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O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

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O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
26/1/2024

O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

É inegável que o mundo está mudando rapidamente do analógico para o digital. Além da versatilidade, praticidade e simplicidade que os meios de comunicação virtuais oferecem, a mobilidade é um fator decisivo, que impulsiona o consumo de conteúdo online no dia a dia, seja através dos celulares, notebooks ou tablets.

As estratégias de marketing das empresas precisam se adaptar na mesma velocidade, integrando suas plataformas e produzindo conteúdo relevante para os visitantes de seu site, bem como utilizar boas práticas da internet, que incluem as técnicas de SEO, que te ajudarão a deixar seu conteúdo otimizado.

Leia também: Estratégia de Marketing Digital

MAS, O QUE É SEO?

SEO ou Search Engine Optimization, que no bom português significa ‘Otimização para os motores de busca', é um conjunto de práticas e técnicas que visam aumentar a quantidade e qualidade do tráfego que você obtém através dos resultados orgânicos em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo.

Nos resultados de busca, o Google exibe links para páginas consideradas mais relevantes e com maior autoridade. Essa jurisdição é medida principalmente pela análise da quantidade e qualidade dos links de outras páginas da web.

Em termos simples, as suas páginas na web têm potencial para se classificarem no Google, ao mesmo tempo em que outras páginas da web podem se vincular a elas.

  • Por que o SEO é importante?

A maioria do tráfego da web é conduzida pelos motores de busca comerciais, como Google, Bing e Yahoo. Embora as mídias sociais possam gerar visitas ao seu site, os motores de busca são o principal método de navegação para os usuários, pois são os únicos capazes de fornecer o tráfego-alvo ao site de sua empresa. Se eles não puderem encontrar o seu site ou adicionar o seu conteúdo no banco de dados, você perderá ótimas oportunidades.

Um aspecto importante do SEO é fazer o seu site ficar compreensível para os usuários e mecanismos de busca. Ainda que os motores de busca estejam cada vez mais sofisticados, eles ainda não podem ver e entender uma página da web da mesma maneira que um ser humano pode. O SEO ajuda os buscadores a descobrir o que cada página é sobre e como ele pode ser útil para os usuários.

Existe um fator chamado SEO Score, é ele quem classifica o rankeamento das páginas a serem apresentadas nos resultados, sempre visando entregar resultados exclusivos, relvantes e completos.

Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

Como o SEO funciona?

Independente de qual motor de busca você use, eles têm duas funções principais: o rastreamento e a construção. Assim que você pesquisa algo, um rastreador reúne todas as informações e conteúdo sobre esse assunto, criando um índice com os sites considerados mais relevantes. Esse índice é alimentado através de um algoritmo, que tenta combinar todos os dados com a sua pesquisa. Já a construção, cuida de como esses resultados serão apresentados para os usuários, relacionando com outros dados que também deverão ser apresentados, como anúncios, imagens, notícias, entre outros.

O QUE É OTIMIZAR PÁGINAS PARA SEO?

1. Use códigos limpos

É importante criar um site usando um código limpo, isto é, um código leve padrão para a web. Embora algumas mudanças no padrão sejam constantes e resultem em algum código não-padrão, é importante ater-se ao código simples e funcional.

Um código mal escrito pode fazer com que as palavras-chave sejam difíceis de ser encontradas; ou geram links quebrados que afetarão a capacidade dos motores de busca rastrear seu website.

2. Use palavras-chave relevantes

Tudo começa com os termos digitados no campo de pesquisa, por isso as palavras-chave são tão valiosas e geram grande retorno para o marketing. Escolher as palavras corretamente pode alavancar a visibilidade de seu site.

Ao pesquisar a demanda de palavras-chave do mercado em que se está inserido, você pode conhecer os termos e frases que deve alvejar com SEO, como também pode aprender mais sobre os seus clientes como um todo.

O interesse do marketing digital não é atrair qualquer visitante para o seu site, mas sim clientes em potenciais para o seu negócio.

A pesquisa de palavras-chave pode ajudá-lo a prever mudanças na demanda, bem como responder às alterações nas condições de mercado. Assim você pode produzir produtos, serviços e conteúdos que o seu público-alvo esteja procurando ativamente.

3. Conteúdo de qualidade

Criar um conteúdo útil e atraente para o público e para os robôs, é crucial para o SEO. Todas as pesquisas realizadas na Internet têm como intenção encontrar, aprender, resolver, comprar, corrigir, tratar ou entender algo.

Os buscadores disponibilizam resultados com páginas da web, a fim de satisfazer essas necessidades da melhor maneira possível. Eis alguns sinais de conteúdo de qualidade:

a) Métricas de engajamento:

Quando você realiza uma pesquisa e clica no primeiro link que aparece, mas volta imediatamente para a página anterior e tenta o segundo link, isso indica que você não ficou satisfeito com o primeiro resultado.

