NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

O Onboarding vai mudar sua história!

24/7/2019

O Onboarding vai mudar sua história!

o que é onboarding

O primeiro dia de trabalho pode ser uma experiência incrível, mas não é sempre que isso acontece, não é a realidade na maioria das empresas. Isso porque um novo emprego costuma gerar ansiedade e incertezas, isso vale tanto para o empregador quanto para o colaborador.

Diante disso, aqui estamos dizendo que é preciso investir no processo de integração dos novos funcionários. Sendo possível assim aproveitar toda a energia dos recém-chegados, fazendo com que haja uma aceleração na adaptação do novo integrante, garantindo que produza o mais rápido possível e alcance seu pleno potencial em curto prazo.

Estamos falando de Onboarding quando o assunto é esse. As vantagens não param por aí: o onboarding também irá ajudar a reter talentos e reduzir a rotatividade na sua empresa.

Neste conteúdo vamos mostrar que não é difícil de implementar, e irá mudar seu negócio

Leia também: A gente criou um tutorial para você criar uma persona ainda hoje

O que é Onboarding

Em gestão de pessoas, Onboarding nada mais é que o processo de integração de novos colaboradores à cultura e método de trabalho da empresa. O propósito central está em facilitar a adaptação do profissional e garantir que ele atinja seu pleno potencial o mais rápido esperado, alinhado aos objetivos do negócio.

Esta palavra de origem inglesa, onboarding, representa o ato de “embarcar”, ou seja, trazer o recém-contratado a bordo. Esse processo é fundamental, pois toda nova contratação vai exigir um tempo para inserir o colaborador no contexto da empresa, transmitindo seus valores, metas e procedimentos.

Quando estamos falando de onboarding, o RH é o departamento responsável, que deve iniciar o programa de integração logo após a admissão do candidato. É essencial evitar a confusão com o onboarding marketing, que é um processo que guia o cliente no uso do produto e serviço logo após a compra.

Este conceito começou a ser utilizado na década de 1970, no contexto em que empresas perceberam que o treinamento “on the job” (aprendizado na prática) não era suficiente para orientar seus novos funcionários.

Com a ausência da atenção necessária, os profissionais demoram muito mais tempo para compreender os processos e objetivos da organização, assim como se atrasa o momento de se familiarizar com o ambiente e as pessoas.

Pensando no seu negócio, cada hora de trabalho perdida, e isso você certamente sabe muito bem, representa um prejuízo para a empresa. Diante disso, o onboarding surgiu para agilizar a aprendizagem dos iniciantes e, de quebra, melhorar os níveis de retenção e qualidade das contratações.

Benefícios de ter um processo eficiente como Onboarding

o que é onboarding

A importância deste recurso está na capacidade de acelerar a adaptação dos recém-contratados em uma empresa, além disso, está em alcançar sua produtividade máxima de modo rápido. Vamos a alguns outros benefícios!

Motivação desde o início

O onboarding trata-se do impulso inicial para garantir a motivação dos novos talentos dentro da empresa. Quando o profissional se sente acolhido e centralizado na empresa, orientado, a tendência é que consiga se envolver rapidamente com o trabalho e comece a apresentar resultados em poucos dias.

Iniciar um trabalho motivado também é muito importante para facilitar a socialização e contribuir com o clima organizacional da empresa. Você vai garantir o melhor início possível para o profissional e colher os frutos do engajamento.

Não deixe de ler: Como fidelizar clientes: uma estratégia que vai aumentar suas vendas

Integração em todas as dimensões

A integração possui inúmeras dimensões dentro da organização, podemos citar algumas:

  • Socialização com os colegas de trabalho e gestores;
  • Adaptação às ferramentas e tecnologias utilizadas no cotidiano;
  • Acesso ao conhecimento e informações compartilhados pela empresa;
  • Alinhamento aos objetivos, estratégias e metas do negócio;
  • Internalização dos valores, propósitos e missão da organização;
  • Identificação com a cultura organizativa;
  • Domínio dos processos, métodos e rotinas de trabalho;
  • Desenvolvimento da visão sistêmica da empresa, que compreende seu funcionamento e interação entre as áreas.

Os aspectos apresentados são contemplados pelo onboarding, ao menos em seu estágio inicial.

