5 minutos

O que é Dwell Time? Conheça a métrica e aumente resultados de SEO

Aplicar estratégias para melhorar o Dwell Time (Tempo de Permanência), pode resultar no dobro de resultados do tráfego orgânico, e melhor, em questão de poucos meses. Confira!
O que é Dwell Time? Conheça a métrica e aumente resultados de SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Otimizar um site com eficiência não é mistério. Ainda não precisa de magia. Basta se dedicar ao estudo de dados, análises, criação de hipóteses e acompanhar os resultados. 

Para resultados positivos de SEO, é exatamente esse o caminho, e as métricas são importantes ferramentas. Hoje, o Dwell Time é uma das métricas mais importantes de SEO.

Se você nunca tinha ouvido falar dela, não se preocupe, há tempos ela é ignorada por empresas.  Aplicar estratégias para melhorar o Dwell Time (Tempo de Permanência), pode resultar no dobro de resultados do tráfego orgânico, e melhor, em questão de poucos meses.

Acompanhe a leitura e saiba mais! 

O que é Dwell Time?

Existem dois conceitos de Dwell Time. O primeiro, amplamente divulgado, classifica ‘’Dwell Time'' como o tempo que um visitante vai ficar em uma página antes de retornar às SERPs (Search Engine Results Page, ou, Página de Resultados de Busca). O segundo, pode ser entendido como o Novo Dwell Time

No mais, Dwell Time é uma das principais métricas de SEO, que faz referência ao Tempo de Permanência de um usuário que chegou ao seu site através de um clique em busca orgânica.

Para o Google, o Tempo de Permanência é o tempo total que um usuário ficou em seu site após chegar a ele por meio do tráfego de busca orgânica.

Ainda não está evidente, ou muito esclarecido como o Google mensura essa métrica, mas podemos dizer que é possível que o Google esteja medindo a partir de: bounce rate, dados do Chrome, consumo de recursos em páginas AMP e terceiros.

Dessa forma, o mais indicado é voltar suas preocupações menos com como o Google mede e mais com como isso pode impactar de maneira drástica os seus resultados orgânicos!

Impacto do Dwell Time em SEO

Não se engane,todas (sem exceção) as estratégias e técnicas de SEO seguem sendo fundamentais para posicionar sites nos buscadores, porém, o Dwell Time tem seu destaque e lugar reservado, pois seu impacto é enorme, sobretudo na disputa pelas primeiras posições.

Lembre-se: o SEO On Page, o SEO Ninja e o Link Building são essenciais para seu site chegar na primeira página. Entretanto, se não sabia agora sabe: a grande batalha acontece  pelo CTR de seu Snippet e, principalmente, pelo Dwell Time.

Como Melhorar o Dwell Time (Tempo de Permanência)?

Essa informação poderá deixar muitos profissionais de SEO, mas ela precisa ser dada: melhorias do Dwell Time, ou Tempo de Permanência, estará associada a aspectos referentes à Experiência do Usuário.

Algumas visões no SEO identificam na melhoria da Experiência do Usuário uma forma de escapar da entrega de resultados, acreditamos que ela também deva ser mensurada com métricas de performance. Mas como toda boa estratégia de negócio, aqui também é exigido disciplina e atenção para aplicar táticas certeiras. Conheça as principais:

1. Criar conteúdos relevantes para melhorar o Dwell Time

Na prática, pelo que temos observado, grande parte dos conteúdos produzidos para internet não está otimizada para o Dwell Time.

Isso significa que, muitas vezes, são mais interessantes para quem está escrevendo do que para quem irá ler. É preciso criar conteúdos atrativos, do ponto de vista de um leitor (claro); Criar conteúdos otimizados tanto para SEO, quanto para leitura irá resultar no aumento da performance.

2. Reduzir gaps de Experiência do Usuário utilizando relatórios WebPeak

O número de sites que aparentam ser bonitos é enorme. Normalmente, são sites com bons gerenciadores mas com grandes falhas de Experiência do Usuário.

E quando a experiência em um site expulsa o usuário, cai o seu Dwell Time.

Uma maneira de resolver isso é contar com o apoio de ferramentas de SEO da WebPeak. Com o uso delas é possível ter uma visão geral da saúde do site, como resultado você terá bons relatórios para a tomada das melhores decisões.

3. Aumentar a Taxa de Retenção de suas páginas

A métrica de Taxa de Retenção, como bem sabemos, não existe por padrão em ferramentas de Analytics, e nós costumamos obtê-la de ferramentas de mapas de calor.

A partir deles é possível criar a Taxa de Retenção, que nos permite analisar e levantar hipóteses para melhorias de Perdas Brutas e Relativas de Usuários na página.

4. Melhorar o Tempo de Carregamento

Há um engano que norteia nossa área, pois muito se diz que o baixo Tempo de Carregamento é uma métrica que, a princípio, pode aumentar o seu Dwell Time… Pois, na teoria, aumentou o tempo de permanência, certo?

Isto está muito errado!

Sites lentos, sobretudo para mobile, como celulares pouco poderosos e com conexões 3G (ou seja, a realidade do brasileiro médio), simplesmente podem espantar os usuários.

Para concluir, a métrica de SEO Tempo de Permanência indica quanto tempo um usuário passou naquela página. Estima-se que o Google faça o cálculo disso para verificar a relevância da página, utilizando a nomenclatura de Dwell Time.

Na WebPeak, há profissionais especializados em SEO para te atender a qualquer momento. Confira nossas ferramentas de SEO: Auditoria Técnica; Análise de Backlinks; Análise de Backlinks dos Concorrentes; Análise SEO Interno; entre outras. Entre em contato!



Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager