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O que é e para que serve o Facebook Audience Insights

8/8/2019

O que é e para que serve o Facebook Audience Insights

O Facebook Audience Insights trata-se de uma ferramenta essencial para auxiliar aqueles que desejam impulsionar sua página no Facebook e ter mais sucesso com uma estratégia na rede social que seja sólida.

É fundamental para qualquer usuário que deseja empreender no Facebook saber qual público ele almeja atingir com sua estratégia, isso vale para todas as redes sociais. A definição do público de modo correto pode não ser uma tarefa tão fácil, e é justamente por isso que nessas horas, os dados analíticos, gráficos e as estatísticas são os heróis da pátria

O Facebook Audience Insights auxilia exatamente nesse quesito: é uma plataforma excelente que pode te ajudar bastante a ter mais sucesso no Facebook e uma performance muito maior.

Neste conteúdo você irá aprender mais sobre o Facebook Audience Insights, como ele funciona, sua importância e como você mesmo pode utilizá-lo de forma didática.

Leia mais: A gente criou um tutorial para você criar sua persona ainda hoje!

O que é Facebook Audience Insights ?

O Facebook Audience Insights, como já introduzimos acima, é uma plataforma do Facebook que fornece um registro de atividades dos usuários na rede para quem tem uma página. A partir dela, é possível visualizar gráficos, estatísticas e análises de todos os diferentes públicos que estão presentes no Facebook.

É possível visualizar desde interesses e dados demográficos até mesmo informações adicionais e mais pessoais, como relacionamento e acontecimentos.

O melhor é que é uma ferramenta gratuita e, através dela, você pode criar vários públicos diferentes para sua página, de acordo com seus objetivos na rede. Ela garante um direcionamento muito bom para a criação de anúncios e a veiculação dos mesmos no Facebook.

Insights significa ver as coisas com mais clareza, ter ideias ou discernimento. A inspiração do nome deste recurso vem disso. A palavra está relacionada a uma informação que você descobre muito útil e importante.

O Audience Insights te ajuda exatamente nesse quesito. Por meio dele, é possível ter insights em relação ao seu público e como você pode melhorar sua estratégia como um todo. Até porque, sem o público, nossas estratégias seriam todas em vão.

Com o Facebook Audience Insights, você pode ter acesso ao comportamento do seu público e inúmeras características importantes que vão te ajudar a entendê-lo melhor e ter mais eficiência na comunicação.

Suas postagens na rede podem ter mais engajamento e ótimos resultados, afinal, são voltados ao seu público específico.

facebook audience inights

Funcionalidades do Facebook Audience Insights

Antes de iniciar esta seção, você deve ter uma página no Facebook para criar um público para ela. As análises de público do Facebook Audience Insights são realizadas com base no comportamento das pessoas na rede e nas informações que são fornecidas pelos próprios usuários.

Com ele, você pode criar um ou mais públicos para sua página com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e outras características. Após criar seu público, a ferramenta irá fornecer comparações analíticas entre o público selecionado e os usuários do Facebook ou entre os seguidores da sua própria página.

Nesse sentido, é possível definir se você está atingindo o público certo para seu negócio e quais são as exclusividades e demandas do seu público.

As informações que ele oferece sobre o público são divididas em quatro blocos:

  • Dados demográficos: aqui é possível encontrar comparações de idade, gênero, relacionamento (solteiro, relacionamento sério, etc), nível educacional e cargo. Isso em comparação com os usuários do Facebook ou de sua página.
  • Curtidas na página: elas indicam o interesse do público selecionado, ou seja, as páginas que eles mais curtem e interagem e que podem ser possíveis concorrentes.
  • Localização: são mostrados os locais em que seu público está mais presente, em comparação com todos do Facebook ou de sua página.
  • Atividade: é possível ver quais interações o público selecionado mais realizam, como curtir, compartilhar ou comentar um conteúdo e de quais dispositivos eles acessam o Facebook (celular, desktop, tablet, etc).
Não deixe de ler: Quais são as vantagens e segredos do chatbot?

Na criação do público, você pode inserir informações como: 

  • Localização;
  • Idade e gênero;
  • Interesses;
  • Página: ( caso você queira comparar o público selecionado com o de uma determinada página própria. Caso você deixe em branco, a comparação será feita com os próprios usuários do Facebook em geral);
  • Idioma;
  • Relacionamento: (aqui acolhe-se a informação de qual status de relacionamento do público que você deseja atingir);
  • Nível de educação;
  • Trabalho: (algum cargo específico de pessoas que você deseja alcançar com sua estratégia).

Existem outras informações, como acontecimentos, que são mais específicas. Escolha pelas que vão fazer mais sentido para seu público ideal. É possível salvar os públicos que você já criou, assim como editá-los em outro momento, sendo quantos você quiser.

Realize testes sem medo de ser feliz para encontrar com mais eficiência sua persona ideal.


Com esta prática você vai começar a entender melhor a ferramenta e pode ter muitos benefícios para sua página. Fortaleça suas estratégias nas redes sociais e não subestime os algoritmos do Google. Ele está de olho em tudo! :) 


Até a próxima! :)


Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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