5 minutos

O que são mecanismos de pesquisa e sua importancia no SEO

Hoje vamos dar uma breve olhada em um algo que não pode faltar na sua estratégia online: mecanismos de pesquisa, ou melhor, SEO. Continue a leitura e saiba mais!
O que são mecanismos de pesquisa e sua importancia no SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Hoje vamos dar uma breve olhada em um algo que não pode faltar na sua estratégia online: mecanismos de pesquisa, ou melhor, SEO. Continue a leitura e saiba mais!

Ter um site para sua marca ou empresa é a base de qualquer tipo de presença online, mas de nada adianta todo esse esforço para criá-lo se você não tiver certeza de que seu público realmente o encontrará. É por isso que é vital garantir que  o Google o ajude com isso . Então, vamos dar uma olhada exatamente no  que é SEO, por que é tão importante e como os mecanismos de busca realmente funcionam.

Quer impulsionar o posicionamento do seu site no Google? Continue lendo este artigo! 

Mecanismos de pesquisa: o que é SEO (Search Engine Optimization)?

SEO, Search Engine Optimization, é definido como ‘’o processo de afetar a visibilidade de um site ou página da web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa da web, geralmente chamados de resultados “naturais” ou “orgânicos”, isso segundo o Wikipédia. 

É de vital importância entender que SEO se refere apenas a resultados orgânicos, ou seja, que não foram comprados ou pagos. A outra opção complementar (pagando um preço por clique para ser exibido entre os primeiros resultados de um determinado mecanismo de busca) é conhecida como SEM ou Search Engine Marketing. Em outros termos, SEO é como procurar uma vaga de estacionamento gratuita ao lado do seu destino, enquanto SEM seria equivalente a pagar pelo estacionamento. 

Assim como praticamente todos os conceitos de marketing digital, o SEO evoluiu significativamente ao longo dos anos. No início, as técnicas de posicionamento eram muito básicas e em grande parte baseadas na repetição de algumas palavras-chave específicas, enquanto agora, muito mais importância é dada à experiência do usuário.

Em poucas palavras, existem dois fatores básicos que definem a posição de uma página: relevância e autoridade. Confira agora:

1) Relevância no Posicionamento na Web

A relevância de uma página pode ser definida como sua  conexão com uma determinada pesquisa , ou seja, quão bem ela responde à pergunta ou problema que o usuário pesquisou. O principal objetivo do Google e de outros buscadores é oferecer aos seus usuários o melhor serviço possível, oferecendo-lhes páginas que lhes sejam úteis. 

Para controlar isso, usamos técnicas de SEO no site , dedicadas a melhorar nosso próprio site. O objetivo é garantir que os mecanismos de pesquisa entendam seu conteúdo e como ele se relaciona com as pesquisas dos usuários. As marcas podem usar técnicas como otimização de palavras-chave e URL, redução no tempo de carregamento, melhorias na experiência do usuário etc. 

2) Autoridade nos mecanismos de pesquisa e SEO

Em seguida vem  a autoridade , que podemos definir livremente como  a popularidade de um site. Quanto mais “votos” um site ou página recebe por meio de links, melhor é considerado pelos mecanismos de busca. 

Para melhorar a autoridade de um site, SEO fora da página, que focam em fatores externos. O objetivo é melhorar os parâmetros que definem a popularidade de um site em termos de buscadores: links que redirecionam para a página, presença nas redes sociais, menções na mídia, quantidade de usuários que realmente clicam em nosso site quando ele aparece entre os resultados, etc 

Por fim, também é importante mencionar que existe uma diferença significativa entre o White Hat SEO, que se baseia em dicas e práticas recomendadas pelos próprios buscadores, e o Black Hat SEO, que aproveita as “brechas” para manipular rapidamente os resultados . Embora possa atrair resultados a curto prazo, a longo prazo, o Black Hat SEO nunca vence.

3) De onde vem o SEO?

Embora hoje possa parecer absolutamente vital para o nosso dia-a-dia, a verdade é que o Google nem existia até 1996, e ainda hoje há lugares no mundo onde não é particularmente popular. A origem deste tipo de ferramentas, conhecidas como motores de busca, remonta ao início dos anos 90, quando começou a mania dos sites. 

Quase todos os sites têm o mesmo objetivo: atrair tráfego de qualidade. Os motores de busca, também conhecidos como mecanismos de pesquisa, são uma das formas mais eficazes de atrair visitantes potencialmente interessados. Webmaster começou a perceber isso e começou a competir entre si para ser  o mais bem posicionado nos motores de busca. O SEO nasceu.

Por que SEO ou posicionamento nos mecanismos de busca é tão importante?

