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O Mobile Marketing é a cara do futuro, duvida?

24/7/2019

O Mobile Marketing é a cara do futuro, duvida?

Os smartphones possuem cada vez mais tecnologias, e algumas de suas funcionalidades já são as mesmas que as de computadores. Através do celular é possível acessar sites e realizar compras como se estivéssemos no computador.

Esta novidade, que não é mais novidade, permitiu que os consumidores tivessem mais facilidade no processo de compras e preferência por essa maneira de comprar, afinal, não há necessidade de sair de casa ou limitações geográficas para adquirir determinado produto ou serviço. 

E é justamente diante desses motivos apontados acima que o mobile marketing é tão importante. 

Vamos ajudá-lo a compreender melhor o que está em torno de mobile marketing!

Leia também: Quais são as vantagens e segredos do chatbot 

O que é Mobile Marketing?

Mobile Marketing

Você deve entender bem que os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones permitem a interação dos usuários  com seus amigos e familiares de modo rápido a todo momento, onde quer que eles estejam, independentemente do local e horário

Levando em consideração que você está por dentro destas vantagens, muitas empresas passaram a buscar formas para também se aproximar de seus clientes através desses mecanismos, seja para tornar suas marcas mais conhecidas no mercado ou mesmo para aumentar o número de vendas.

Dessa forma, podemos dizer que o Mobile Marketing trata-se do conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar das características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir, se relacionar e influenciar os clientes, assim como aqueles possíveis clientes de seu negócio.

Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, oferecendo várias vantagens para as empresas que investem nestas ações para a promoção com os clientes.

Vantagens de investir em Mobile Marketing

O número de usuários de smartphones não para de crescer a cada ano que passa, e muitas pessoas possuem mais de um aparelho para uso pessoal, você mesmo pode ser essa pessoa. 

Caso tudo o que dissemos não foi suficiente para te convencer sobre a importância do Mobile Marketing, fizemos uma lista com as principais vantagens de investir nesta estratégia.

Compras via mobile estão crescendo 

Outra informação que não é novidade para ninguém, e esse aumento no número de dispositivos móveis no mercado está influenciando de modo direto no número de compras realizadas através destes aparelhos.

As pessoas estão realizando compras através dos dispositivos móveis, logo, se você estiver deixando de investir em mobile marketing sua empresa estará perdendo a oportunidade de alcançar seu público e vender mais.

Mobile Marketing permite segmentar os anúncios 

Esta segmentação vai de acordo com a localização do usuário. Um dos problemas comuns em uma estratégia de marketing digital é a segmentação por região. O que você deve saber é que isso é muito importante para negócios locais, como bares e restaurantes, em que o ideal é atrair somente usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial.

Entretanto, grande parte dos aparelhos móveis que estão disponíveis no mercado possuem localização por GPS, característica que pode ser explorada na criação de campanhas de mobile marketing. 

Esta incrível funcionalidade irá permitir que sua empresa exiba anúncios somente para os usuários que estão em uma cidade ou bairro específico, próximos de sua empresa.

Diante disso, você irá atrair apenas os usuários com potencial de se transformar em clientes, economizando no desenvolvimento de suas campanhas promocionais e então aumentando a taxa de conversão.

Não deixe de ler: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos! 

A popularidade de aplicativos é uma realidade

Diante do aumento do número de smartphones em todo o mundo, cresceu também a utilização dos aplicativos no cotidiano dos seus usuários. Muitos destes aplicativos podem ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa.

Podemos incluir aqui aplicativos como o Facebook, Snapchat e Instagram , afinal, esses caíram no gosto do público e são utilizados diariamente pelos usuários, seja para se comunicar ou se manter informados.

Eles podem ser utilizados para sua empresa alcançar a construção de um relacionamento próximo com seus clientes e, diante disso, aumentar a visibilidade de sua marca. 

Por exemplo, aplicativos como o Foursquare responsáveis por permitirem que bares e restaurantes sejam encontrados pelos usuários com base em sua localização, garantindo o alcance de clientes que você não tinha contato até o momento.

Até mesmo aplicativos de jogos, esses devem ser usados como uma forma de sua empresa ficar presente no cotidiano de seus clientes, deixando-os bem perto do contato com sua marca. 

Comunicação rápida e eficiente 

A comunicação com seu público pode ser ainda mais rápida caso sua empresa invista em uma estratégia de mobile marketing. Não se esqueça que as pessoas ficam ao lado de seus smartphones quase o dia inteiro, não param de checar atualizações e notificações inúmeras vezes ao dia.

Esta é uma característica que pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens e facilitar a interação com seus clientes, além de colaborar também para a conquista de resultados.