Retenção de talentos

Em 2015, um estudo, The True Cost of a Bad Hire, realizado pelo Brandon Hall Group e publicado pela Glassdoor, aponta que um ótimo onboarding é capaz de aumentar a retenção de talentos em 82%.

O que isso significa? 

O resultado mostra a importância de reter seus colaboradores desde o primeiro dia de trabalho, pois assim entram em uma nova empresa, as pessoas esperam ser bem recepcionadas e enxergar perspectivas de crescimento. Caso contrário, podem simplesmente continuar sua procura por vagas e sair na primeira oportunidade. Ou pior: podem travar o trabalho e desenvolvimento de sua equipe por não achar que faz parte daquele ambiente. 

Redução da rotatividade

A redução da taxa de rotatividade é muito importante. É outro benefício valioso do onboarding nas empresas. Esse indicador representa o fluxo de entradas e saídas de colaboradores, e que pode prejudicar de forma séria a produtividade se for muito intenso.

Por outro lado, uma alta rotatividade gera custos extras com rescisões contratuais, e pode ainda impactar diretamente o clima organizacional, e aumentar a insegurança e afetar os ânimos das equipes.

Quer evitar esse problema? 

Então é melhor investir em um excelente onboarding de novos funcionários para reduzir o risco de demissões. Outro ponto importante de lembrar é que os recém-contratados são duas vezes mais propensos a procurar outro emprego quando ficam insatisfeitos no período de integração, este dado foi extraído de uma pesquisa realizada em 2018 pela Digitate.

Onboarding: como aproveitar melhor o primeiro dia do colaborador

Não se esqueça que o primeiro dia do colaborador é uma oportunidade única de começar com o pé direito e aproveitar toda a energia de uma nova contratação. Separamos algumas dicas para você impulsionar em sua empresa

Prepare um kit de boas-vindas

Se você quer que o colaborador se sinta valorizado desde o primeiro dia, você pode recebê-lo com um kit de boas-vindas personalizado.

Não precisa ser muito elaborado, que tal conter o manual do colaborador, crachá, materiais de escritório como cadernos, lápis, calendário e até algum brinde personalizado com a marca, como uma caneca ou um apoio para celular, uma caderneta ou até mesmo um chaveiro personalizado. 

Esse pequeno gesto irá fazer toda a diferença para causar uma primeira impressão maravilhosa, estimulando o senso de pertencimento do novo profissional.

Envolva os colegas de trabalho

Toda sua equipe deve estar preparada para receber seu novo integrante, afinal, o calor humano é a melhor forma de acolher novos colaboradores.

Incentivar sua equipe a um sorriso e um cumprimento de boas-vindas será suficiente para aliviar a ansiedade do novato e às tantas inseguranças a respeito dos novos colegas.

Diante desse cenário, cabe ao responsável pelo onboarding informar as equipes sobre a chegada do profissional e instruí-las para esse momento. Que tal você promover um almoço em equipe para integrar ainda mais o recém-chegado?

Leia mais: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos!

Faça o tour da empresa

O tour da empresa é essencial no onboarding, pois ajuda o colaborador a se ambientar e conhecer melhor os espaços e pessoas do escritório de sua empresa. Assim como os espaços externos.

Assim que a pessoa chegar, leve-a para conhecer todos os setores e partes do escritório, apresente os colaboradores e seus cargos. É importante explicar cada detalhe, inclusive os pequenos como política de uso das salas de reunião e organização do trabalho.

Explique todo o processo e suas metas

o que é onboarding

Grande parte da ansiedade do primeiro dia está nas incertezas sobre o que fazer, como fazer e quais são as expectativas esperadas pela empresa.

Diante disso, é fundamental que você explique como será o processo de onboarding em todas as etapas e quais metas de aprendizagem e desempenho o colaborador deve cumprir. A partir dessa atitude, ele começa sabendo exatamente como agir e quais objetivos terá que atingir para provar suas competências.

Concluindo este conteúdo incrível sobre o que é onboarging, agora você sabe a importância do onboarding para integrar e reter seus novos talentos. 

Com todo o processo bem estruturado, você pode aproveitar toda a energia revigorante dos recém-contratados e torná-los produtivos em algumas semanas. Então para isso, os primeiros dias na empresa são decisivos, e você pode transformá-los em uma experiência única.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 

Até a próxima! 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak