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O que é Google AdWords, entenda o funcionamento

25/6/2018

O que é Google AdWords, entenda o funcionamento

É muito provável que você já tenha realizado uma pesquisa no Google e certamente já encontrou alguns links destacados no resultado. Outro momento possível, é você ter acessado um blog e encontrado um banner de anúncio em algum local da página, ou mesmo ao assistir a um vídeo no YouTube e ter visualizado alguns anúncios antes ou durante dos vídeos.

Nesses casos citados, são três tipos de anúncios distintos, ou seja: pesquisa, sites e Youtube. Entretanto, eles têm algo em comum, e trata-se da autonomia para serem criados e gerenciados através do Google AdWords.

Neste conteúdo vou falar exclusivamente sobre Google AdWords, abordar como funciona a plataforma, como criar uma conta e fazer seu negócio ter bons resultados!

Vamos lá! :)

Não deixe de ler: Batalha de gigantes: Google Ads x Facebook Ads

O que é o Google AdWords

O Google AdWords trata-se de uma plataforma de publicidade do Google, que permite a criação dos anúncios que vemos no momento que realizamos uma busca na internet.  

Esses anúncios são exibidos principalmente nos resultados de pesquisas, relacionados às palavras-chave da preferência de quem está pesquisando.

Mas saiba que o Adwords é muito mais que isso. Além de ser uma rede de pesquisa, pode incluir banners e vídeos que ficam postados em áreas especiais e com visibilidade em diversos sites parceiros do Google. A primeira versão do AdWords foi lançada em 2000 e desde esta data ela vem liderando o mercado. O crescimento da receita AdWords é uma realidade comprovada, dados apontam que em 2016, a receita publicitária do Google AdWords foi de U$79 bilhão de dólares.

Não deixe de ler: [Guia Prático] Google Adwords para iniciantes

Google AdWords: recursos que trazem resultados

Através dos recursos inseridos neste serviço, muitas empresas têm a possibilidade de pagar ao Google para se destacarem na internet. O grande diferencial do AdWords é que é possível se destacar para um público super segmentado, ou seja, você paga para aparecer mais, investindo em audiência qualificada e que possui relação com seu negócio.

Impulsionar uma campanha que será direcionada exatamente para quem almeja recebê-la é muito melhor do que atuar no escuro. É a partir de cookies e em palavras-chave que os anunciantes conseguem determinar em qual lugar os anúncios serão exibidos. São 4 os principais tipos de anúncios, vamos destacar abaixo.

Leia também: Quer saber como aparecer no Google? Este conteúdo é para você!

1º tipo de anúncio AdWords: Anúncios na rede de pesquisa

Esses são os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa para palavras-chave determinadas. Ficam destacadas no início e no fim da SERP (Search Engine Results Page), e sempre acompanham um pequena legenda de “Anúncio” para indicar que é um link patrocinado. Este é um formato centralmente útil para alcançar pessoas que estão em busca de produtos, serviços ou soluções específicas para seu negócio.

Podemos destacar a grande vantagem em torno do anunciante que só irá pagar quando a pessoa clicar no link do resultado para acessar o website. Você pode se planejar para que os anúncios tenham uma ótima relação custo/benefício para sua empresa.

2º tipo de anúncio AdWords: Anúncios na rede de display

Este é o estilo de campanha apresentado em websites, páginas de notícias e blogs, que em conjunto formam a Rede de Display do Google. A rede possui chance de alcance de 90% dos usuários da internet em todo o mundo.

Quando vamos aos números absolutos, importante reconhecer que os anúncios do Google são exibidos em mais de 2mi de sites e em mais de 650 mil aplicativos. Esses anúncios gráficos possuem opções especiais para segmentação, palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Incentive os clientes a notar sua marca, considere suas ofertas e realize alguma ação. Vamos aos exemplos de publicidade gráfica:

Separamos este conteúdo para você: Esqueça o Google Adwords, conheça o SEO!

Banner

São tipos de anúncios gráficos que podem conter imagens, elementos interativos, animações, layouts personalizados, entre outras opções que serão boas para você impulsionar uma boa campanha digital.

