O que é Relatório de SEO e para que serve?

O objetivo dos relatórios de SEO é transmitir informações de um projeto e, principalmente, os resultados gerados que circulam dentro de uma empresa. A partir da aplicação de estratégias de SEO, é possível apresentar relatórios para que o cliente acompanhe os projetos, assim impulsiona-se uma boa relação entre cliente e negócio (alô alô experiência do consumidor e usuário).
Além disso, o engajamento do cliente no projeto tem um peso importante, então, se tratando de SEO, os relatórios devem servir para apresentar resultados, dedicação empregada e para aproximar o cliente do projeto, dando destaque às tarefas que estão pendentes no lado do cliente e mostrar, de maneira concreta: aquilo que deve ser priorizado e quais os resultados esperados com tais ações.
É importante também que os relatórios de SEO consigam lidar com as expectativas do cliente e, devido a isso, devem estar muito bem alinhados com o que foi comercializado pelo departamento comercial. A venda com base em resultados e o relatório concentrado somente em tarefas não adianta de nada, da mesma forma que não faz sentido mostrar principalmente os resultados, afinal, o cliente está sempre mais disposto a conhecer o “o que” do projeto, ou seja, as tarefas que serão realizadas. Clientes não são todos iguais, os clientes sempre são diferentes. Nunca esqueça disso.
O que deve conter em um relatório de SEO
Em nossos cursos de SEO, sempre destacamos a importância em colocar a mão na massa quando o assunto é aprender a otimizar. Pensando nisso, listamos itens que julgamos fundamentais para estarem em relatórios de SEO. Mas, importante destacar que eles não são obrigatórios, pelo menos do ponto de vista ‘’natural’’. É essencial que cada empresa estabeleça aquilo que melhor lhe convém, priorizando a relação custo x benefício.
1. Visão geral do Ciclo de SEO
- Qual etapa do Ciclo de SEO o negócio se encontra e quanto % está concluído;
- Mapeamento das tarefas principais desta fase;
- Visão geral das palavras-chave que elevam a posição nos resultados de pesquisa;
- Visão geral das palavras-chave que estão sendo trabalhadas;
- Opinião do Consultor SEO responsável pelo projeto, que pode ser realizado através de e-mail, reunião presencial ou telefone).
2. Relatório de Atividades
Todas as atividades realizadas, parece redundância, mas não é. Atente-se a todos os detalhes.
- O que foi realizado no mês;
- O que estava no planejamento do negócio;
- O que está pendente por parte do negócio;
- O que está pendente por parte do cliente (esse item também poderia estar na visão geral).
3. Relatório de Palavras-chave
- Qual o posicionamento das palavras-chave;
- Número de visitas para a palavra-chave ou para sua respectiva landing page;
- Conversões (leads/receita);
- Visão histórica das palavras-chave que mais se destacaram (crescimento/descida).
4. Relatório de Gestão de Reputação
- Estratégia de reputação;
- Conteúdos relevantes que são ativos linkáveis;
- Quantidade de sites levantados;
- Pessoas prospectadas;
- Links conquistados ativamente por esforço da pessoal;
- Histórico de ganho e perda de links.
5. Relatório de Otimização On-Page
- Quais foram os novos conteúdos criados;
- Antigos conteúdos otimizados;
- Panorama do que foi realizado, o que precisa ser realizado;
- Histórico de últimas alterações;
6. Relatório de Conversões
- Como o SEO contribuiu para o alcance de conversões (é possível comparar outros canais);
- Conversões de último clique de SEO (são as mais significativas);
- Visão geral de conversões de long tail (departamentos, produtos e afins.)
7. Visão Longo Prazo do Projeto
- O quanto já aumentamos as visitas?
- O que foi conquistado?
- Para qual lugar estamos indo?
Relatórios de SEO para mensurar resultados
Os relatórios de SEO não são mais importantes do que os resultados, entretanto, permitem acompanhar (de maneira bastante positiva) e apresentar os resultados.
Diversos clientes podem se queixar, não pela ausência de resultados, e sim por não conseguirem visualizar o que tem sido feito pela empresa parceira de SEO. E nada mais justo. Afinal, vamos supor que você esteja fazendo uma reforma na sua casa. Você acompanha o projeto de reforma ou deixa para ver como ficou só depois?
Acredito que você deva ter escolhido a primeira opção, pois por outro lado é provável que a perda de dinheiro fosse certa (erros estão muito associados a falta de acompanhamentos).
Dessa forma, é possível enquadrar os relatórios em atividade de relacionamento com o cliente (CRM), importantíssimas. Hoje em dia, acredito que esse relacionamento seja mais importante que os próprios resultados entregues.
Leia para entender melhor: Content Experience: práticas para viralizar conteúdos e alcançar o topo dos buscadores
O que podemos concluir: não basta somente um bom relatório de SEO, como o contato regular com o cliente, para que consiga colocá-lo no engajamento, além de construir também uma parceria a longo prazo.
Conjunto de ferramentas de SEO: relatórios relevantes para seu negócio
O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas, tudo de maneira orgânica. Se tratando de SEO, é sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. Algumas das propostas da WebPeak, a partir das ferramentas de SEO:
- Pesquisas de nicho de palavras-chaves efetivas;
- Auditorias e análises de sites;
- Construção de link building (agora denominada como link earning);
- Métricas de mídia social;
- Análises detalhadas de marketing.
Um dos diferenciais das ferramentas é que o investimento em SEO é feito em Real (moeda brasileira), viu como será uma decisão mais que certa? Principalmente nesses tempos instáveis e que qualquer contenção de dinheiro é bem vinda. Além disso, ao investir em SEO outros fatores são absorvidos em todos os âmbitos internos de um negócio que está presente na internet.
A WebPeak tem soluções em SEO para seu negócio, Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco!