente quando surgiu o Inbound Marketing, afinal, o conceito foi gerado conforme os resultados de um processo de atualização no mercado digital.

Todas as vezes que a tecnologia evolui e se populariza, comportamentos mudam, as novidades acontecem e o mercado se adequa conforme o movimento dessas relações.

O Inbound Marketing na verdade foi o resultado do processo de atualização, deixando alguns hábitos do marketing tradicional que não correspondiam mais às práticas de consumo da sociedade.

Quando os consumidores passaram a ter acesso aos conteúdos?

Em meados de 1995 surgiram os primeiros mecanismos de buscas na internet, foi o início das pesquisas sobre assuntos que interessavam os usuários, incluindo produtos e serviços.

Neste período também surgiu o termo SEO (Search Engine Optimization), onde os algoritmos funcionavam de uma forma bem mais robótica, tendo como base informações geradas pelos webmasters.

O acesso a internet se popularizou e foi tomando forma, e consequentemente os usuários ganharam força, e muitos passaram a ter acesso a mais informações. Então no ano de 1995 já existiam cerca de 16 milhões de pessoas conectadas, dois anos depois o número já havia aumentado consideravelmente.

Se haviam mais pessoas, logo teria um aumento de conteúdo na rede, sendo criados para diversos fins. Sendo assim, novos mecanismos de busca foram lançados e o Google chega com tudo introduzindo o PageRank, que transformou a maneira de organizar e entregar conteúdo através da internet, isso ainda em 1998, se formos contar o passo a passo até os dias de hoje não haveriam páginas suficientes.

O surgimento dos blogs

Os blogs tiveram um papel de destaque para o que estamos vendo hoje. O uso das plataformas mostrou que qualquer pessoa poderia criar conteúdos relevantes e ter uma audiência dentro da internet.

Não demorou muito e as empresas passaram a ficar de olho na nova tendência que poderia se tornar um fator importante para o mercado. E é a partir daí que começamos a entrar na era do Inbound Marketing.

Agora que já sabemos praticamente todo conceito de Inbound Marketing, podemos passar para última e mais importante fase do processo: como aplicar Inbound Marketing na sua empresa.

Como aplicar o Inbound Marketing na sua empresa

Para entender como aplicar o Inbound Marketing no seu negócio é muito simples, a metodologia está baseada em cinco etapas de sequência lógica e eficaz. O sistema tem como símbolo um funil de vendas, onde no topo está a captação de clientes, e o fundo é a conclusão de vendas da sua empresa.

Iremos descrever estas etapas para esclarecer como tudo funciona, para que você possa aplicar com precisão a estratégia de Inbound Marketing no seu negócio.

1º Etapa - Atrair

Só no Brasil temos cerca de 120 milhões de usuários navegando na internet. Se formos levar isso a um novo patamar quase metade da população mundial tem acesso a internet.

Nesta primeira etapa o indicado é gerar conteúdo de qualidade que vá de encontro às necessidades do seu público-alvo. Vale lembrar que o conteúdo produzido deve ser útil e agregar algum valor para quem consome.

Para que o usuário chegue até o seu conteúdo é necessário pensar em formas para atraí-lo. Esteja sempre focado nessas categorias:

  • Blog
  • SEO
  • Anúncios e links patrocinados
  • Redes Sociais

2º Etapa - Converter

Quando o usuário acessa seu site ou blog, ele ainda é considerado apenas um visitante. Nesta etapa você precisará trabalhar meios para que este visitante se torne um lead.

A conversão acontece quando o visitante passa alguns dados relevantes no seu site, seja telefone, e-mail, localização e afins, em troca de conteúdos que sejam de seu interesse.

Para que isso aconteça é bom investir em materiais ricos, assim sempre irá conseguir uma taxa de lead significativa.

3º Etapa - Relacionar

Essa é a parte que em que se estreita os laços com o lead. A confiança é a parte principal que irá levá-lo a compra.

É muito difícil os leads convertidos comprar de você logo que começarem a te acompanhar. Existe uma coisa chamada psicologia de vendas onde se defende que há várias fases que um consumidor precisa percorrer antes de tomar a decisão de compra.

As etapas precisam ser respeitadas para que não aconteça de passar uma imagem negativa para o cliente. Por isso, procure se relacionar com o seu lead, esteja presente nas redes sociais, e até mesmo disponível no seu chat do blog, responda dúvidas, comentários, isso faz toda diferença.

4º Etapa - Vender

Aqui é a hora de oferecer o que você tem de melhor. Embora seja um momento muito esperado não se trata apenas de contar os valores adquiridos no processo, muito pelo contrário.

Embora muitos clientes já estejam decididos em comprar nesta etapa do funil de vendas, outros ainda terão certas dificuldades, podendo não concluir as compras, ou então desistir antes de dar início e sua equipe precisa estar preparada para entender os motivos e mudar o quadro.

5º Etapa - Analisar

O processo não acaba na venda, é preciso analisar tudo o que ocorreu durante o processo e o que é possível aprimorar.

Faça o acompanhamento dos dados para conseguir coletar o máximo de informações que te levem a alcançar seus objetivos nas campanhas, ajustando se possível, todo o processo de Inbound Marketing.

Outra coisa muito importante para ser analisada é o comportamento dos usuários que acessam o seu blog, ou site, assim você conseguirá entender como seu conteúdo está em relação a qualidade, e se está atendendo da forma correta.

Não se esqueça de acompanhar sempre as estratégias de SEO, como estão sendo aplicadas e se está tendo o resultado esperado.

Se ainda não sabe por onde começar, você pode fazer à leitura do post: Entenda a ação visionária da WebPeak que vai te ajudar a vender mais

O Inbound Marketing é essencial para o seu negócio! As coisas tem mudado rapidamente e é preciso acompanhar para não perder a estabilidade no mercado.

É possível ter um negócio de sucesso, mas para isso é necessário dedicar um pouco de tempo e ter a mente aberta para inovar.

Esperamos que este artigo tenha gostado deste artigo. Continue nos acompanhando e saiba tudo o que acontece no marketing digital.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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