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O poder da filosofia SEO para o google pagerank

26/7/2019

O poder da filosofia SEO para o google pagerank

Google pagerank

Para aqueles que trabalham com internet, sabe-se que um dos pontos mais importantes a se mensurar com o Marketing Digital está em saber o alcance de suas postagens. Sabemos que os sites e blogs necessitam ter esse conhecimento para saber se o seu conteúdo está atingindo seu público-alvo.

Sabendo disso, é importante compreender que uma das principais ferramentas utilizadas pelo social media de um site ou blog é o Google Pagerank. Neste conteúdo vamos apontar a importância desta avaliação para as páginas da sua empresa. 

Leia também: Fique por dentro das novas práticas de SEO

Conheça o Pagerank

Algo a ser notado é que muitas pessoas já ouviram falar e até utilizam o Pagerank. Entretanto, muitas não possuem a menor ideia do que a ferramenta se trata. Determinados administradores de sites e blogs já devem entender seu conceito, porém é sempre importante se manter atualizado e por dentro do universo que o cerca, mesmo que o Google Pagerank não tenha mudado tanto no decorrer de seus anos de existência.

É isso mesmo que você leu. O Google Pagerank já vem sendo utilizado há quase 20 anos, foi desenvolvido por Larry Page com o auxílio de Sergey Brin, na Universidade de Stanford.

Desde sua criação, podemos considerar esta como a principal ferramenta de avaliação entre sites. 

O Pagerank é especificamente uma ferramenta que ajuda a avaliar a importância do seu site em relação a outros sites. Além dele informar o posicionamento do seu site , também organiza a lista de sites que surgem na hora da busca no Google de acordo com a sua relevância e o número de acessos que a página alcança.

Como funciona o Pagerank

Na teoria, Pagerank funciona de uma maneira bem simples. É uma ferramenta que vai de 0 a 10. Entretanto, cada site possui uma pontuação específica que é dada pelo Google, e esta pontuação é concedida através de uma espécie de voto.

Um dos exemplos mais utilizados, e que você já deve ter vivido também, é quando alguém recomenda a sua página ela ganha uma boa reputação perante o Pagerank.

Porém, importante saber que não se consegue uma boa avaliação apenas com referências, apesar de que essas referências ajudam a aumentar a sua pontuação. Atualmente, o Google usa como métrica para avaliação de cada site três importantes características: a Quantidade, a Qualidade e o Contexto dos cliques que a página irá receber. As três características devem vir sempre juntas, em relação ao Pagerank.

Caso o site não esteja tendo qualidade e contexto, mas esteja recebendo muitos cliques, ela não terá uma boa pontuação no Pagerank. Compreende? 

Nesse sentido, se você é o administrador da sua página lembre-se de trabalhar os três pontos para conseguir manter sua página bem posicionada.

Não deixe de ler: Investir em redes sociais? Esse é o momento!

Qual a importância do Pagerank

Após compreender o que é e como funciona a ferramenta que posiciona as páginas na pesquisa do Google, o importante é entender qual a importância do Pagerank para o seu site.

O ponto forte do Pagerank está na colocação de um site na hora que um internauta fizer a pesquisa. O que isso significa? 

A chance de seu site conseguir acessos devido ao resultado da pesquisa é gigante caso ele esteja bem colocado. Nesse sentido, a importância do Pagerank é que ele define onde o seu site vai aparecer quando for feita uma busca no Google.

Pensando que para conseguir viver de sites ou blogs o que importa é o número de acessos, o Pagerank vai ajudar e muito você a aumentar o tráfego na sua página.

Melhores dicas para se dar bem no Pagerank

Bom, destacamos acima a importância da ferramenta para seu negócio. Agora vamos às dicas mais específicas sobre como melhorar seu posicionamento no ranking dos principais motores de busca a partir de ações relativamente simples, mas que demandam que você esteja sempre atualizado em relação às principais novidades do seu mercado e tenha um senso crítico aguçado sobre como otimizar seu site da melhor forma.

Como se dar bem no PageRank?

Conteúdo único

Antes de mais nada, o mais importante passo é criar um bom conteúdo que seja exclusivo para seu site ou blog. Os motores de busca dão muito mais ênfase a um conteúdo singular.

Nesse sentido, a indexação é muito mais frequente. E se dá muito em função de um conteúdo que seja único e relevante atrair muito mais buscas de interessados na autoridade transmitida por suas publicações.Isso permite que com o que o Google “perceba” que ali está algo indispensável.

Leia também: Você já sabe como medir o desempenho do seu conteúdo?

Use tags de cabeçalho e palavras-chave

Como já mencionamos acima, postagens de alta qualidade vão lhe ajudar a se classificar melhor. Porém, ao mesmo tempo, sabe-se que a melhor forma de ser encontrado no Google é estando na primeira página das buscas orgânicas.

Uma excelente forma de se conseguir isso está em aprender a trabalhar bem com as tags de cabeçalho e também com as palavras-chave.

Backlinks

Além de disponibilizar conteúdo relevante e de caprichar no trabalho de SEO com a utilização de palavras-chave, é importantíssimo que você também tenha backlinks, ou seja, links de postagens que direcionam ao seu site ou blog.

A forma mais fácil de se fazer isso é fazer links internos através de suas próprias postagens.Porém ao disponibilizar conteúdo único, e com um bom trabalho de SEO que lhe proporciona uma vantagem em relação ao ranqueamento, a possibilidade de que outros publishers realizem este trabalho por você aumenta consideravelmente. A técnica que estamos falando se chama link building e você pode ler mais sobre ela aqui.

Ofereça descontos

Temos essa boa dica para quem trabalha oferecendo produtos ou serviços na internet e deseja melhorar o Pagerank, a dica é criar uma campanha de descontos para as suas mercadorias.

Seja através de e-mail marketing, postagens nas redes sociais, ou anúncios pagos, esta é uma excelente forma de aumentar o número de visitas para o seu site, pode lhe oferecer benefícios muito duradouros e relação diante do posicionamento de sua página nos motores de busca.

Use e abuse das redes sociais

Google pagerank

As redes sociais são excelentes ambientes em que você pode interagir com um público segmentado de modo mais direto e espalhar seus backlinks.

O sucesso deste tipo de ação dependerá na verdade de como você lida com o seu público e também da sua experiência em postagens neste contexto.

Estamos falando de saber os melhores horários, tipos de postagens, tamanhos de fotos e vídeos, etc.

Saiba que a conquista de melhorias no Pagerank é um processo contínuo e interligado com todos os seus atos na internet, independentemente de ser um trabalho realizado diretamente nos motores de busca ou não.

Leia mais: Você já sabe como medir o desempenho do seu conteúdo?

O Pagerank só é atualizado, em média, a cada três meses. Isso indica que com que fique defasado e consequentemente os administradores de páginas passam a não dar a devida importância para a ferramenta do Google

Você pode aproveitar que a ferramenta de avaliação veio para ajudar e facilitar os sites, não deixe de aprimorar e colocar isso em prática para ter uma boa avaliação e estar sempre bem posicionado no rank de pesquisa do Google.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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