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O que é marketing multinível?

28/1/2019

O que é marketing multinível?

O marketing multinível teve início nos Estados Unidos na virada do século XIX, com uma empresa chamada California Perfume Company, mais conhecida como Avon.

Rodeada de controvérsias, essa estratégia ainda gera muitas dúvidas e incertezas em que está pensando em investir.

Leia o artigo de hoje para entender o que é marketing multinível, quais são suas vantagens e desvantagens, além de dicas para não cair em uma roubada.

Bora lá?

O que é marketing multinível?

O que é marketing multinível?

O marketing multinível é uma variação do modelo de vendas diretas, que incorpora o recrutamento e o treinamento de representantes.

Ou seja, os representantes ganham dinheiro vendendo produtos e convidando pessoas para se juntarem à equipe.

Além disso, eles recebem uma porcentagem do dinheiro ganho por aqueles que eles trouxerem a bordo. Esses novos colaboradores, por sua vez, são encorajados a vender e recrutar.

Essas características fizeram com que o marketing multinível fosse associado a esquemas de pirâmide; e alguns, tecnicamente, são.

Não deixe de ler: Como empresas e agências podem vender mais com SEO

Diferença do marketing multinível e outras estratégias de venda

No marketing tradicional, a cadeia de suprimentos é mais longa do que no marketing multinível.

Para a distribuição de mercadorias após a fabricação, o produto tem que passar pelo distribuidor, atacadista e, finalmente, pelo varejista antes de chegar às mãos do consumidor final.

As empresas que usam marketing multinível encurtam radicalmente esse processo ao vender diretamente aos clientes.

A maioria das campanhas de marketing multinível começa apresentando a marca antes de falar sobre os produtos em si.

Além de divulgar massivamente seus produtos através de meios de comunicação, as empresas que se valem dessa estratégia usam o boca a boca como ferramenta de publicidade orgânica -

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O que é marketing multinível?

Na teoria, o modus operandi do marketing multinível é mais econômico e fácil de executar. No entanto, o recrutamento de agentes de vendas gira em torno da ideia de conquistar a liberdade financeira sem muito esforço.

Basta fazer as contas para perceber que a maioria das pessoas, obviamente, não se tornará milionária através dessa técnica.

Como mencionamos, infelizmente nem todos os planos de marketing multinível são legítimos. Continue lendo para saber como  se proteger de golpes.

Marketing multinível é esquema de pirâmide?

A principal diferença entre um modelo de marketing multinível legítimo e um esquema de pirâmide é que:

  • O foco é vender produtos, não no recrutamento de mais representantes;
  • É possível ganhar dinheiro simplesmente vendendo produtos diretamente aos clientes.
O que é marketing multinível?

Um dos principais esquemas de pirâmide consiste em que os novos participantes doem uma quantia fixa de dinheiro para a pessoa que os recruta.

Eles, por sua vez, são obrigados a recrutar mais pessoas. Conforme você encontra mais representantes de venda, você sobe na pirâmide, às vezes sob alcunhas amigáveis como “nível diamante” ou “nível cristal”.  

Com esses critérios principais em mente, veja algumas outras maneiras de identificar esquemas de pirâmide disfarçados de marketing multinível.

Confira: Estratégias de Marketing para seu e-commerce

O que você precisa saber antes de investir em marketing multinível?

Se você estiver pensando em investir num plano de marketing multinível, considere os seguintes detalhes antes de tomar a decisão.

Pesquise a reputação dos produtos ou serviços comercializados

Muitas empresas que comercializam seus produtos ou serviços por meio de marketing multinível vendem itens de qualidade a preços competitivos. Mas algumas delas oferecem produtos superfaturados, com funcionalidades questionáveis ​​ou até mesmo arriscados de se usar.

Para não cair em uma cilada, pesquise a reputação daquilo que você estará vendendo:

  • Há produtos similares no mercado?
  • O produto está sendo comercializado a um preço competitivo?
  • O produto ou serviço é seguro? Quais são as garantias legais para o cliente e para o distribuidor?

Tenha em mente que quase qualquer produto ou serviço pode ser vendido através de marketing multinível, incluindo produtos de saúde, beleza e fitness que não estão disponíveis normalmente nas prateleiras das lojas.

Preste atenção nos produtos que prometem "curas milagrosas" que não podem ser comprovadas. Além de uma atitude fraudulenta, comercializá-los pode colocar você e outros em risco.

Ouça com carinho aquele antigo ditado: “mais vale prevenir do que remediar”. Se isso não funcionar, aplique uma dose saudável de ceticismo antes de investir seu dinheirinho suado, ok?

Conheça a história da empresa

O que é marketing multinível?

Se a grávida de Taubaté conseguiu passar meio Brasil para trás, o que dirá uma empresa com recursos para montar uma história bem mais convincente, né não?!

Faça sua lição de casa e pesquise a empresa na Internet. Associar palavras como “avaliação”, “fraude” ou “reclamação” na busca pode ser bastante útil.

Olhe todos os resultados, mesmo aqueles que parecem bobinhos, porque eles podem revelar verdades alternativas sobre a  proposta de marketing multinível.
O que observar:

  • Há quanto tempo a empresa está no ramo?
  • Eles têm uma reputação positiva pela satisfação do cliente?
  • Qual é a fama ou buzz sobre a empresa (e seus produtos) nas mídias sociais?
  • A empresa já foi processada por práticas comerciais enganosas ou algo nesse sentido?
Você pode se interessar por: 9 dicas para impulsionar o storytelling de sua empresa

Avalie o plano de marketing multinível

Não pague nada adiantado, nem assine contratos “oportunos” sem a presença de um advogado.

Tome alguns dias para refletir sobre sua decisão, especialmente se o plano de marketing multinível requer um investimento substancial de dinheiro.
Se você sentir que a pessoa a cargo da negociação está agitada  ou tentando  apressar as  coisas sem motivo aparente, pule fora.

Questione os termos e condições da proposta, incluindo:

- Como a remuneração é calculada?
- Quais serão suas despesas em potencial?
- Existe alguma central ou apoio técnico disponível para ajudá-lo, caso seja necessário?

- Quem é seu contato na empresa e quais são os dados básicos?

Obtenha toda essa informação por escrito, ok?

Tire todas as suas dúvidas

O que é marketing multinível?

Faça as perguntas difíceis, peça mais detalhes. Não pense que você está sendo intrusivo; encare a situação como uma missão para verificar a autenticidade do plano de marketing multinível.

As respostas obtidas podem ajudá-lo a detectar informações falsas ou contraditórias sobre o negócio. Em última instância, irá ajudá-lo a descobrir se é um esquema de pirâmide ou não.

Espero que você tenha aprendido o que é marketing multinível e guarde com carinho os conselhos para evitar situações desagradáveis.

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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