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O que é SEO? Onde vive? Como se alimenta?

21/5/2019

O que é SEO? Onde vive? Como se alimenta?

Com certeza em algum momento você ouviu falar em SEO e por isso veio parar por aqui. A pergunta que nunca se cala é: o que é SEO? Na verdade essa é uma questão muito simples de responder.

Hoje em dia é de extrema importância estar por dentro desse contexto e não apenas saber o significado de SEO como Também praticá-lo diariamente para bons resultados de negócio.

Seja você um digital influencer, ou alguém que trabalha em um escritório formal, essas práticas são válidas em todas as áreas, e é assim que empresas tem conquistado o posicionamento no mundo digital.

Em uma era onde praticamente tudo pode ser feito através da internet, imagine só quantas vantagens seu negócio pode sendo apresentado para o mundo. Se você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer para se destacar nos mecanismos de busca, então esse artigo é para você.

o que é seo

Mas, o que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) em português significa Otimização de Sites para Buscadores. Em outras palavras, as ações de SEO em seu site faz com que os sites de busca, como o Google, note seu negócio na internet.

Sendo assim, se o seu interesse é melhorar o rankeamento das suas páginas, aumentar o número de visitas orgânicas dentro do seu site e mostrar para o mundo a sua marca, então talvez seja a hora de começar a investir em SEO.

Ainda existem os céticos, que andam dizendo por aí que o SEO não está mais vivo. Porém, essas teorias já foram desconsideradas uma vez que uma empresa começa a praticar a otimização dentro das páginas de negócio, e pode ter certeza que os resultados são mais positivos possíveis.

Outro ponto importante é que para investir em SEO você não precisa gastar rios de dinheiro. Nas campanhas de marketing o SEO tem um grande peso para os resultados e com um custo beneficio bem acessível.

#1. O que é SEO? o que essa ferramenta pode fazer pelo seu site

Quando você inicia uma campanha de otimização no seu site, uma das primeiras coisas que irá perceber é a melhora no posicionamento para as keywords do seu negócio, que estará ligada diretamente a quantidade de acessos que vai receber, assim como irá gerar maior visibilidade para a marca e converter visitantes em leads.

Na rede existem diversos formatos de sites e cada um possui o seu objetivo. Um e-commerce, por exemplo, tem como principal objetivo gerar vendas. Já um blog, tem o objetivo de que seus visitantes leiam seus posts. Todas essas metas, que também podemos chamar de conversão, podem ser diversificados, como vendas, cadastro, downloads ou até mesmo cliques em determinadas partes do site.

Não importa qual é o seu nicho de mercado, ou quais são os seus objetivos, a otimização do seu site vai permitir que ele alcance seu público-alvo, e que você tenha cada vez mais visitas orgânicas.

#2. O que é SEO: quem é seu público-alvo?

Assim que você monta o seu negócio você precisa definir o seu público-alvo e isso será transferido para a sua página na internet. Depois disso, você precisará definir as palavras-chaves do seu negócio para que seu site possa alcançar as pessoas certas. Se fizer tudo como manda o figurino, restringiria o número de acessos ao site, mas conseguirá atrair um número de visitas mais qualificado, o que garante uma experiência positiva tanto para sua empresa quanto para os usuários que encontrarão o que realmente estão procurando.

De forma geral, o que vai definir se a sua página estará ou não entre os primeiros resultados de uma busca é a sua relevância para a keyword buscada. Sendo assim, o SEO prioriza a relevância do seu site, seja para as pessoas que o visitam, como para a comunidade digital que pode ser atraída para o seu site.

#3. O que é SEO: o algoritmo do Google

Agora, você deve estar se perguntando: como os mecanismos de busca entendem qual site é melhor? Muito simples, os números não mentem é neste caso é feito cálculos complexos realizados através de seu algoritmo que considera uma infinidade de fatores.

As mudanças que tiveram com o passar do tempo foi a relevância desses fatores, como por exemplo o PageRank que, alguns anos atrás era fator determinante e hoje não é tão relevante assim, apesar de ser muito utilizado e trazer resultados.

Se tratando de inovação e atualização, o mercado digital deu um grande salto, e  hoje um dos fatores predominantes para o buscador é a famosa experiência do usuário.

E para não parar por aí, é válido ressaltar também à importância que esse algoritmo teve com relação aos dispositivos móveis, eles dão preferência para os sites responsivos, então fica a dica.

O que escolher: Links Patrocinados ou SEO?

Os links patrocinados é aquele jeitinho de aparecer no topo dos resultados do Google, contudo, essa estratégia pode ser infinitamente mais cara do que as boas práticas de SEO. E não se trata apenas disso, quando a campanha sai do ar, todas as suas páginas somem da primeira página dos buscadores em um piscar de olhos

Quando falamos de links patrocinados, o seu site consegue alcançar um pico de visitas, em contrapartida, isso nem sempre garante a conversão desse público, e vamos explicar o porquê. Se você gera uma campanha para venda de brinquedos, ela pode ser facilmente associada a pesquisa “diversão infantil”, se esta palavra estiver selecionada para um link patrocinado.

Agora, se a pessoa que fez que busca não estiver com a intenção de comprar nada, a não ser pesquisar sobre algumas brincadeiras para animar uma festa de criança, no final, ao invés de um resultado positivo provavelmente seu site passará pelo que chamamos de rejeição. Isso ocorre quando um usuário entra no site, mas rapidamente verifica que ali não existe o que ele procura.

Por outro lado com a prática de técnicas de SEO, o site só aparecerá em primeiro para aquela palavra que ele for realmente relevante para o usuário. A probabilidade de alguém não encontrar o que procura é mínima. Ou seja, você pode ter um número menor de visitas, mas o percentual de conversões resulta positivamente no final das contas.

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Se eu já sei o que é SEO, como começo?

Para fazer a otimização das suas páginas não é difícil, porém com ajuda de um profissional toda a parte de análise e estrutura pode ficar mais fácil. A Web Peak possui ferramentas SEO que auxiliam nesse processo essencial.

Agora que você já entendeu o que é SEO e a importância que ele tem para os mecanismos de busca, nada mais certo do que começar a colocar o seu site em ordem e alcançar o seu objetivo.

Esperamos ter ajudado, para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando, aqui no blog temos diversos artigos que te ajudarão a vender mais.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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