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O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Não preciso nem perguntar se você está acompanhando as notícias do momento em relação ao Coronavírus. Quem não está sabendo do momento que estamos passando, não é mesmo? Afinal, essa é uma crise de escala global, que precisa ser tratada com paciência e perseverança. 

A questão é que é com todo esse cenário de apreensão e retração do mercado, as empresas de todos os nichos estiveram que ficar em atenção e empresários do mundo todo com aquela dúvida: como será nos próximos dias? e os próximos meses?

Mais do que nunca a internet se tornou um grande aliado no dia-a-dia. Foi além da comunicação e memes, agora o consumo online tende a aumentar, deliverys, e-commerces, investimentos e mais. 

Como o Coronavírus impacta na economia

O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?

Antes de falarmos sobre o que você pode fazer pelo seu negócio durante a quarentena do coronavírus, listamos abaixo algumas mudanças importantes de serem destacadas em relação ao impacto do Coronavírus na economia. Tratam-se de mudanças de hábitos dos consumidores, tais como: 

  1. Aumento do interesse por produtos para a manutenção geral da saúde e bem-estar;
  2. Prioridade aos produtos indispensáveis para a contenção do vírus, saúde e segurança pública;
  3. Armazenamento de alimentos e uma vasta gama de produtos de saúde;
  4. Aumento das compras online e diminuição ou total restrição de ida ao comércio;
  5. Com a proibição das viagens de compras, vem a preocupação com o aumento dos preços;
  6. Mesmo quando retornarem à rotina diária, irão manter cautela redobrada com a saúde.

E como o E-commerce fica no meio de tudo isso?


Notícias recentes mostram o aumento no consumo online, principalmente para itens essenciais como farmácias e mercados, mas também para itens de higiene, bebidas e beleza.

Em percentuais, itens de saúde observaram um aumento de 124% no volume de compras online apenas nos 15 primeiros dias de março, segundo estudo da Compre e Confie, do grupo ClearSale.

Não acredita nesse otimismo do mercado? Então separamos algumas notícias para te informar mais sobre isso:


TERRA: E-commerce, uma realidade para o B2B que cresce em meio à pandemia
O GLOBO: Coronavírus aumenta compras pela internet: veja dicas e cuidados
CRIPTO ID: Compras em supermercados online sobem em 180%

O coronavírus trouxe aumento das buscas pelos seus sintomas e álcool gel



O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?


Como escrevemos acima, também pudemos identificar o aumento nas buscas por sintomas semelhantes aos que diagnosticam o Coronavírus.


O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?

Veja também o resultado, em gráfico, do volume de buscas em relação ao nosso tão conhecido Dipirona (terror de todas as doenças) x Álcool em gel:


O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?

Minha empresa x Coronavírus: o que fazer durante a quarentena do coronavírus

Invista em comunicação online

As pessoas estão em casa, logo, elas estão conectadas (mais do que antes) na internet. Além disso, neste momento todos querem se manter informados sobre a pandemia que está amedrontando (e com razão) o mundo todo. 

Os memes são exemplos disso, um simples recurso de entretenimento, que pode unir humor, política e etc, tem se tornado um meio de amenizar toda essa situação. 

E todas as visualizações em torno dos memes demonstram o grande interesse das pessoas no tema. Por outro lado, vale destacar que muitas pessoas que não seriam interessadas nas notícias ficaram informadas devido a quantidade de memes sobre o assunto.

Uma coisa é fato: O brasileiro não têm limites quando o assunto são memes, não é mesmo? 

Não importa de qual forma você seja atingido, se é através de vídeos ou imagens, é sempre importante refletir sobre a mensagem em que o meme está tentando te transpassar e verificar, se de fato, é o correto a ser seguido durante o período da quarentena. 

Se o meme é algo tão atual, por quê não utilizá-lo em sua estratégia on-line? 

Independente da faixa etária de seu público alvo, trabalhar acerca dos memes é uma das melhores formas de atrair, conscientizar e reter os usuários em seus conteúdos. 

Mas vale lembrar: Nada de transmitir mensagens que ofendam ao próximo, ok? Tenhamos empatia por aqueles que foram atingidos por um vírus tão nocivo. 

O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?


Trabalho Remoto 

Devido a Pandemia do Coronavírus as dinâmicas cotidianas de trabalho mudaram. Não à toa, sabemos que o surto da doença causada pelo novo CORONAVÍRUS (COVID-19) é classificado como uma emergência de saúde pública global que pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo simples contato. 

