O momento é de transformação digital das indústrias

7/1/2020

O momento é de transformação digital das indústrias

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar em transformação digital na indústria. Se trata de mais uma das transições sociais pelas quais passamos e que possuem o poder de modificar nossas vidas e até mesmo a própria economia.

Para quem deseja compreender esse processo é necessário observar tanto as mudanças da própria sociedade (no modo de agir, pensar e se relacionar), como também a evolução dos dispositivos que fazem parte dessas modificações.

Neste conteúdo vamos apresentar os impactos de transformações digitais nas indústrias!

Não deixe de ler: Aprenda como otimizar sites!

Transformação Digital e o mercado de trabalho

A mudança de hábitos de compra é comum em todas as gerações, entretanto aparentam mais velozes e nítidas com a internet. Simplificadoras desse processo, os instrumentos de inovação digital, como o e-commerce, servem para amadurecer essa tendência e transformá-la em uma realidade estável. 

A força da tecnologia digital é visível de várias formas, em diferentes aparelhos e recursos, a qualquer hora e em qualquer lugar do planeta. Ela vem conquistando cada vez mais o mercado industrial em diversos setores. Porém a transformação digital não é um passo simples para empresas ou indústrias estabelecidas no mundo físico ou acomodadas a modelos tradicionais. 

transformação digital nas industrias - webpeak


O relacionamento direto de alguns segmentos com seus consumidores finais pode demandar fortes ajustes em toda a cadeia logística envolvida, além de significar um abalo na relação com canais distribuidores, representantes e revendedores. 

Mesmo diante disso, é possível formar estratégias diferenciadas de atuação sem impactar os atuais modelos de distribuição. Um bom exemplo seria o D22C, que com a possibilidade de customizar produtos ou apresentar aos clientes um mix mais abrangente do que aquele oferecido nos canais tradicionais cria novas oportunidades de negócios e permite que os próprios varejistas usem essas informações na hora de tomar decisões de compra de produtos. Ou seja, o canal D2C, dessa forma, pode servir como um teste-piloto de linhas de produtos.

A necessidade de implementar modelos de desenvolvimento eficientes, mesmo em empresas rigorosamente organizadas, para viabilizar esses novos modelos de negócios também é um ponto muito importante.  A visão centrada no cliente precisa substituir a convencional visão centrada no produto e uma forma significativa de realizar essa transformação digital é implementar modelos de desenvolvimento típicos do mundo digital, como o agile, para comprovar rapidamente a viabilidade de conceitos de negócios. 

Uma vez vencidas os obstáculos iniciais, os resultados iniciais desses conceitos já mostram se vale a pena continuar persistindo nesse caminho ou se é necessário trazer novas abordagens para a inovação.

Leia mais: Tendências 2020 para marketing digital 

Indústria 4.0: transformação digital das indústrias

As companhias que adotaram o conceito de indústria 4.0 puderam identificar outras dificuldades como o alcance direto ao consumidor sem gerar conflito de canal com distribuidores ou revendedores, a personalização de produtos em canais específicos para o consumidor final, a diferença de preços entre canais, e a adaptação do supply chain para o consumidor omnichannel. 

Por isso, é importante enfatizar que os empreendimentos precisam reconhecer as suas limitações e se prepararem para aderir às mudanças e adaptações necessárias para usufruir de todos os seus benefícios. Os negócios que se prepararem em tempo hábil, sem dúvidas, sairão na frente e terão uma grande vantagem competitiva. Aliás, essa é uma premissa do mercado atual. Portanto, seja consciente e procure se informar melhor.

Os consumidores atuais são mais exigentes e o seu negócio deve absorver e aproveitar os diversos recursos que a revolução industrial trouxe para o mundo corporativo. 

O mercado brasileiro já conta com casos reais e modelos de sucesso adotados por indústrias rumo ao sucesso da transformação digital

Outro ponto importante é que devido a velocidade em que a internet tem crescido, as novas descobertas nas mais diversas áreas do conhecimento têm aumentado cada vez mais. 

Embora isso seja algo positivo, infelizmente as pessoas que não buscam se especializar e acompanhar todas as inovações de mercado, acabam sofrendo para encontrar um local no mercado de trabalho. Afinal, sabemos que a invenção de maquinarias inteligentes, novos automatismos nas empresas e fábricas, exigem cada vez mais profissionais qualificados e com especializações. 

O ciclo de implantação de novas tecnologias vem crescendo cada vez mais, com mudanças significativas num curto espaço de tempo.

O mercado de trabalho também está sofrendo os impactos de todas essas mudanças e, certamente, há pontos a serem exaltados e repensados. Os profissionais da atualidade precisam buscar novos conhecimentos e devem aprender a lidar com todos os novos recursos de que a indústria necessita.

Leia mais: Passo a passo para otimização de conteúdo

Faça parte do nosso time e assine a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak