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O que você precisa para se tornar um Analista de SEO

6/6/2019

O que você precisa para se tornar um Analista de SEO

Algo importante a ser dito é que poucas pessoas sabem como funcionam os buscadores e seus algoritmos, e disso vem a necessidade de se tornar um analista de SEO. Fato é que toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indexá-la para que seja encontrada por quem a procura.

Neste conteúdo vamos te apresentar todas as informações para você ser um analista de SEO destacado na internet.

Separamos outro conteúdo especial para você: Melhorar o posicionamento na SERP com SEO

Como se tornar um Analista de SEO

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.  

Como driblar a concorrência, afinal, são milhares de páginas sendo publicadas diariamente na internet?

Este é o momento de chamar o SEO (Search Engine Optimization).

A própria tradução sugere sua definição: SEO trata-se de uma otimização para os motores de busca. Agrega um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao realizar uma compra na internet, você busca o produto almejado no Google com os termos chave relacionados ao que busca comprar. Exemplo: óculos ray ban.

A vantagem estará ao lado de empresas que investem em SEO e aparecem de forma orgânica no Google. Afinal, quando você tem um negócio na internet, você pode pagar para aparecer na primeira página dos buscadores, ou investir em SEO para aparecer de forma orgânica. Este é um excelente caminho para você alcançar seus objetivos, sobretudo se o seu negócio está no começo e não há tanto capital para ser investido.

Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se oxigênio para quem investe no módulo. A partir disso, é extremamente ter e mente que o conteúdo é fator primordial em uma estratégia de SEO.

Mas preste atenção, isso não significa que você deva produzir muito em volume, porém, é importante focar em conteúdos valiosos para seus leitores, que de fato eles queiram absorver. Foque no seu público e não em produzir em massa só para gerar conteúdo.  

A periodicidade dos seus conteúdos dependerá do planejamento de seu negócio, porém, é fundamental manter a frequência estabelecida. Basta estipular o tempo de postagem e colocar a mão na massa.  Isso não significa que não existam blogs excelentes que postam conteúdos todos os dias. Não deixe de valorizar sua equipe e escolher o melhor modelo, que caiba na dinâmica de seu negócio, este é um caminho importante para ser um analista de SEO destacado.


Não deixe de ler: Plano de ação para vender mais em 2019

Atualização de conteúdo

analista de SEO

Todo bom analista de SEO, considera este item tão importante quanto produzir conteúdos, e certamente ele faz parte da rotina de SEO. Atualizar conteúdo é rever posts antigos que foram publicados há mais de 6 meses e que podem ser otimizados, com novas informações, revestimento de palavras-chave, imagens, entre outras ações.

Não perca o valor de conteúdos antigos por não estarem atualizados. Invista em atualizações em sua rotina de SEO.

O desenvolvimento e divulgação de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia sólida de marketing. Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), a oferta gratuita de informações e conteúdos relevantes é responsável por aproximar o profissional do seu público sem causar transtornos em torno da ética. Ou seja, é projetado o profissional do seu público sem ferir a ética, destacando autoridade na área de atuação.

A partir do momento que é impulsionado um conteúdo relevante, este trata-se do começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no universo digital. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista”, muitas vezes violento e autoritário, deixa de existir e se inicia um relacionamento muito mais saudável, de confiança e promissor.

Ao invés de campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante para aproximar seu público de seu negócio sem um caráter agressivo.

Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética. Conquiste um público verdadeiro.

Pesquisa de palavras-chave

O valor das palavras-chave já foi bastante ressaltado neste conteúdo. A pesquisa de palavras-chave está entre os primeiros passos para iniciar uma estratégia de SEO. Porém, seu arquivo de termos relevantes deve ser sempre atualizado para continuar guiando seus próximos passos de SEO.

A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são fundamentais para o melhor desempenho de seu negócio. Nossa ferramenta de palavra-chave permite que você encontre os termos corretos e menos disputáveis para seu melhor posicionamento. Na WebPeak é possível encontrar soluções em termos de SEO para você se destacar.

