SEO

O que é React JS e como ele funciona para SEO

Giulia Oliveira

Analista de SEO, especialista em performance para ecommerce e soluções Google.

Os consumidores atuais passam cada vez mais tempo na Internet, visto o período de grandes mudanças que temos passado nos últimos anos. 

Sabendo disso, gestores de websites estão cada vez mais preocupados com a experiência de seus usuários, a fim de garantir que toda sua visita ocorra sem qualquer problema e gere grande satisfação.

Porém, parte desses gestores não possuem experiência em manutenções realizadas diretamente no código do site, o que faz com que eles procurem por programadores ou desenvolvedores para desempenhar tais modificações. Com a grande procura por ter um site responsivo e que gere satisfação, houve aumento significativo também na demanda por profissionais experientes em React, o qual é essencial para qualquer programador front-end.

No conteúdo de hoje, vamos mostrar à você o que é React JS e como ele funciona no quesito SEO de seu site!

O que é React JS? 

React é uma biblioteca de códigos e funções baseada em JavaScript usada para construir interfaces de usuário, tendo como principal abordagem uma arquitetura baseada em componentes.

Cada aplicativo React contém componentes que representam telas ou elementos específicos no aplicativo. Os componentes são um dos blocos de construção básicos do React e representam classes ou funções que aceitam entrada e renderizam os vários elementos HTML.

O React foi inicialmente utilizado no feed do Instagram, em 2011, no ano de sua criação. Com a compra da plataforma pelo Facebook em 2012, a biblioteca ficou bastante popular entre os desenvolvedores. No ano seguinte, a biblioteca foi aberta para o formato open source. Em um pesquisa feita em 2017 pelo StackOverflow Survey, seu uso cresceu 20% em relação a 2016:

O que é React JS e como ele funciona para SEO

Quais são suas características?

  • Componentes: O React utiliza em seu núcleo de características componentes (como as funções do Java), que facilitam a manutenção e o acompanhamento do código. Caso haja algum problema, é mais fácil encontrá-lo e corrigi-lo.
  • Props (ou property, em inglês): Se você precisar alterar alguma propriedade, para alterar um componente, você utilizará o termo “props” como parâmetro de sua função.
  • State: Seria melhor que os componentes não tivessem estado, não apenas pela facilidade de desenvolver, como também para efetuar algum teste, ou mesmo manter o código. Para manipular estados, é necessário utilizar as classes.
  • JSX: Não é possível escrever HTML dentro do Javascript, logo, o JSX surge como uma extensão de sintaxe que permite essa possibilidade.

Como funciona React JS SEO

Graças à arquitetura baseada em componentes do React, é fácil reutilizar o código e dividir um aplicativo grande em partes menores. Portanto, manter e depurar grandes projetos de SPA (Single Page Application) é muito mais fácil do que fazer o mesmo para grandes aplicativos de várias páginas. O DOM virtual garante alto desempenho do aplicativo. Além disso, a biblioteca React oferece suporte a todos os navegadores modernos, incluindo suas versões mais antigas. 

O React oferece um SPA que solicita Javascript para mostrar o conteúdo da página. Entretanto, os robôs de rastreamento Google (que avaliam todas as páginas da internet) não é tão bom quanto entender uma página com javascript em comparação com uma página que possui código HTML convencional.

Por um longo período, o Google não conseguia ver o conteúdo que era renderizado com Javascript e costumava recomendar que o conteúdo pudesse ser visto sem ter o Javascript habilitado. Porém, isso mudou! Alguns anos atrás, o Google anunciou que seu robô de rastreamento agora pode renderizar páginas com Javascript e indexá-las.

Mesmo que o Google tenha anunciado em 2015 que é capaz de renderizar e indexar conteúdo que requer Javascript, na teoria, isso não deve ser um problema. Todavia, sabemos que teoria e prática nem sempre são iguais. A maioria dos profissionais de SEO concorda que o Google tem mais dificuldade em ler e indexar páginas que requerem Javascript em comparação com páginas que não requerem Javascript.

Mesmo com as considerações acima, você NÃO deve evitar o uso do React quando se trata de SEO. Assim como Angular.js ou Vue.js, o React auxilia o desenvolvedor a criar uma ótima experiência ao usuário, o que é um dos grandes fatores para uma boa qualidade interna. 

Antes de sair aplicando técnicas em um site, é sempre necessário realizar testes. Projetos que possuem como objetivo melhorar a experiência dos usuários devem ser testados. Para isso, você pode utilizar ferramentas de teste no React, como o Jest (desenvolvida pelo próprio Facebook) e também, testar runner, reports de coverage, snapshots e afins.

Além de comportar o Javascript, o React também é compatível com diversas ferramentas, como:

Você deve usar o React JS em seu próximo projeto de SEO?

A tecnologia que você optar em utilizar é sempre direcionada para o projeto e o que você deseja alcançar (outro ponto, é com qual tecnologia sua equipe já está familiarizada). De qualquer forma, o React JS costuma ser uma escolha muito boa para construir um site otimizado para SEO, desde que você o configure corretamente. 

Caso você não tenha experiência em React, mas tem grande interesse em aprender, saiba que a comunidade JavaScript (e de React) é imensa, o que ajuda muito na hora de buscar soluções ou tirar dúvidas online.

É importante ressaltar: quem quer começar a aprender React precisa ter uma boa base em JavaScript, além de conhecimentos em HTML e CSS. Caso você não tenha ainda muita familiaridade com essas tecnologias, a recomendação é buscar cursos e tutoriais online sobre o tema.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades. 

Até a próxima!

Últimas Postagens WebPeak

SEO

Conheça o Gerador de Title e Description Grátis da WebPeak

Google

Quer saber como disparar site na busca orgânica? Veja essas dicas!

SEO

10 melhores práticas para impulsionar o SEO WordPress

E-Commerce

Transformações no Marketplace