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O que é Relatório de SEO e para que serve?

O objetivo dos relatórios de SEO é transmitir informações de um projeto e, principalmente, os resultados gerados que circulam dentro de uma empresa, a partir da aplicação de estratégias de SEO.
O que é Relatório de SEO e para que serve?
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

O objetivo dos relatórios de SEO é transmitir informações de um projeto e, principalmente, os resultados gerados que circulam dentro de uma empresa. A partir da aplicação de estratégias de SEO, é possível apresentar relatórios para que o cliente acompanhe os projetos, assim impulsiona-se uma boa relação entre cliente e negócio (alô alô experiência do consumidor e usuário). 

Além disso, o engajamento do cliente no projeto tem um peso importante, então, se tratando de SEO, os relatórios devem servir para apresentar resultados, dedicação empregada e para aproximar o cliente do projeto, dando destaque às tarefas que estão pendentes no lado do cliente e mostrar, de maneira concreta: aquilo que deve ser priorizado e quais os resultados esperados com tais ações.

É importante também que os relatórios de SEO consigam lidar com as expectativas do cliente e, devido a isso, devem estar muito bem alinhados com o que foi comercializado pelo departamento comercial.

A venda com base em resultados e o relatório concentrado somente em tarefas não adianta de nada, da mesma forma que não faz sentido mostrar principalmente os resultados, afinal, o cliente está sempre mais disposto a conhecer o “o que” do projeto, ou seja, as tarefas que serão realizadas. Clientes não são todos iguais, os clientes sempre são diferentes. Nunca esqueça disso. 

O que deve conter em um relatório de SEO 

Em nossos cursos de SEO, sempre destacamos a importância em colocar a mão na massa quando o assunto é aprender a otimizar. Pensando nisso, listamos itens que julgamos fundamentais para estarem em relatórios de SEO.

Mas, importante destacar que eles não são obrigatórios, pelo menos do ponto de vista ‘’natural’’. É essencial que cada empresa estabeleça aquilo que melhor lhe convém, priorizando a relação custo x benefício.

1. Visão geral do Ciclo de SEO

  • Qual etapa do Ciclo de SEO o negócio se encontra e quanto % está concluído;
  • Mapeamento das tarefas principais desta fase;
  • Visão geral das palavras-chave que elevam a posição nos resultados de pesquisa;
  • Visão geral das palavras-chave que estão sendo trabalhadas;
  • Opinião do Consultor SEO responsável pelo projeto, que pode ser realizado através de e-mail, reunião presencial ou telefone).

2. Relatório de Atividades

Todas as atividades realizadas, parece redundância, mas não é. Atente-se a todos os detalhes.

  • O que foi realizado no mês;
  • O que estava no planejamento do negócio;
  • O que está pendente por parte do negócio;
  • O que está pendente por parte do cliente (esse item também poderia estar na visão geral).

3. Relatório de Palavras-chave

4. Relatório de Gestão de Reputação

  • Estratégia de reputação;
  • Conteúdos relevantes que são ativos linkáveis;
  • Quantidade de sites levantados;
  • Pessoas prospectadas;
  • Links conquistados ativamente por esforço da pessoal;
  • Histórico de ganho e perda de links.

5. Relatório de Otimização On-Page

  • Quais foram os novos conteúdos criados;
  • Antigos conteúdos otimizados;
  • Panorama do que foi realizado, o que precisa ser realizado;
  • Histórico de últimas alterações;

6. Relatório de Conversões

  • Como o SEO contribuiu para o alcance de conversões (é possível comparar outros canais);
  • Conversões de último clique de SEO (são as mais significativas);
  • Visão geral de conversões de long tail (departamentos, produtos e afins.)

7. Visão Longo Prazo do Projeto

  • O quanto já aumentamos as visitas?
  • O que foi conquistado?
  • Para qual lugar estamos indo?

Relatórios de SEO para mensurar resultados

Os relatórios de SEO não são mais importantes do que os resultados, entretanto, permitem acompanhar (de maneira bastante positiva) e apresentar os resultados. 

Diversos clientes podem se queixar, não pela ausência de resultados, e sim por não conseguirem visualizar o que tem sido feito pela empresa parceira de SEO. E nada mais justo. Afinal, vamos supor que você esteja fazendo uma reforma na sua casa. Você acompanha o projeto de reforma ou deixa para ver como ficou só depois? 

Acredito que você deva ter escolhido a primeira opção, pois por outro lado é provável que a perda de dinheiro fosse certa (erros estão muito associados a falta de acompanhamentos).

Dessa forma, é possível enquadrar os relatórios em atividade de relacionamento com o cliente (CRM), importantíssimas. Hoje em dia, acredito que esse relacionamento seja mais importante que os próprios resultados entregues.

Leia para entender melhor: Content Experience: práticas para viralizar conteúdos e alcançar o topo dos buscadores 

O que podemos concluir: não basta somente um bom relatório de SEO, como o contato regular com o cliente, para que consiga colocá-lo no engajamento, além de construir também uma parceria a longo prazo. 

Conjunto de ferramentas de SEO: relatórios relevantes para seu negócio

O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores.

Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO
  • Pesquisas de nicho de palavras-chaves efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing.

Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet. 

A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio, Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco



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