As ferramentas de busca procuram o “clique longo”, isto é, quando os usuários clicam em um resultado sem retornar imediatamente para a página de pesquisa e tentar novamente.

Analisando esses dados em conjunto, ao longo de milhões de consultas por dia, as ferramentas são capazes de construir um padrão para avaliar a qualidade dos resultados.

b) Padrões de conexão:

As ferramentas de busca descobriram cedo que a estrutura dos links da web pode servir como Proxy para medir a popularidade. Sites de maior qualidade visual e de informação ganham mais links, do que seus colegas de menor qualidade e utilidade.

c) Atualização:

A posição de seu site no ranking de resultados pode melhorar, se você atualizar o seu conteúdo regularmente. Isso vai indicar aos motores de busca que o seu site não está adormecido, além de incentivar os seus visitantes a voltar.

Medição e monitoramento

Dizem que se é possível medir é possível melhorar. Em SEO, a medição é fundamental para o sucesso. Rastrear dados sobre rankings, referências, links e outros fatores, auxilia a análise de sua estratégia de SEO.

Embora cada empresa seja única e cada site tenha diferentes métricas significativas, a lista de indicadores recomendadas para se observar é quase universal:

1. SEO - Tráfego

Todo o mês acompanhe a contribuição de cada fonte de tráfego para o seu site, incluindo:

a) Navegação direta: digitado/pesquisado nos mecanismos de busca, bookmarks, links de e-mail sem códigos de rastreamento etc.

b) Tráfego de referência: a partir de links na web ou no e-mail rastreável, promocionais e links de campanha da marca.

c) Tráfego de pesquisa: Pesquisas que enviaram tráfego de qualquer mecanismo de busca da web, maior ou menor, para o seu site.

Saber os números exatos e a porcentagem de cada um vai ajudá-lo a identificar os seus pontos fracos, dando-lhe uma base de comparação em longo prazo. Use esses dados para acompanhar os seus esforços de marketing e planejar o que fazer para adquirir determinado tráfego.

2. SEO – Mecanismo de busca

Três mecanismos de busca principais compõem 95% de todo o tráfego de pesquisa nos Estados Unidos: o Google e a aliança Yahoo-Bing.

Para a maioria dos países fora dos EUA, mais de 80% do tráfego de pesquisa vem unicamente do Google, com algumas exceções notáveis, incluindo a Rússia e a China.

Medir a contribuição do seu tráfego de pesquisa em cada mecanismo de busca é útil para:

a) Desempenho x Fatia de Mercado: Compare a contribuição do volume de pesquisa de cada mecanismo de busca com a fatia de mercado estimada.

b) Descobrir o valor estratégico: As técnicas de SEO terão resultados mais positivos em alguns mecanismos de busca do que em outros. Se você puder identificar quais táticas estão sendo bem-sucedidas em determinado buscador, saberá como e onde concentrar seus esforços.

3 – SEO - Visitas provenientes de pesquisa por termos específicos

As palavras-chave que enviam tráfego são outra parte importante de sua análise. Você vai querer manter o controle desses dados em uma base regular, a fim de ajudá-lo a identificar novas tendências da procura de palavras-chave, avaliarem o seu desempenho em palavras-chave e encontrar os termos que estão trazendo tráfego significativo para o seu site.

4 – SEO: Taxa de conversão através da pesquisa de um termo ou expressão

O valor real a partir deste acompanhamento simplista vem do fruto maduro: encontrar palavras-chave que continuamente enviem visitantes, que se convertem a clientes; e aumentar o foco em rankings e na melhoria das landing pages que os visitantes acessam.

5 – Números de páginas que recebem ao menos uma visita dos mecanismos de busca

Para a maioria dos grandes sites (50.000 páginas), a mera inclusão no índice dos mecanismos de busca, é essencial para ganhar o tráfego, e essa métrica fornece um número rastreável, que é indicativo de sucesso ou fracasso.

Obter os detalhes técnicos de um SEO amigável aliado ao desenvolvimento para web correto é importante, mas uma vez que as bases estão amparadas, você também deve comercializar o seu conteúdo.

Os mecanismos de busca por si só não têm fórmulas para mensurar a qualidade do conteúdo na web. Ao invés disso, a tecnologia de pesquisa se baseia das métricas de relevância e importância, que são medidas através do rastreamento do que as pessoas fazem online: o que elas pesquisam, a que elas reagem, em quais publicações elas comentam e quais links compartilham.

Dessa forma, você não pode simplesmente tentar construir um site perfeito e produzir ótimos conteúdos. Você também tem que obter esse conteúdo compartilhado e que estão falando sobre.

Continue nos acompanhando. :)

Até a próxima.

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Helder Santos

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