NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

O que é o link juice e como ele pode ajudar seu e-commerce hoje! 

27/6/2019

O que é o link juice e como ele pode ajudar seu e-commerce hoje! 

Se você já sabe um pouco mais sobre Marketing Digital, provavelmente já tem em mente que o Google possui centenas de fatores que influenciam no rankeamento do site do seu e-commerce. Pensar em SEO, então, precisa incluir não só o básico, mas também diversas outras estratégias que ajudarão você a superar a concorrência e alcançar a primeira página de pesquisa no buscador. 

E um desses diversos fatores, tão importante quanto todos os outros, é o Link Juice. Apesar de ser pouco conhecido por empresas que utilizam estratégias de SEO, a verdade é que esse é um dos fatores que mais podem influenciar sua presença na internet, principalmente a longo prazo. 

Quer entender, definitivamente, o que é o Link Juice e como ele pode auxiliar o seu e-commerce a crescer? Nos acompanhe neste artigo e entenda tudo o que você precisa saber para começar a aplicar esse critério em seu negócio! 

Afinal, o que é o Link Juice?

o que é link juice, e-commerce

Você vai ver que o Link Juice não é nenhum bicho de sete cabeças, e incluir ele em sua estratégia de SEO pode transformar a maneira como você produz conteúdo e pensa no rank. 

É impossível passar por algum site ou blog sem se deparar com diversos links espalhados pelo conteúdo, e isso não é à toa. Toda a estrutura e algoritmo do Google foi feito para "passear" por todos os conteúdos da internet seguindo esses links, e por isso eles são tão importantes. 

Se você entende um pouco de estratégias de Link Building, já deve saber que os backlinks, que são links externos ou internos apontando para páginas de seu e-commerce, são um dos critérios fundamentais do Google para rankeamento. Nesse contexto, o Link Juice é o capital da página que contém o link passando para as outras páginas linkadas. 

O Link Juice na prática

Talvez o Link Juice ainda não esteja totalmente claro em sua mente, então vamos pensar em um exemplo prático. Você vai ver que esse critério do Google não é nenhum bicho de sete cabeças, e incluir ele em sua estratégia de SEO pode transformar a maneira como você produz conteúdo e pensa no rank. 

Então, vamos pensar em uma hipótese. Digamos que você tenha publicado 2 páginas (a página A e B) para o seu e-commerce e aplicado as mesmas técnicas de SEO em ambas, inclusive, utilizando os mesmos critérios de escolha de palavras-chave com média ou baixa concorrência. 

O conceito de Link Juice se aplica quando a página A recebe o backlink de uma outra página (a C) que já está na 1ª página de pesquisa do Google e tem um ótimo rank. Nesse caso, parte do rank da página C é compartilhado com a A, e a mesma rankeia muito mais rapidamente que a B, que não recebeu nenhum backlink com o mesmo potencial. 

Nesse caso, o Google lê todo esse processo de uma maneira simples: se a página A está recebendo um backlink de uma página com ótima autoridade, como a página C, então muito provavelmente a A tem um conteúdo de qualidade e precisa aparecer como prioridade para o público. 

Como funciona a distribuição de Link Juice?

Existem outros detalhes que precisam ser avaliados por você, quando incluir os critérios do Link Juice em sua estratégia. Além de tudo que já dissemos, o Link Juice também leva em consideração quantos links foram colocados na página de autoridade alta

Ou seja, ainda pensando no exemplo que construímos, se a página C tiver o total de 5 links direcionando não apenas para a página A, mas também para as páginas D, E, F e G, então parte do rank da página C será distribuído em porcentagens iguais para todas essas páginas. 

Isso significa que quanto mais links forem colocados na página C, menos rank receberá cada uma das páginas linkadas. Você pode levar isso em consideração ao pensar em sua estratégia de Link Building. 

Como conseguir mais Link Juice para seu e-commerce? 

Agora que você já entendeu o que é Link Juice e o seu papel na distribuição de rank do Google, muito provavelmente está se perguntando como conseguir mais Link Juice para seu e-commerce e aproveitar todas as vantagens que essa estratégia pode trazer.

Não se preocupe, não há nenhum mistério por trás disso! Logo abaixo, você vai conferir alguns dos principais passos para conseguir Link Juice de forma saudável e aumentar o rank das páginas de seu e-commerce

Tenha um blog com bom conteúdo 

Nem todo e-commerce possui um blog, e isso pode ser um grande erro, em muitos sentidos. Isso porque um bom blog é a melhor forma de conseguir tráfego orgânico e conquistar clientes. 

Investir em um bom conteúdo para o blog de seu e-commerce também é uma ótima forma de conquistar backlinks e, claro, Link Juice. Nesse caso, é fundamental que você aposte em uma estratégia de Marketing de Conteúdo e priorize sempre conteúdos originais, criativos e bem escritos. 

Faça guest posts

Guest posts são nada mais do que parcerias com outros blogs, em que você publica no site parceiro um post (informativo e de qualidade) contendo links direcionando para seu e-commerce, enquanto o seu parceiro faz a mesma coisa e publica um post em seu site. 

Essa é uma maneira prática de conseguir backlinks e ainda possibilita que você alcance um público novo em potencial. E se o seu parceiro for um site de relevância no segmento, você também se beneficiará do Link Juice

Aposte em Marketing Digital e anúncios online 

o que é link juice, e-commerce

Conseguir Link Juice também depende de ser reconhecido em seu setor, afinal, assim as pessoas terão prazer em linkar o seu conteúdo em blogposts relacionados à sua temática. No entanto, autoridade no segmento não surge da noite para o dia e depende de estratégias de Marketing Digital e de Conteúdo

Por isso, não descarte até mesmo anúncios online e diversas outras estratégias, porque elas podem ser fundamentais para aumentar o tráfego e público do seu site. 

Agora, ficou bem claro o que é o Link Juice e a sua importância para o seu site de e-commerce, não é mesmo? Se está pronto para aplicar as dicas desse post e quer descobrir ainda mais sobre estratégias de SEO, confira os outros posts do blog e aproveite!

Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak