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O Outbound Marketing e como encontrar o seu cliente ideal

8/3/2019

O Outbound Marketing e como encontrar o seu cliente ideal

outbound marketing

Infelizmente muitas pessoas nos dias atuais não dão valor ao Outbound Marketing, o que é um erro. Embora o marketing tenha se repaginado em várias questões, o outbound marketing ainda é um forte aliado para quem está querendo vender mais.

Caso você não tenha conhecimento sobre o que é o Outbound Marketing, resumidamente se trata da ação de venda direta. É a oferta oferecida que muitas vezes você nem percebe, mas está lá até que você não consiga resistir aquela propaganda.

Alguns exemplos de Outbound Marketing são os comerciais de TV, rádio, anúncios pagos na internet, telemarketing e todos os canais possíveis de apresentação imediata de um produto ou serviço.

Pensando por esse lado você pode até não achar muito atraente a questão de aplicar o outbound marketing no seu negócio, mas acredite, essa é uma das estratégias que mais convertem e garantem as vendas de qualquer negócio.

A grande questão é: como aplicar as práticas de outbound marketing para ter sucesso nas vendas? A resposta é muito simples, encontrando o seu cliente ideal.

Leia também: Guia Rápido para Analisar Forças e Fraquezas de um Site

Outbound Marketing e os Tipos de clientes

Embora o outbound marketing seja utilizado para venda direta, e que na maioria das vezes é apresentada de forma mais ampla, é necessário traçar uma rota e não perder o foco de quais clientes você deseja alcançar.

Hoje com tanta informação e perfil de clientes, podemos ficar um pouco perdidos com relação a quem pode ser o nosso cliente ideal, mas é possível organizar todas essas informações e categorizar em 4 tipos de clientes.

1 - O que já está a procura

A maioria das empresas amam essa categoria de cliente quando estão aplicando o Outbound Marketing, pois são os clientes mais fáceis de serem alcançados. Na verdade, os clientes que estão nessa categoria já estão buscando o seu produto, e as vezes já chegaram no nível de desespero porque precisam comprar aquilo que você pode oferecer.

Por mais que seja mais fácil atingir esse público, existem também os contras, pois nessa categoria você vai precisar combater com muito mais força a sua concorrência. Sem contar que para se manter na disputa a briga por preços também será maior, podendo não lucrar muito com seus produtos e serviços.

Contudo, essa é a categoria de vendas ativas e para o outbound marketing ela é ideal. Caso queira vender mais, temos outras categorias de clientes onde você se dedicará mais, porém vai elevá-lo e assim ele irá se tornar no cliente que deseja o seu produto, e você ainda  vai driblar a concorrência.

2 - O cliente que procrastina

outbound marketing

Essa já é uma categoria que possui um volume maior de clientes e menor em concorrência. Aqui será gasto um pouco mais de energia para conseguir que este cliente se torne um consumidor efetivo.

Temos no mercado vários clientes procrastinadores, aqueles que sabem o que precisam, mas deixam para depois. Para que esse cliente venha criar a vontade de agilizar a compra, é preciso aplicar as técnicas de ofertas irresistíveis, e neste caso você precisa conhecer exatamente quem é o seu público-alvo para criar campanhas e anúncios e vender para esse cliente.

Umas das práticas de outbound marketing que se encaixa perfeitamente nesses casos são as redes sociais. Nelas você consegue segmentar o seu público e criar as melhores estratégias de anúncios para ir de encontro ao seu cliente ideal.

Não deixe de ler: Como gerar leads qualificados com Marketing de Conteúdo

3 - O cliente que não sabe que precisa

Essa com certeza é uma categoria com baixíssima concorrência e maior número de potenciais clientes. Para essas pessoas você precisará ir um pouco mais a fundo, uma ótima opção é mostrar para esses potenciais clientes que eles precisam do seu produto ou serviço.

Nessa situação o outbound marketing anda de mãos dados com o inbound marketing, onde é necessário atrair o cliente, educá-lo, instruí-lo para só então apresentar para esse cliente uma oferta para compra.

Essa também é a categoria que com certeza irá encontrar o seu cliente ideal, pois antes de se tornar um consumidor ele passará pelo processo de construção juntamente com você, que saberá exatamente quem é a sua persona.

Como aplicar o Outbound Marketing

Outbound Marketing

Assim que você identificar quem é o seu cliente ideal suas estratégias de outbound melhorarão consideravelmente em todos os aspectos. Existem várias formas de aplicar o outbound marketing e aumentar suas vendas.

Sua estratégia pode ser aplicada nas redes sociais, através de anúncios, follow up, e-mail marketing, e tudo isso é possível quando você tem uma base de dados confiável para envio das ofertas.

O problema não está em oferecer seus produtos e serviços, mas sim para quem você apresentando, não adianta nada apenas lançar se muitas pessoas não serão alcançadas, ou pior, não tem interesse nos seus produtos. 

Trace uma rota para encontrar o seu cliente ideal e aplicar suas estratégias de outbound marketing.

Se tiver alguma dúvida aqui no blog temos diversos artigos voltados para o marketing para você definir seu público-alvo e arrasar nas vendas. Não se esqueça de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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