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O que sua campanha de anúncios tem a ver com o Native Ads?

31/7/2019

O que sua campanha de anúncios tem a ver com o Native Ads?

Logo que nos referimos a anúncios na internet, automaticamente nossa mente nos remete de imediato ao Google AdWords e Facebook Ads. Até os profissionais da área que possuem um pouco mais de conhecimento sobre o assunto na maioria das vezes não arriscam algo diferente, sempre ficam no mesmo processo de investimentos em anúncios no LinkedIn, Instagram, Twitter, Waze etc.

Como fazer campanha de anúncios com o Native Ads, Native Ads

Atualmente temos diversas opções para compra de mídia além desses canais mais convencionais. E mesmo eles não sendo tão populares quanto os citados, isso não significa que não são tão eficazes quanto os demais. A grande questão é que, eles também podem ser tão bons quanto os anúncios utilizados para os mecanismo de busca do Google ou no feed de notícias das redes sociais.

Neste artigo vamos falar do Native Ads, também conhecido como Publicidade Nativa. Essa é mais uma oportunidade para você ficar atualizado e colocar algumas estratégias em prática para o sucesso do seu negócio.

Native Ads: o que significa?

Não é de hoje que entramos em vários sites da internet e somos bombardeados com anúncios que além de poluir as páginas, dificultam a navegação e na maioria das vezes nem mesmo tem relação com o que estamos verdadeiramente  interessados.

Isso com certeza não é nada bom, e quase sempre esses sites perdem na experiência do usuário por conta dos anúncios desnecessários. Mas é possível criar anúncios relacionados ao interesse de um lead sem incomodá-lo? Sim, é possível e se chama Native Ads.

A Publicidade Nativa propõe uma experiência positiva na hora de anunciar. É um conceito simples, onde há entregas de anúncios relevantes para determinado público de maneira que não atrapalhe a experiência do usuário. De forma geral, esses anúncios são apresentados como recomendações de conteúdo dentro de sites de notícia.  Na maioria das vezes, por se camuflarem entre as notícias, eles aparentam ser um conteúdo do próprio site.

Essa é uma forma de anúncio que aparece entre às notícias de um site, assim como em feeds na home page ou na barra lateral de um artigo. E já foi constatado que os anúncios que mais geram resultado são aqueles posicionados no final de um artigo, mas isso não significa que não funcionem no meio do conteúdo, principalmente quando falamos da tecnologia mobile.

Se pararmos para analisar, essa é uma forma de publicidade bem menos intrusiva do que banners, sem deixar de ter o potencial para agregar valor real ao público, já que são apresentados no formato de conteúdo divertido e/ou informativo. Outro fator interessante é que,  o Native Ads possibilita que a equipe de marketing crie uma conexão mais profunda com a audiência, coisa que os anúncios diretos não fazem.

E isso não é tudo, esse forma de anunciar, ao contrário do padrão, acaba sendo de grande serventia para vários objetivos, como geração de Leads, assinaturas de email, compras etc., além de aumentar o potencial de descoberta, awareness e à consideração da marca, ou de um produto específico.

Como planejar uma campanha de Native Ads

Antes de qualquer outra coisa você precisa definir  quem é seu público-alvo e criar uma ou mais personas para então começar a planejar uma campanha de Publicidade Nativa, só assim você poderá desenvolver ofertas que interessem a elas.

Ter a sua persona definida auxilia no processo de construir uma comunicação direcionada para sua audiência e fazer com que a empresa identifique quais canais devem ser utilizados para alcançá-la. 

Definindo Metas e Estratégia

Assim que a persona do seu negócio for definida, esse é o momento de estabelecer quais serão as metas da empresa com a campanha de anúncios. Dessa forma, você conseguirá selecionar melhor as suas ofertas e, assim que os anúncios já estiverem circulando, conseguirá otimizá-los, se for necessário.

Você pode estabelecer alguns objetivos, dentre eles estão: gerar tráfego e novos usuários em escala (sendo essa uma prática que pode ser aplicada através de linkbuilding), gerar mais conversões (é possível conquistar Leads através de, downloads, inscrições e outros tipos de materiais que atraia o leitor) etc.

Definindo sua oferta

Uma vez que seus objetivos e estratégias estão bem definidos, você precisará estudar muito bem qual oferta sua campanha terá.  Mas em primeiro lugar, é necessário compreender em que estágio da jornada de compra suas personas estão, e quais ofertas estão enquadradas nesse contexto. Também é importante saber que nem todas essas pessoas estão prontas para concluir uma compra, sendo assim, você precisa pensar em outras ofertas que possam interessar esse grupo, como de conteúdo.

Basicamente, podemos dividir as ofertas em duas categorias: diretas e indiretas. A ofertas diretas são aquelas que apresentam o seu produto ou serviço, seja em forma de demonstração, amostra grátis, catálogos, consultoria gratuita e afins. Em contrapartida, as ofertas indiretas são aquelas relacionadas ao seu mercado e aos problemas e interesses do seu público-alvo, mas não não está ligado diretamente ao seu produto. Alguns formatos mais conhecidos são o e-Books, webinars, infográficos entre outros.

Segmentando seu Native Ads

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Anúncios pagos tendem a  ter formas de segmentação para alcançarem melhores resultados. O Google AdWords, é um exemplo que utiliza a intenção de busca, enquanto o Facebook Ads usa informações sobre os dados do usuário.

O Native Ads tem como objetivo definir sua segmentação por um algoritmo que leva em consideração vários fatores sobre determinado usuário e sobre o contexto em que o mesmo se encontra. As segmentações mais conhecidas são: geografia, contexto, fonte de tráfego, tendências de redes sociais etc.

Outro ponto interessante é que as plataformas de Publicidade Nativa geralmente permitem que você defina em que tipo de site você quer veicular seu anúncio. Ou seja, se você vende produtos naturais, nada melhor do que veicular seus anúncios a sites de qualidade de vida e bem estar.

Conclusão

Como pode perceber a Publicidade Nativa abrangem uma infinidade de possibilidade de anúncios pagos para a sua empresa. Isso só é possível criando conteúdo relevante e divulgando-o através deste canal, para aumentar as chances da sua empresa atingir cada vez mais os objetivos do negócio. 

Vale ressaltar que é sempre bom estar atento a experiência do usuário e criar conteúdo adequado para seu segmento, não deixe de investir em um ponto tão importante.

Gostou do artigo? Para ter acesso a mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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