A partir de um simples SMS marketing você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, essa ação é mais barata e eficiente que o envio de mala direta.

Ações de Mobile Marketing 

Mobile Marketing 

Já demos uma introduzida ao que virá a ser as ações de mobile marketing. São inúmeras ações que sua empresa pode realizar na construção de sua estratégia eficiente Mobile Marketing. Entre muitas, podemos destacar: 

SMS Marketing

Você pôde identificar que já falamos desse recurso aí em cima. Esta é uma das primeiras estratégias de mobile marketing que deve ser explorada pelas empresas e acredite: ainda é uma das mais importantes.

SMS Marketing consiste no envio de mensagens de texto para as pessoas que estão previamente cadastradas nas listas de contato, agregando e sendo muito útil para manter o relacionamento com os clientes. Em quais situações? 

Separamos também para você: Investir em redes sociais? Esse é o momento!

Bom, seja para lembrá-los de datas de pagamento, status de pedidos, envio de promoções, informações acerca dos últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças.

A grande vantagem do SMS Marketing é que ele possui uma taxa de abertura de mensagens extremamente significativa, chegando próxima dos 98%. Este é um número impressionante, sobretudo se compararmos com a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing, que está próxima dos 20%.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing, que também pode ser chamado por muitos de Marketing de Proximidade, trata-se de uma estratégia de marketing que faz uso da funcionalidade do Bluetooth dos mobiles para compartilhar arquivos multimídia com as pessoas com o objetivo de informar sobre seus produtos e serviços.

Os arquivos podem ser uma lista de produtos de uma empresa, o catálogo de compras ou até mesmo arquivos em vídeo que promovam o estabelecimento. É uma estratégia muito utilizada por negócios locais, tendo em vista sobretudo que o alcance do sinal bluetooth é relativamente pequeno.

A grande vantagem do Bluetooth Marketing é que esta é uma estratégia de marketing gratuita, não exige nenhum custo de manutenção para seu negócio distribuir arquivos para seus clientes.

Entretanto, é preciso lembrar que grande parte dos usuários mantém a funcionalidade Bluetooth de seus celulares desligada, principalmente para poupar bateria. Diante disso, mesmo que seja uma ótima estratégia para se comunicar com as pessoas próximas de sua empresa, possui um alcance pode ser muito limitado.

Criação de páginas responsivas

A garantia de que o usuário de smartphones e tablets consigam visualizar de modo correto a página de sua empresa é indispensável para sua estratégia, não somente de mobile marketing, mas também de marketing digital de modo geral.

Isso significa que além de facilitar a navegação de seu usuário, este é um critério utilizado pelo Google para então garantir uma melhor posição de seu site nas buscas. Portanto, você não pode deixar de desenvolver para a sua empresa um site responsivo, que possa ser acessado de forma fácil por qualquer aparelho, sejam eles celulares, tablets ou desktops (computadores de mesa).

A WebPeak pode te ajudar a ficar no topo do Google: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO

QR Code Marketing

Podemos dizer que o QR Code é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para a sua estratégia de mobile marketing.

O que é o QR Code

Trata-se de um código de barras em 2D, em que o usuário de smartphone utiliza a câmera para a realizar a leitura do código e ser redirecionado para uma outra página. Com ele você será capaz de expandir o alcance de sua estratégia de marketing tradicional, isso é contemplado ao direcionar os clientes de sua empresa para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura.

Ao inserir um QR Code em um panfleto/flyer de sua negócio, por exemplo, você poderá direcionar os usuários de forma direta para o site de sua empresa para ter mais informações sobre o que você está promovendo.

Ao utilizar um código de QR Code na embalagem de seus produtos, você poderá direcionar seus clientes para um vídeo tutorial de como usá-lo de forma correta, isso irá facilitar sua comunicação com eles. Sua empresa ficará mais próxima.

São inúmeras as opções que sua empresa poderá explorar ao utilizar o QR Code nas campanhas de mobile marketing.

Para concluir, já destacamos a importância do Mobile Marketing em seu negócio, os dispositivos móveis de uma forma geral possuem uma ótima interação com as redes sociais. 

Para aumentar a eficiência de suas campanhas promocionais o fundamental é que você explore esta característica, além de incentivar seu público a compartilhar seus conteúdos em seus próprios perfis nas redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook.

Por outro lado, garanta a presença de sua empresa em algumas destas redes sociais, a depender de sua necessidade de alcance, em mais de uma. Com uma boa integração e engajamento, você poderá alcançar um público grande e, com isso, conquistar mais resultados para sua organização.

Esperamos que você esteja convencido sobre estratégias de mobile marketing. Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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