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O que é Marketing Flywheel

3/2/2020

O que é Marketing Flywheel

Você já ouviu falar sobre Marketing Flywheel? Calma, não precisa se desesperar! Na verdade este é só mais um conceito que várias empresas estão desenvolvendo dentro do Marketing Digital e que pode trazer muitos resultados também para o seu negócio.

Em primeiro lugar, o melhor a se fazer é dar uma recapitulada na mudança através dos tempo. Não é de hoje que as flywheels já são utilizadas por nós, isso já fazem algumas centenas de anos. 

E se você está chocado com a informação, é exatamente isso que você acabou de ler. Esse termo foi adaptado atualmente para o Marketing, e nada mais é do que uma roda capaz de girar em alta velocidade e acumular a energia cinética gerada durante esse movimento. Para exemplificar, temos o KERS utilizado na Fórmula 1.

Leia também: Por que você deve investir no Marketing Digital

Como o Marketing Flywheel se aplica aos Negócios?

O que é Marketing Flywheel

O conceito Flywheel foi utilizado por Jim Collins no livro “Good to Great”, e faz comparações com empresas e suas engrenagens no que se refere à dificuldade inicial para ganhar tração. Nesta teoria é considerado que os primeiros movimentos exigem maior esforço. Porém, à medida que o negócio acumula energia, essas ações formam um composto capaz de gerar resultados crescentes e exponenciais.

Atualmente esse conceito foi aplicado ao Marketing e principalmente ao ambiente digital,  isso porque a cada dia, aumenta o número de pessoas e empresas utilizando esse canal em suas estratégias de comunicação e vendas.

Levando em conta o novo cenário, se tornou uma tarefa obrigatória entender o conceito Flywheel no Marketing Digital.

Para ficar mais fácil a explicação vamos nos basear em uma situação em que sua empresa possua um site ou blog e faça o uso de estratégias digitais com o objetivo de gerar novos negócios.

É necessário ter bem definido suas personas, o uso de Redes Sociais, Ads, SEO, Automação, Inbound, Conteúdo, vídeos, etc. Pode parecer bobagem, mas quando não é feito da forma correta essas são atitudes que em curto prazo podem não trazer o resultado esperado.

Nessa máquina digital de marketing e vendas, o impulso inicial é sempre mais complicado. Você precisa nutrir a audiência e para isso é necessário investir tempo, gerar curtidas, leads e muita otimização até que esses impulsos se transformem em clientes. 

Conforme essas engrenagens vão acumulando energia, os resultados tendem a crescer, tornando o seu trabalho mais eficiente. A partir do momento que no meio digital sua empresa possui um conteúdo relevante, o seu negócio atinge um número maior de pessoas e interessados na solução que você tem à oferecer, seja produtos ou serviços, transportando essa energia ao longo do funil de marketing e vendas para, no fim do dia, conquistar novos clientes.

Não deixe de ler: Ferramentas Digitais para Marketing e Vendas

Temos algumas dicas que pode te ajudar nesse processo tão importante:

Tenha visão de longo prazo

Existem ações em Marketing Digital que farão você se voltar para uma mídia com características imediatistas. Isso porque o investimento em Adwords, por exemplo, é capaz de gerar visitas e leads de forma muito rápida. Contudo, é importante saber que para atingir um resultado completo é preciso bem mais o que isso. 

Crie uma campanha de links patrocinados com máxima performance, remarketing, um SEO robusto, estratégias de automação, nutrição e a geração de leads qualificados certamente vão exigir um pouco mais de esforço, tempo e dinheiro. 

Sendo assim, o melhor a se fazer é se programar para investir de forma consistente e durante muito tempo. Os resultados extremamente positivos, pode apostar!

Aprenda com seus erros e faça melhor 

O que é Marketing Flywheel

O Marketing nunca foi e jamais terá uma receita mágica. Essa é uma área que lida diretamente com o cliente, e como já sabemos, cada pessoa tem o seu perfil e comportamentos diferentes. Ou seja, teremos sempre uma margem de erro para lidar. 

Nada é perdido, por isso aprenda com os erros e aproveite  para experimentar, testar novas estratégias e canais. Sempre investindo na geração de conteúdos relevantes, em ações de relacionamento, vídeos no marketing, testes AB, novos formatos, etc. 

Tenha um objetivo e crie um planejamento para executar cada passo, medir resultados e otimizar. Dessa forma, você conseguirá se organizar e se preparar para mudanças ao longo do processo, o que mais interessa ao seu público alvo.

Olhe à sua volta e procure motivações para acelerar

Procure flywheels em todas as ações da sua empresa. Faça com que o esforço inicial se transforme em energia acumulada para impulsionar as suas estratégias. 

Imagine tudo como uma rede capaz de empilhar e multiplicar suas ações. Conforme for nutrindo os seus contatos, eles passarão a disseminar suas ideias a mais pessoas de forma exponencial, o chamado efeito dominó:

Um contato, será capaz de atrair outros dois. Dez pessoas irão impactar outras 20 e assim sucessivamente. Aqueles 1% de melhoria são sempre relevantes e, quando somados, a todas as suas ações geram um resultado muito maior.

Leia mais: Performance em SEO: como ganhar tempo ao unir SEO + Conversão

SEO Ninja com WebPeak 

O que é Marketing Flywheel

A WebPeak permite que você otimize e promova seu site por toneladas de tráfego mais direcionados, além disso, monitorar o desempenho do seu site e melhorar os resultados. Quando o assunto é  ferramentas de SEO, a WebPeak está na número 1 no oferecimento das melhores soluções em SEO


O grande diferencial está no all in one, em que agrega diversas ferramentas em um único lugar. Esta importante característica maximiza os resultados de seu negócio, poupando tempo e investimento sem importância.

São muitas as funcionalidades da plataforma. Mas algo muito importante a ser dito é que a WebPeak agregou as melhores ações e criou um canivete suíço de SEO que ninguém pode botar defeito. 

O que você irá usufruir: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.
Leia também: Você vai vender mais com a WebPeak

Que tal começar a colocar o Marketing Flywheel em prática? Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. 

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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