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O que a experiência do usuário tem a ver com o sucesso do seu e-commerce?

1/2/2019

O que a experiência do usuário tem a ver com o sucesso do seu e-commerce?

Já entrou em algum site em que não ficou satisfeito? Seja pelo layout, ou pela demora no carregamento, temos a convicção de que em algum momento você já disse “adeus” a uma página em menos de dez segundos.

Pode até parecer besteira, mas imagine milhares de pessoas entrando no seu site e não completar nem mesmo à primeira fase do funil. Chato não é mesmo?

Todas essas pessoas seriam um cliente em potencial, caso elas tivessem uma boa experiência do usuário. E sim, já foi comprovado o quão importante é dar aquele up no site para que os clientes permaneçam na página e cumpram com o seu objetivo: mais vendas!

Esse artigo foi pensado exclusivamente para você que quer vender mais, porém seus potenciais clientes não parecem estar muito interessados de irem até o fim. Mas calma! Isso é muito comum.

Acontece que as pessoas estão cada vez mais conectadas e com um turbilhão de informações passando por elas rápido demais, o que torna seu poder de compra mais forte, e consequentemente gera clientes mais críticos.

Estamos aqui para te ajudar a entender melhor esse universo e o que fazer para experiência do usuário ser positiva, e claro, mais lucrativa.

experiência do usuário - ux

O que é experiência do usuário?

Bem, a experiência do usuário vai muito além do que apenas acessar um site. Na verdade, abrange praticamente todos os pontos de contato do cliente com a marca, isso inclui o emocional.

Em outras palavras, trata-se do relacionamento que o cliente tem com a sua marca, produtos e serviços, se ele se sente encantado pela empresa claramente isso irá refletir na experiência do usuário.

Quando se trata de e-commerce, o usuário precisa se sentir à vontade o suficiente para realizar suas compras, sem interrupções desnecessárias e tudo acontecendo de forma simples e fluida.

Acredite, não tem quem goste de entrar em um e-commerce e enquanto está vendo o produto que deseja, ou lendo sua descrição, misteriosamente abrem-se mais cinco janelas de coisas que não se tem interesse no momento.

Para ficar facilitar, existem 4 pilares mais conhecidos quando se trata de experiência do usuário, são eles:

  1. usabilidade: o site deve ter um layout de fácil navegação;
  2. utilidade: todo conteúdo do site precisa atrativo e agregar valor, além de estar à disposição do usuário;
  3. acessibilidade: os acessos para materiais específicos devem ser facilitados;
  4. funcionalidade: a página precisa cumprir o objetivo para o qual ela foi pensada.
Separamos para você: Melhores Plataformas de Ecommerce.

Qual é o real objetivo da experiência do usuário?

A melhor experiência do usuário que seu e-commerce pode proporcionar, está ligado a atender as necessidades do seu potencial cliente, sem causar nenhum desconforto com pressões e dúvidas.

Em seguida, é necessário ter atenção especial ao seu produto e despertar o desejo do consumidor, e caso seu produto seja um pouco mais complexo, experimente explicar as formas de uso através de textos curtos e objetivos, ou até vídeos.

Um ponto muito importante sobre a experiência do usuário é saber que tudo envolve vários outros fatores, por isso é válido investir no marketing, design gráfico, industrial e de interface, assim como engenharia.

Por que a experiência do usuário é tão importante para o e-commerce?

A experiência do usuário realmente é algo muito importante principalmente para quem tem um e-commerce, isso por questões óbvias.

Quando uma loja virtual possui ações para uma boa experiência do usuário, isso acaba garantindo um maior engajamento no site, tornando assim, as compras se tornam mais simples e rápidas.

O que muitas pessoas não levam em consideração é que à experiência do usuário começa antes mesmo de acessar o site, trata-se das campanhas de marketing, à procura nos mecanismos de busca, redes sociais e tantos outros anúncios que fazem toda a diferença.

Se quer uma dica extra, mais de 80% dos internautas abandonam as compras nos momentos finais, e na maioria delas trata-se de problemas de usabilidade e informações desconexas. Por isso, sempre otimize o seu carrinho de compras, isso facilitará muito na hora de concluir a venda.

experiência do usuário - ux

Quais benefícios uma boa experiência do usuário pode proporcionar?

# Gera uma boa impressão

Não é de hoje que sabemos que a primeira impressão é a que fica. Você também pode levar isso para o seu e-commerce, lembre-se que ninguém gosta de perder tempo em uma página visualmente bagunçada, ou que demore para carregar.

Se isso acontecer, infelizmente, será quase impossível retornar à loja, por isso é bom conquistar a primeira vista.

Veja o passo-a-passo de como Treinar, Reter e Fidelizar clientes.

# Ajuda a converter visitantes em clientes

Imagine só: alguém está fazendo algumas pesquisas na internet, está interessado em um produto, e finalmente ele encontra a sua loja e fica encantado. Entrando como visitante e saindo como cliente.

Claro que a quantidade diária de pessoas que entram em nosso e-commerce pode nos surpreender, mas é ainda melhor quando acompanhada de uma boa taxa de conversão.

De nada adianta atrair e não converter visitantes em leads, e leads em clientes. Ainda mais com tantos dispositivos móveis espalhados pelo mundo para te ajudar a vender mais, o que nos leva a seguinte sugestão: invista em sites com design responsivo.

# Fidelizar os usuários

Quando você tem uma experiência positiva dentro um site, é normal divulgá-la espontaneamente para seus conhecidos e, claro, nas redes sociais. É sempre bom ter em mente que o famoso boca a boca ainda continua sendo decisivo na hora de definir uma compra.

Pro que é importante se preocupar em proporcionar uma boa experiência do usuário?

Para ter sucesso na experiência do usuário do seu e-commerce, simplifique e sinalize o passo a passo que deve ser seguido pelo cliente. Sempre que possível, evite usar muitos botões e ícones que deixem o usuário confuso.

Uma outra questão que poucos dão atenção é, facilitar o cadastro e o pagamento por cartões de crédito e outras formas de transações online.

Deixe em destaque as informações mais importantes no seu e-commerce, mas sempre pensando no que é importante para o cliente. E é claro, não se esqueça de investir na aparência, é preciso ser bem intuitivo e agradável para quem entra.

Gostou das dicas? Em nosso blog temos diversos outros temas para te ajudar a vender muito mais, assine nossa newsletter.

Até a próxima! 😃

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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