Marketing

O que é SaaS Marketing? 5 Taticas que usamos na WebPeak

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

SaaS, traduzido literalmente, significa "Software como Serviço". Simplificando, o SaaS Marketing é um software de marketing, como um serviço, entregue pela Internet. O recrutamento é feito por assinatura mensal, sem burocracia. O software é executado no servidor da empresa provedora.

Como uma empresa SaaS Marketing, não somos estranhos ao processo. Na verdade, gostaríamos de pensar que somos mais do que decentes nisso. 

Agora, a fim de auxiliar empresas a dissecar nosso marketing para usar em seu próprio negócio de SaaS, revelamos nossas táticas para você! Acompanhe neste conteúdo! 

SaaS Marketing: 5 principais táticas usadas na WebPeak

1. Marketing de conteúdo orientado a SEO

Como muitas outras empresas de SaaS, criamos regularmente conteúdo em nosso blog e redes sociais, como o LinkedIn WebPeak. Mas em um mundo lotado, simplesmente produzir conteúdo não é suficiente. Ele precisa ser descoberto .

O “motor de descoberta” por trás do nosso conteúdo é a otimização do mecanismo de busca (SEO) . É assim que nosso blog recebe cerca de mil visitantes mensais apenas do Google: 

  • Dados sobre o tráfego orgânico mensal da Ferramenta WebPeak
  • O marketing de conteúdo orientado a SEO é o núcleo da nossa estratégia de marketing. Ele impulsiona nossos negócios e outros canais de marketing.

Foco em tópicos de alto “potencial de negócios”

Uma coisa única que fazemos na WebPeak é apresentar nosso produto em cada conteúdo que criamos. Queremos que você aprenda a resolver um problema e saiba como nosso conjunto de ferramentas ajuda a resolvê-lo também.

Infelizmente, muitas empresas de SaaS marketing evitam fazer isso devido ao medo de serem muito vendáveis . Mas nós gostaríamos de pensar que atravessamos a linha muito bem.

Uma das principais razões pelas quais conseguimos fazer isso com sucesso é ter a mentalidade de “potencial de negócios”:

2. Ferramentas de SEO

A WebPeak oferece muitas ferramentas de SEO concentradas em um único lugar: juntas, elas geram visitas orgânicas mensais combinadas.

Assim como o conteúdo, as ferramentas precisam ser descobertas. Portanto, a maneira mais fácil é criar algo que já tenha demanda de pesquisa. 

WebPeak é uma popular ferramenta de SEO. Hoje, há uma grande importância em conhecer os principais recursos relacionados a otimização de sites, afinal, apenas assim é preciso estar na primeira página do Google organicamente.  Em SEO, seus principais recursos são: 

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Link Building;
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing. 

3. Reaproveitamento de conteúdo

Se você está gastando muitos recursos criando conteúdo , será um desperdício apenas publicar e esquecer. Em vez disso, faça com que cada peça vá além. Transforme-o em vários formatos.

Fazemos isso o tempo todo na WebPeak. Aqui estão alguns exemplos:

  • Transformar uma postagem no blog sobre a Estratégias de SEO em um tópico no LinkedIn;
  • Reaproveitamos nosso vídeo em republicação de conteúdo em um artigo;
  • Pense nisso como uma pirâmide. Comece com uma versão principal e, em seguida, divida-a em versões menores para outros canais. Pirâmide com 3 níveis.  O nível superior é "conteúdo de vídeo", depois "conteúdo escrito" e depois "conteúdo de mídia social"

4. Seja um convidado em webinars e podcasts

Para empresas de SaaS Marketing se destacarem, fato é que através de recursos como Webinar e Podcasting explodiu a popularidade de muitos gestores.  Existem centenas, senão milhares, de podcasts em qualquer setor. E muitos precisam de convidados para compartilhar seus conhecimentos.

Isso representa uma grande oportunidade para qualquer negócio de SaaS se promover e atingir o público do podcast.

Como você encontra essas oportunidades? Aqui está o que fazer:

5. SaaS Marketing: devem estar presentes em eventos e premiações do setor 

Todos os anos, falamos em vários eventos e conferências. E eles nos fazem inscrições. 

Você sempre pode encontrar um para compartilhar seus conhecimentos. Eles não precisam ser um evento de 10 mil pessoas; pequenos encontros locais também funcionam bem.

Se os eventos presenciais não forem possíveis, você sempre poderá procurar conferências e cúpulas virtuais. 

Quais táticas você deve usar?

Ser uma empresa SaaS Marketing não significa que você pode simplesmente “copiar e colar” nossas táticas e alcançar o sucesso da noite para o dia.

Afinal, seus clientes-alvo, indústria, preços, etc., são todos diferentes de nós.

Então, como você decide quais táticas você deve usar para o seu SaaS?

Supondo que você já saiba quem são seus clientes-alvo (passo mais importante!), acho que você vai gostar deste modelo mental, bastante conhecido no marketing.  

Modelo mental de cinco animais e a estratégia de aquisição correspondente 

Nesta metáfora, você precisa saber: 

  • Qual “animal” você está perseguindo.
  • Qual “ferramenta de caça” você deve usar.

O primeiro passo  é identificar o seu modelo de negócio. Que tipo de clientes (“animal”) seu SaaS marketing precisa?

  • Elefantes  – no valor de centenas de milhares de reais por ano
  • Antílopes – Vale dezenas de reais por ano
  • Coelhos – no valor de milhares de reais por ano
  • Ratos  – valem centenas de reais por ano
  • Moscas  – valem alguns reais por ano

Em seguida,  identifique a “ferramenta de caça” certa, também conhecida como sua estratégia de aquisição. Existem três tipos principais:

  • Spears –  Requer muita habilidade e envolvimento humano direto, como vendas e desenvolvimento de negócios. Para negócios SaaS que visam clientes corporativos.
  • Redes –  Atraia um grande número de alvos potenciais de uma só vez, como marketing de conteúdo . Para empresas SaaS que visam pequenas empresas.
  • Sementes –  Sua base de clientes cresce por conta própria. Exemplos são o boca a boca e a viralidade. Para empresas SaaS que visam pequenas empresas ou consumidores.

Para nós, a estratégia de marketing de conteúdo faz maravilhas – é a ferramenta certa para o grupo certo.

Trabalhar em SaaS marketing significa ouvir a frase “bons artistas copiam, grandes artistas roubam” com frequência.

No entanto, é necessário se diferenciar entre as muitas empresas de SaaS. Marketing é sobre se diferenciar de seus concorrentes . Mas, ironicamente, copiando uns aos outros, todos acabam parecendo iguais. 

Gostou do conteúdo? 

Vale a pena dar uma conferida em nossas propostas! Conheça nossos planos e continue acompanhando o blog para mais dicas. 

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