O que é Field Marketing e como usar para Aumentar as Vendas

5/7/2018

O que é Field Marketing e como usar para Aumentar as Vendas

O mercado de marketing no varejo é complexo e o Field Marketing vem com esta proposta, de inovar e revolucionar. Esse é um ramo do marketing em que as marcas promovem seus produtos frente aos consumidores “in loco”. Se você é um profissional de trade marketing ou de vendas em atacado para distribuidores, já deve ter ouvido o termo Field Marketing.

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O que é Field Marketing ou Marketing de Campo

Simplificando, é o trabalho de coordenação, gerenciamento e operação das estratégias de venda, comunicação e marketing no varejo em diferentes canais.

A característica principal do Field Marketing é identificar argumentos que estimulem a compra e que analisam o fluxo de clientes, aumento da conversão e perfil/persona dos consumidores.

Para que o Field Marketing funcione, é preciso considerar o mix de marketing:

  • Produto-consumidor: o que o consumidor quer;
  • Preço-custo: custo de oportunidade e custo de propriedade que os clientes consideram quando compram;
  • Promoção-comunicação: seja mais interativo;
  • Lugar-conveniência: faça com que o processo de compra seja simples.

Uma boa parcela das empresas estão adotando essa estratégia a fim de agregar algo que ajude o cliente a escolher pela sua marca,  com a certeza de diferenciação no mercado. O Field Marketing inclui promoções de vendas diretas, com melhor segmentação, amostragem de resultados, marketing experiencial, organização de road shows, eventos e compras misteriosas, por exemplo. Cada campanha pode envolver duas ou mais disciplinas básicas para maximizar os orçamentos dos clientes e dar o máximo de retorno possível.

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Vantagens do Field Marketing

Nos tempos atuais, o Field Marketing também pode incluir comunicações bidirecionais, como pedir feedback sobre um produto ou amostra, até convidar os consumidores a seguir uma marca nas mídias sociais.

Combinando ou aplicando individualmente as disciplinas que envolvem as ações do Field Marketing, é possível desenvolver marcas e mostram um evidente retorno do investimento (ROI) para o negócio. Isso inclui neutralizar a campanha de um concorrente e / ou aumentar a distribuição no mercado. O que permite um alto grau de precisão e relatórios de alta velocidade e compilação de dados que permitem soluções rápidas e flexíveis.

Algumas formas de trabalhar com Field Marketing:

  1. Amostras de produto e demonstrações: feitos dentro de supermercados ou lojas de departamento;
  2. Promoções dentro das lojas: promoções feitas quando o cliente está no local de compra;
  3. Promoções nas ruas: mandar a sua equipe de vendas para as ruas distribuir flyers e folders.

O grande diferencial do conceito de Field Marketing, é o fato de ele trabalhar com uma visão sistêmica e não apenas com parte da informação. Trabalha diretamente no que se refere aos objetivos traçados para as campanhas, desenvolvimento do projeto de forma complexa e focada nos resultados, não apenas na execução.

Relação entre Tecnologia e Field Marketing

É fato que a tecnologia está muito ligada ao resultado final de projetos de marketing, e com o Field Marketing não poderia ser diferente. É por meio dela que as informações estratégicas são repassadas aos decisores e é possível enxergar o cenário da ação como um todo, o que beneficia a tomada de decisão rápida e assertiva.

Com ações bem elaboradas, baseadas em pesquisas de mercado e dados de comportamento dos usuários, bem como no público consumidor que se deseja atingir, a tecnologia de ferramentas de BI e Analytics se tornam indispensáveis. O que diferencia o Field Marketing dos demais conceitos de marketing, é que esta vertente atua de forma macro, trabalhando na elaboração de estratégias desde a gestão, operacionalização, até a mensuração de resultados atingidos.

Dessa forma é possível se conectar e estar ainda mais próximo do consumidor, entendendo suas necessidades para entregar o produto correto. Definir o mercado em que irá atuar, qual serviço ou produto irá oferecer, o público-alvo a ser atingido, bem como os locais de distribuição e divulgação, é uma das formas de atuação do marketing.

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O que podemos entender do Field Marketing

Hoje a grande maioria das pessoas compram on-line e suas necessidades são facilmente atendidas com o clique de um botão.

Mas como atrair esses clientes em potencial? Investir no próprio negócio para torná-lo bem-sucedido, requer a utilização de algumas ferramentas indispensáveis para acompanhamento e análise do público-alvo desejado.

O Field Marketing pode ser usado em uma ampla variedade de segmentos do mercado, e em  diferentes atividades que são voltadas para diferentes clientes. Essencialmente, se os clientes estão fisicamente presentes no mercado, eles se tornam alvos do Field Marketing.

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O marketing dispõe de mecanismos eficientes que se bem utilizados, consegue fazer com que organizações no mundo inteiro se tornem ainda mais próximas de seu público-alvo. Profissionais envolvidos na campanha não devem apenas se comunicar de forma clara e persuasiva, mas também ser capazes de avaliar o interesse do consumidor, engajando-os em um nível pessoal.

A mudança do marketing tradicional para o digital, tem apresentado um desafio único para os profissionais de Field Marketing que desenvolveram maneiras novas e inovadoras de comunicar e acompanhar suas iniciativas para a divulgação de negócios.

Resumindo, conheça seu público e trace estratégias para convertê-los em muitas vendas!

Continue nos acompanhando e até a próxima.

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias para ecommerce.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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