O Google oferece diversos tamanhos de banner para você optar por aquele que mais irá cumprir com seus objetivos de campanha.

Texto

Podemos dizer que este tipo de publicidade gráfica possui semelhanças concretas com os banners, entretanto, são anúncios em formato de caixa de texto, e neste tipo de anúncio você pode inserir título, descrição, nome da empresa e uma URL.

Gmail

Esses anúncios são personalizados no Gmail, e visualizados diretamente na caixa de entrada das pessoas que recebem seu anúncio.

Leia também: Ferramentas de Email Marketing para campanhas inesquecíveis

Aplicativo

Não há segredo: esses anúncios irão aparecer centralmente em aplicativos para dispositivos móveis.

3º tipo de anúncio AdWords: Anúncios no YouTube

Se você já é um usuário do YouTube, provavelmente já viu que alguns vídeos possuem anúncios (antes do início ou durante a exibição), e tem aquele muito bons que a gente faz questão de assistir inteiro, não é mesmo?

Como anunciante, você vai poder criar campanhas para serem inseridas em vídeos nesta plataforma. São mais de um bilhão de usuários, você vai poder selecionar o público-alvo com base na idade, sexo, local, interesses e outros muitas opções.

Importante: de acordo com o YouTube, você só irá pagar quando as pessoas de fato interagirem com sua campanha. Caso o anúncio seja pulado de 30 segundos (ou antes do fim), você não irá pagar absolutamente nada.

Leia mais: Como criar um canal no YouTube

4º tipo de anúncio AdWords: Anúncios de aplicativos

Esses anúncios são focados para os negócios que possuem aplicativos e visam o aumento do alcance com a plataforma do Google. A partir dele, você pode promover sua marca e até mesmo o aplicativo desenvolvido por sua equipe para usuários de iOS ou Android.

Logo após o processo rápido de configuração, seu anúncio será qualificado para o alcance de um bilhão de pessoas na rede do Google, e isso irá incluir Pesquisa Google, Google Play, YouTube e outros milhares de sites e aplicativos para dispositivos móveis.

Leia também: Aplicativos para criar vídeos: Crie sua estratégia de marketing do seu próprio celular

Como o Google AdWords funciona

O Google AdWords atua como um leilão, os anunciantes irão oferecer dinheiro em troca de cliques. Porém, entenda que não basta realizar apenas o pagamento para aparecer para todos no mercado. Não é tão simples.

Você irá precisar entrar na dinâmica de leilão. O grande diferencial, em oposição ao leilão, é que no AdWords nem sempre vai ganhar quem oferecer a maior oferta.

O diferencial é que no AdWords nem sempre a maior oferta ganha. O Google combina fatores importantes de qualidade para classificar a posição dos anúncios com base em seu Ad Rank.

Ou seja, seu anúncio precisa ser bom. Não adianta de nada pagar mais.

Não deixe de ler: Quanto custa anunciar no Facebook

Composição do Ad Rank

O Ad Rank é composto pelo Índice de qualidade (IQ) x Lance (CPC máximo). Obs: CPC = Custo por clique.

O que isso significa?

Mesmo que os lances dos concorrentes sejam maiores que o seu, o seu anúncio poderá ser destacado caso o índice de qualidade seja superior.

Como o índice de qualidade é calculado?

Esta é uma avaliação realizada pelo Google pelo qual é gerada uma nota que vai de 1 à 10. Junto ao lance, a nota é o que irá determinar a posição de seu anúncio para palavra-chave e segmentação definida. O índice de qualidade se compõe da seguinte forma:

  • CTR;
  • Relevância;
  • Página de destino.

Resumindo, o Google AdWords é uma plataforma útil para ser utilizada em campanhas de links patrocinados. A consolidação de suas estratégias de marketing digital demanda estudo, e esta ferramenta é importante para aquisição de clientes.

SEO também pode te ajudar: Esqueça o Google Adwords, conheça o SEO!

Campanhas bem planejadas e executadas podem trazer bons resultados para seu negócio!

Boa sorte :)

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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