Entender o que é SEO e implementar uma ótima estratégia de SEO é fundamental para sua marca. Acha que podemos estar exagerando? Dê uma olhada no porquê:

Aumenta significativamente a sua visibilidade

Imagine que você pode posicionar seu site para uma palavra-chave com 500.000 acessos mensais. Se o primeiro resultado exibido nos buscadores obtiver cerca de 20% dos cliques, isso equivale a 100.000 visitantes orgânicos mensais, o que não implica nenhum custo extra. 

Melhora o seu site

Quando bem feitas, as técnicas de posicionamento na web não apenas melhoram seu site aos olhos dos mecanismos de busca, mas os usuários também concordam. E melhorar a experiência do usuário significa melhores resultados. 

É um investimento de longo prazo

A otimização do seu site implica alguns custos iniciais, mas, se você conseguir se posicionar entre os melhores resultados, obterá uma fonte incrível de tráfego de alta qualidade sem nenhum custo extra. Continuando o exemplo anterior, imagine que 1 em cada 100 usuários que visitam seu site acaba comprando online e que o valor do tempo de vida de cada cliente é de 100 R$. Nesse caso, você geraria R$ 100.000 em renda mensal. E, obviamente, se você conseguir se posicionar sob várias palavras-chave diferentes, ou investir em SEO Internacional , os benefícios só se multiplicam. 

SEO é capaz de tornar seu site mais lucrativo

Se você investiu quantias significativas de dinheiro, tempo e recursos para construir um site que mostre sua marca, é lógico fazer com que tantas pessoas possam visitá-lo, para que valha a pena. 

Aumenta o seu impacto nas redes sociais

O posicionamento na web cria sinergias com as mídias sociais, pois os links compartilhados nas redes sociais usam os títulos e descrições que você otimizará como parte de sua estratégia de posicionamento. 

Gera confiança e confiabilidade

Como explicado acima, autoridade e relevância são os dois fatores-chave em SEO. Ou seja, quando seu site é exibido entre os primeiros resultados de pesquisa, os usuários sabem que é um site que contém as informações que procuram e que foi “aprovado” por vários usuários antes deles. É definitivamente um empurrão extra que lhes dá a confiança de que precisam para converter. 

Pode ser medido e otimizado

Você pode medir os resultados de todas as técnicas e fatores que estão em jogo em seu SEO, para ver quais estão fornecendo os melhores resultados e corrigir quaisquer detalhes ou estratégias necessárias. 

Entendendo SEO: como os mecanismos de pesquisa funcionam

Para realmente entender o SEO, precisamos dar uma olhada no que acontece quando as “aranhas” do Google rastejam pela internet. A forma como funciona pode ser resumida em duas etapas: rastreamento e indexação.

Para entender como o rastreamento funciona, pense no sistema de transporte de uma grande cidade. Cada site ou documento (como um PDF ou uma imagem) é como uma parada. Para poder registrar aquele conteúdo encontrado em cada parada, o buscador precisa rastrear toda a cidade, utilizando os melhores caminhos possíveis: links. 

A  estrutura de links da internet  é o que conecta as páginas entre si, e é justamente por isso que elas são tão importantes na otimização. Os bots dos mecanismos de pesquisa usam as direções do mapa do site e rastreamentos anteriores para iniciar sua pesquisa e passar de um link para outro, alcançando todos os documentos salvos na internet. 

No entanto, nem todos os sites são rastreados na mesma profundidade pelo mesmo período de tempo que os outros. Essas aranhas são particularmente atraídas por  novos conteúdos,  seja um novo site criado do zero ou um atualizado. O tempo de carregamento também influencia na decisão. 

O próximo passo é a indexação. Depois de encontrar esses documentos, os bots começam a decifrar seu código e salvar alguns “pedaços” dele que podem ser facilmente encontrados quando um usuário pesquisa algo. Como você pode imaginar, essas "peças'', todas juntas, somam um imenso volume de informações. É por isso que empresas como o Google têm grandes data centers onde podem salvar todas essas informações, onde podem ser facilmente encontradas. 

Todas essas informações nos sites e documentos disponíveis na internet são organizadas em uma série de  índices de  acordo com seu conteúdo, autoridade e relevância. Os critérios mudaram significativamente e evoluíram ao longo do tempo, e estão se tornando cada vez mais complexos: além das palavras-chave, também consideram fatores como a data de publicação, se contêm ou não peças multimídia, a qualidade do conteúdo e muito mais. 

Após essas duas etapas, tudo está pronto para um usuário solicitar uma pesquisa. Quando isso acontece, é ativado um  algoritmo  que percorre os índices e ordena os resultados de acordo com centenas de fatores de posicionamento diferentes, tudo em questão de milissegundos. Não é mágica, é SEO

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais artigos como este. Conheça nossos planos para aproveitar os benefícios do SEO. 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager