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O que significa B2B e B2C e quais são suas vantagens

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No meio das lojas virtuais, há uma dúvida muito grande sobre os modelos de negócio: qual a diferença entre B2B e B2C?

Esses termos significam diferentes relações de compra e venda de acordo com tipo de negócio. Enquanto B2B é voltado para venda entre empresas, B2C quer dizer Business to Consumer ou venda de empresa ao consumidor final.

Ambos os mercados têm uma grande relevância nas vendas online. Segundo levantamento da E-Bit, em 2018 o mercado B2C faturou R$ 53,7 bilhões, enquanto o B2B arrecadou R$ 2,04 trilhões.

Tanto o mercado B2B, quanto B2C tem suas particularidades únicas de compra.

Por um lado, o mercado B2B tem um processo de compra racional, que envolve um estudo detalhado do produto antes de fazer o pedido. Afinal, tratam-se de compras que envolvem empresas.

Por outro, o B2C usa o lado emocional dos consumidores, fazendo com que eles comprem produtos e serviços por impulso.

Conheça todas as diferenças entre esses segmentos e as principais vantagens de cada um.

O que é B2B?

mercado B2B

B2B quer dizer um tipo de transação onde empresas do ramo industrial realizam as vendas b2b de produtos e serviços a distribuidores e revendedores outras empresas.

Esse modelo de venda é mais difícil de converter, pois dentro das empresas há várias regras complexas de compra, fazendo com que elas optem por melhores condições de pagamento, frete, entre outros fatores.

Por essa razão, a briga por preços nos e-commerces e marketplace b2b costuma ser forte em diversos ramos.

Vantagens do mercado B2B

Após saber o que significa B2B, agora é o momento de conhecer as vantagens desse segmento.

Com essas vantagens é possível ter uma noção prática das qualidades desse mercado voltado para as empresas.

E conhecendo seus benefícios, a empresa consegue atender o cliente de forma personalizada, suprindo suas dúvidas e oferecendo o melhor produto para ele.

Pensando nisso, veja os principais benefícios do B2B:

Maior volume de vendas

Devido a necessidade imediata de produtos e equipamentos, o cliente do mercado B2B faz compras em larga escala, abastecendo a empresa com os produtos e serviços para seu funcionamento.

Maiores chances de fidelização

Por se tratar de um público mais exigente, o cliente do mercado B2B tende a ser mais fiel que os consumidores comuns.

Isso ocorre devido a necessidade de compra de um tipo de produto com mais frequência para manter a empresa funcionando.

Por isso, se um site de compra e venda B2B tiver uma boa relação com seus clientes, as chances de fidelização do público são grandes, aumentando a lucratividade dessas lojas.

Agora é o momento de saber o que é o modelo de negócio B2C.

O que é B2C?

O mercado B2C é focado no consumidor final, incentivando a compra emocional por impulso.

Nesse comércio, a emoção é o fator fundamental para compra do produto. O público é influenciado por anúncios nas redes sociais, buscadores, entre outras propagandas na internet.

Nesse mercado, as vendas são mais rápidas, e, em muitos dos casos, os clientes não são fidelizados a empresa.

Devido a baixa fidelização desse tipo de mercado, muitas empresas adotam estratégias de marketing digital para aumentar as vendas na internet.

Vantagens do mercado B2C

o que significa B2B

Depois de conhecer o que é B2C, é hora de conhecer os benefícios desse segmento.

Veja agora os pontos positivos do mercado B2C:

Grandes possibilidades de vendas

As vendas B2C geralmente possuem um mercado imenso e bastante distinto, com exceção das empresas que vendem a um nicho específico.

Isso quer dizer que o volume de vendas é muito grande, assim como a quantidade de clientes.

Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, as atividades do setor B2C, principalmente do setor varejista teve impacto sobre 63,4% do PIB do Brasil em 2018.

Segmentação do público

Outra grande vantagem do mercado B2C é a segmentação geográfica dos consumidores, que por meio de um estudo do público-alvo, consegue vender muito oferecendo preços acessíveis devido ao frete baixo.

Além disso, a segmentação faz a geográfica dos consumidores que por meio de um estudo do público-alvo, consegue vender muito, oferecendo preços acessíveis devido ao frete baixo.

Essas são as diferenças entre B2B e B2C

Os mercados B2B e B2C são mercados muito diferentes que estão em alta atualmente.

Existem várias diferenças entre esses segmentos e conhecê-los é fundamental para criar um planejamento estratégico de vendas e sucesso nessas plataformas.

Voltado para venda entre empresas, o mercado B2B é focado nos produtos em larga escala, devido a necessidade das empresas.

Porém, a compra no modelo B2B é mais racional, envolvendo um estudo amplo sobre o produto antes de comprá-lo. Por isso, uma boa venda somada a um relacionamento estreito pode facilitar a fidelização desses clientes.

Já o B2C tem foco no consumidor final. Baseado na compra por impulso, esse tipo de cliente faz a transação pela emoção. Nesse mercado é possível ter um grande volume de vendas em públicos gerais, ou de nicho.

Esses são os principais fatores que diferenciam B2B e B2C. Agora é o momento de escolher o melhor modelo de negócio para investir e ter lucratividade.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

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