Diante de todo esse cenário, o que também está em pauta é o impacto no mercado de produtos de consumo ao redor do mundo. Em outros momentos de pandemia aprendemos algumas questões importantes sobre esse assunto. O trabalho remoto vem a ser a decisão mais responsável dentro de uma empresa. 

A solução para você pode ser o Zoho CRM. Trata-se de um software que faz a automação na plataforma, permitindo uma interação real o seu público regularmente, gerando confiança e reconhecimento da marca. 

Com os fluxos de trabalho, sua empresa poderá ter uma lista de correspondência segmentada com base nas informações que têm sobre seus contatos e envolvê-los enviando conteúdo relevante. É uma excelente maneira de manter a equipe alinhada mesmo em situações difíceis, como essa presente agora. Muitas empresas pensam no bem comum e liberaram aplicativos de trabalho remoto, sem custo.

Restaurantes e Coronavírus: Take away e delivery 

Se você é do ramo de restaurantes, já deve ter ouvido falar sobre Take Away. Trata-se de um estabelecimento comercial, do gênero restaurante, destinado ao preparo e comércio de refeições que são levadas e consumidas em outro local. 

Geralmente take-away faz referência à comida rápida, mas nem sempre.Muitas vezes são pequenos negócios, que servem comida local, podendo ser, às vezes, de grande qualidade.

Enquanto isso, restaurantes de fast food são exclusivamente conhecidos por seus produtos estandardizados, de uma cadeia global de franquia. Resumindo, é a famosa quentinha, comida para viagem. Investir nesta modalidade, sobretudo neste momento de pandemia global, é uma excelente maneira de manter os negócios em atividade.


O que fazer pelo seu negocio durante a quarentena de coronavírus?


Você faz o pedido antecipadamente, pelo telefone ou app do restaurante, e retira no lugar. Assim evita ficar em um lugar fechado com outras pessoas, diminuindo o risco de contágio. Uma medida simples, mas muito eficaz. Assim os restaurantes continuam vendendo e os consumidores, continuam de alimentando e ajudando a economia.

SEO Leads

A captação de leads (clientes em potencial), tem sua importância em qualquer segmento do mercado. O SEO é a ferramenta principal para alcançar e gerar os leads qualificados para sua loja online.  

Se você não aplicar o SEO, as pessoas não vão conseguir encontrar seu site por meio de pesquisas em motores de busca como por exemplo, o Google. Por isso, o SEO em geração de leads é importante, sendo uma estratégia que é indispensável para atrair clientes que realmente demonstram interesse em comprar seu produto, ou então, contratar seu serviço.

Assim como em lojas físicas, é fundamental assegurar que sua loja virtual esteja funcionando corretamente, para que assim, suas vendas não sejam afetadas. Imagine que, se de repente, seu letreiro esteja apresentando números e símbolos desconexos junto às palavras. É notável que as pessoas irão sentir-se inseguras, não é mesmo? Pois elas não entenderão qual mensagem você está querendo transpassar. 

O exemplo acima abordado, também se aplica às URL's de seu site

O Google leva em consideração mais de 300 fatores para que a relevância de uma página. Sendo assim, é importante que seu conteúdo seja de qualidade, único e atenda aos requisitos de qualidade dos buscadores. 

Tais fatores contribuem diretamente para a aquisição de leads qualificados naturais, ou seja, orgânicos. 

Os acessos orgânicos são adquiridos sem a necessidade de partir para as campanhas patrocinadas do Google Ads. Você os adquire sem precisar pagar por clique. Isso não é demais!! 

SEO: Como se adquire tráfego orgânico? 

Para aumentar a relevância de suas páginas de destino e fazer com que seu site se posicione melhor nos resultados de pesquisa, é necessário executar algumas ações de otimização interna. 

A otimização interna consiste na aplicação de Técnicas de SEO em uma landing page

Caso você não saiba quão otimizado seu site está e deseja a ajuda de especialistas, faça agora mesmo seu SEO Lead. Será encaminhado à você um relatório express, apresentando informações relevantes sobre o que você precisa modificar em suas páginas para alcançar o topo dos buscadores. 

Se você atua com loja física (ou não), o momento da quarentena de coronavírus é ideal para que você possa dar maior atenção ao seu site, disparando-se em frente à concorrência e aumentando suas vendas. 

Entre em contato conosco, estamos ansiosos para ajudar você a dar os primeiros passos e alavancar seus resultados!


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