O passo a passo de como fazer um infográfico

25/5/2018

O passo a passo de como fazer um infográfico

Elaborar materiais ricos para gerar leads é uma das estratégias mais usadas dentro do marketing digital, isto porque educar o seu público-alvo é um ponto de extrema importância para vendas de qualquer tipo de negócio.

Pensando nisso, trouxemos um passo a passo de como fazer um infográfico, um material rico muito simples de criar, que são excelentes para quem deseja passar informações importantes de forma resumida e ilustrativa, o que ajuda muito na hora da compreensão do assunto.

Se você ainda não conhece o poder dos infográficos e como eles funcionam, basta continuar lendo esse artigo para que no final possa desenvolver seu próprio conteúdo da forma certa.

Leia também: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

O que é um infográfico?

O infográfico nada mais é do que uma apresentação com apelo visual que resume um conteúdo em pequenos textos, imagens ou ilustrações facilitando a compreensão do leitor.

Por ser um conteúdo que mistura textos com imagens ele é capaz de estimular os dois lados do cérebro, e isso acaba tornando a leitura muito mais atrativa e clara para quem lê.

E por que apostar em um infográfico?

Criar infográficos pode ser interessante por diversas maneiras. Alguns dos benefícios desse tipo de conteúdo são:

  • A facilidade em fazer esse material;
  • Poder ser usado tanto para aumentar tráfego no site, como pode ser utilizado para gerar leads;
  • Qualquer segmento pode fazer uso desse tipo de conteúdo, sejam empresas B2B ou B2C;
  • O interesse por infográfico e a busca por essa palavra tem aumentado nos últimos anos.

Agora que já conhece os pontos positivos desse conteúdo, e com certeza já está pensando em elaborar para aumentar o tráfego para o seu site e gerar mais leads, vamos aos passos que irão te ajudar a fazer um infográfico!

Como fazer um infográfico

Confira os 5 passos necessários para criar um infográfico de qualidade que trará resultados significativos para o seu negócio.

1º Passo: Comece a criar um esboço

Não tenha medo de começar do 0, muitas pessoas não conseguem evoluir por medo de novos desafios. Não precisa ser perfeito, afinal a perfeição vem com a prática, mas é preciso iniciar de algum lugar. Então faça!

Comece escrevendo em algum lugar sobre suas ideias, para deixar ainda mais simples tente escrever em um documento online, no Google Docs por exemplo, e responda as seguintes questões:

  • Para que público vai ser destinado esse material?
  • Quais as dificuldades ou problemas que meus clientes possuem?
  • Qual é a minha intenção com esse material?

2º Passo: Esquematize suas ideias e a ordem de apresentação

Organize suas ideias, isso sempre é muito importante e te ajudará a chegar no resultado final, vá anotando e monte esquemas de apresentação das informações que quer transmitir.

Insira nesse rascunho tudo o que pretende colocar no material final, título, subtítulos, todos os tópicos que serão abordados, distribuição de imagens e Call-to-Actions.

3º Passo: Colocando a mão na massa

Você pode contratar os serviços de alguma empresa ou freelancer que faça exatamente do jeito que deseja, de forma mais profissional. Mas se você tem algumas habilidades e resolver arriscar elaborar o seu próprio infográfico, existem ferramentas que facilitam o processo.

Abaixo iremos mostrar como pode ser fácil criar um infográfico simples e informativo.

  1. Inscreva-se no Canva.com

O Canva é um software muito conhecido por designers e qualquer pessoa que busque recursos visuais atrativos, de preferência com layouts prontos, pois isso otimiza o tempo de trabalho e garante um resultado interessante.  

  1. Procure pela seção “Blogging & eBooks” e clique em Infographic

3. Escolha um modelo de infográfico que combine com o seu conteúdo

Busque por um modelo que se adeque a ideia inicial, se o seu conteúdo for um passo a passo por exemplo, poderá escolher um que facilitará na hora de fazer as edições necessárias. Vale lembrar que existem opções gratuitas e pagas, você poderá escolher conforme sua preferência.

Caso não tenha um layout totalmente alinhado a sua ideia, pode ficar tranquilo, todos os modelos são 100% editáveis, podendo alterar cor, fonte, imagens, ícones e deixar do jeito que desejar.

  1. Coloque as informações dentro do infográfico

Agora é a hora de pegar o esboço e começar a transferir para o seu infográfico todas as informações.

  1. Edite como quiser

O software possibilita que você altere praticamente tudo dentro da imagem, é bem simples e a própria plataforma vai dando os comandos, basta clicar na área que deseja editar.

4º Passo: Insira um CTA no seu infográfico

Call-to-Action como o próprio nome diz são chamadas para uma determinada ação dentro do seu infográfico. Você pode inserir links para que as pessoas tenham acesso fácil a sua página por exemplo.

5º Passo: Elabore uma estratégia para seu infográfico gerar visitas e leads

Assim que concluir seu infográfico é necessário definir onde ele irá ficar. É possível gerar tráfego e leads fazendo uso desse material. Confira algumas opções:

  1. Use o infográfico para atrair visitantes para o seu site/blog
  2. Use o infográfico para gerar Leads
  3. Use o Infográfico para se relacionar com os Leads
Não deixe de ler: Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

Aumente suas conversões

Desenvolvemos este infográfico para você utilizar como exemplo para seu negócio.Deixamos o processo de conversão mais visual para que você aplique em seu negócio as melhores estratégias. Confira cada detalhe!

Considerações Finais

O Infográfico é um material rico que pode te ajudar a alcançar números de resultados significativos. Por mais que pareça complicado ele é bem simples de fazer e pode conter toda informação necessária para seu público-alvo.

Comece agora a elaborar seu infográfico e confira os benefícios de uns dos materiais mais atrativos dentro do marketing de conteúdo.

Para ter acesso a mais conteúdos como este, basta acessar nossa newsletter, e continuar nos acompanhando.

Boa sorte e até breve! 🖖

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak