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O que é newsletter e como usar no e-commerce?

28/1/2019

O que é newsletter e como usar no e-commerce?

Olá, pessoal!

Você já ouviu falar de newsletter?

Ela é um componente essencial para reforçar a imagem da sua marca e construir relacionamentos mais fortes com os clientes.

Quando utilizada adequadamente, elaoferece conteúdo relevante e ajuda a alavancar sua estratégia de marketing. Mas qualquer deslize no formato ou no texto pode arruinar suas possibilidades de lucrar.

Neste artigo, você aprende exatamente o que é uma newsletter e por que ela é importante para o seu e-commerce. De quebra, você encontra algumas dicas de como escrever mensagens persuasivas e torná-la altamente eficaz.

Bora lá? 😀

O que é newsletter?

Newsletter é um boletim informativo usado para comunicar seu público sobre as últimas notícias, dicas ou atualizações sobre seu produto ou empresa. Eles têm diferentes formatos, designs e layouts.

Enviada para uma lista de assinantes, que inclui tanto os clientes existentes como os potenciais, a newsletter é geralmente usada para manter a marca em contato com os clientes.

Dessa forma, é possível estabelecer autoridade no setor e notificá-los com novidades sob medida. 📰

Por que newsletter é relevante para o e-commerce?

Com as mídias sociais cada vez mais populares, muitos profissionais de marketing começaram a questionar o valor da newsletter. Veja abaixo alguns dos benefícios de adotá-la no seu comércio eletrônico.

Maior retorno sobre o investimento (ROI)

De acordo com um estudo americano, a newsletter tem um retorno sobre o investimento 4 vezes maior que outros canais de marketing. Sim, mais do que as mídias sociais e anúncios pagos. 📈

Conteúdo personalizado

Ao segmentar sua newsletter, você pode levar a personalização de seus e-mails para um nível totalmente novo. Dados demográficos, geográficos e comportamentais são apenas algumas das informações que você pode usar para tornar sua lista de e-mails mais relevante e personalizada. 😉

Oferece resultados mensuráveis

A newsletter é altamente mensurável, o que lhe permite descobrir em quais tópicos seu público está particularmente interessado. 

Seja medindo a taxa de abertura ou a taxa de cliques, essas informações facilitam a segmentação das listas e a criação de conteúdo personalizado. 🔍

Facilita a retenção de clientes

No mundo digital, atenção é (quase) sempre equivalente a dinheiro. Quanto mais você auxilia os seus clientes, mais dinheiro eles estão propensos a gastar em seus produtos ou serviços. 

Por meio da newsletter, eles podem se informar das novidades e receber ajuda sob medida, o que os faz sentir valorizados. Reter e fidelizar clientes fica mais fácil assim... o amor está no ar! 💞

Newsletter: guia básico para escrever emails persuasivos

O melhor momento para começar sua newsletter é agora. Ao oferecer uma combinação de informações úteis e ofertas promocionais, você estabelece um vínculo forte com seu público-alvo.

Não deixe de ler - Ferramentas de E-mail Marketing para Campanhas Inesquecíveis
  1. Use uma chamada atrativa
O que é newsletter e como usar no e-commerce?

A linha de assunto é a primeira coisa que a maioria dos usuários vê, antes mesmo de decidir se vão abrir ou não sua newsletter.

Portanto, o campo “assunto” não pode ser algo chato como "Newsletter 16". Escreva uma chamada interessante e persuasiva, que você estimule o usuário a clicar e ler a newsletter.

Quer um exemplo? Digamos que você esteja oferecendo pacotes de hospedagens para o Carnaval:

  • Chamada inadequada: Newsletter de Janeiro
  • Chamada adequada: Bora pular o Carnaval? Dicas para curtir a folia sem gastar muito
  1. Promova ofertas especiais
O que é newsletter e como usar no e-commerce?

Lançou um produto novo? Tá rolando um desconto bacana para alguns serviços? Sua newsletter é o lugar perfeito para contar aos seus clientes o que você tem feito. 

Lembre-se de usar elementos visuais convidativos, sempre compartilhando o melhor que você tem a oferecer.

  1. Adote uma abordagem pessoal

Evite escrever de uma maneira excessivamente comercial. Cada empresa tem uma voz própria e você deve ser fiel a ela, mas fuja dos clichês de marketing, ok? 

O cliente que está lendo sua newsletter está oferecendo a coisa mais importante: atenção. Faça com que o tempo dele valha a pena sendo humilde e direto ao ponto.

  1. Compartilhe dicas e truques sobre os seus produtos

A newsletter é o espaço ideal para compartilhar dicas e truques sobre o seu produto. Ao mostrar diferentes possibilidades de usar aquilo que você vende, você aumenta o valor de sua marca e mostra que se importa.

  1. Insira elementos visuais
O que é newsletter e como usar no e-commerce?

Embora sua newsletter não seja um blog, você ainda pode usar a mesma estratégia. Você precisa entender que nem todo mundo vai ler cada palavra do seu conteúdo.

O usuário médio gasta apenas 51 segundos lendo uma newsletter — isso significa cerca de 20% do texto em uma página. Se você quiser que sua mensagem realmente ecoe com seu público, inclua recursos visuais como imagens e infográficos.

Eles facilitam a apreensão do conteúdo pelo usuário e tornam a leitura mais agradável. Mesmo que não leiam todas as palavras, eles ainda poderão ter uma noção geral da sua mensagem. Além disso, tente usar vídeos sempre que puder, porque isso aumenta as taxas de cliques e taxas de abertura.

Confira: Como começar um blog
  1. Seja objetivo

Hoje, no mundo hiperconectado, o tempo se tornou uma mercadoria valiosa.

Manter sua newsletter simples e legível pode significar melhores taxas de conversão. Desde a linguagem adotada até os elementos visuais, tudo o que estiver na tela deve ser de fácil compreensão.

  1. Use as mídias sociais como uma provocação
O que é newsletter e como usar no e-commerce?

Tem alguma grande novidade ou conteúdo exclusivo para compartilhar na sua próxima newsletter? Revele um pequeno trecho nas redes sociais para criar algum burburinho em torno dele.

As redes são incrivelmente eficazes para provocar reações diversas nas pessoas. 

Aproveite os diferentes formatos que estão disponíveis e fale sobre o que seus leitores podem esperar na próxima newsletter e por que eles devem se inscrever. Não se esqueça de incluir a chamada à ação!

  1. Escolha seu foco

O foco da sua newsletter é crucial. É importante saber quem são seus leitores, para entender para quem você está escrevendo. Estude os interesses do seu público e produza conteúdo relevante para eles.

  1. Não seja chato
O que é newsletter e como usar no e-commerce?

A frequência de envio é tão importante quanto a qualidade do conteúdo. Receber newsletter diariamente ou várias vezes por semana é MUITO chato para os clientes.

Além de aumentar a probabilidade de ser considerado spam, isso pode fazer com que as pessoas cancelem a inscrição.

Atualizar seus clientes quinzenalmente ou uma vez por mês é geralmente suficiente para manter sua marca na mente deles.

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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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