Otimização de snippets

Os snippets tratam-se de grandes responsáveis pelo CTR de uma página na SERP do Google. Ele é composto por title tag, meta description e URL.

Esta tríade do bem (Title, Meta Description e URL) quando bem alinhadas com termo de busca e intenção do usuário, maior é chance do usuário escolher sua página. Diante disso, é fundamental analisar semanalmente (pelo menos) os snippets para identificar se eles estão respondendo às perguntas do usuário na SERP e se estão atrativos o suficiente.

Link building

Falar que os Backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental. Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio.

Leia mais: Descubra qual é a ferramenta de SEO mais utilizada do Brasil

Design/usabilidade do site

O design do seu site diz muito sobre a experiência que seu visitante terá ao navegar por suas páginas. Regularmente é preciso rever nossas páginas para constar se estão alinhadas com o objetivo de suas personas.

O impacto visual é muito importante, sobretudo se seu público alvo são profissionais que atuam no mesmo campo que você, o que é muito comum se tratando do SEO.

Divulgação nas redes sociais

A periodicidade deste fator deve ser diária. Afinal, é muito provável que grande parte do seu público (se não todo ele) está inseridos nas redes sociais. De nada adianta criar um conteúdo fantástico se ele não chega a seu usuário, e as redes sociais são essenciais para se destacar como analista de SEO.

O interessante é compreender em quais redes sociais seu público está (Instagram, Facebook, Twitter…) e atuar de forma consistente e interessante, já que lá você vai competir com conteúdos diversos.

Análise de concorrentes

Fique sempre de olho no seus competidores, todo analista de SEO considera e muito este ponto. E ,neste caso, não estamos falando necessariamente de concorrentes de negócio, mas sim de SERP!

Além de conseguir analisar seus concorrentes com o Rastreamento de Rank da WebPeak, você deve sempre estar atento às atualizações para estar à frente da concorrência.

Dica: Não deixe de investir em parcerias para agregar valor ao seu negócio e se destacar.

Separamos também para você: Analise de mercado: que tal aprender os segredos dos concorrentes?

Monitoramento de métricas

analista de seo

O monitoramento de métricas é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está se atuando. Seja um analista de SEO de excelência.

Inclusive, não deixe de anotar esta dica, essa é a primeira tarefa do nosso dia: analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado (negativa ou positivamente).

O Google Analytics e o Google Search Console são ótimos suportes para este processo!

Fique atento para analisar as seguintes métricas:

  • Número de visitantes únicos diários
  • Número de visitas
  • Número de pageviews
  • Posts mais acessados
  • Novos usuários x Usuários recorrentes
  • Taxa de rejeição
  • Tempo de permanência

Cada negócio possui determinadas particularidades, cabe a você identificar outros indicadores relevantes para seu negócio. Por exemplo, um e-commerce terá métricas diferentes de um blog, certo?

Diante desse fator, definir quais são seus KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance), inclusive, é um dos primeiros passos para iniciar qualquer estratégia de negócio. Dessa forma, você irá conseguir identificar se está evoluindo com a velocidade e qualidade que almeja.

Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

Quais as habilidades que um Analista de SEO deve ter?

  • Ótima comunicação escrita;
  • Capacidade de analisar dados, mostrar relatórios e resultados e fazer otimizações com base nos dados levantados;
  • Conhecimento básico sobre programação (HTML, sitemap, robots, breadcrumb);
  • Conhecimento básico de User Experience;
  • Domínio das ferramentas de SEO.

Seja um Analista de SEO que investe para maior visibilidade e faturamento

Para empresários e empreendedores, estar na internet nos dias de hoje é muito importante. É fundamental a compreensão de que uma página na internet ganha maior visibilidade e destaque.Para isso, aparecer em uma boa posição no ranking do Google ou de preferência na primeira página é essencial.

Como abordamos neste artigo as estratégias de SEO garantem o aparecimento nos principais mecanismos de busca, e é ideal para quem deseja ser visto. De acordo com o Search Engine Journal, 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca.

Outra pesquisa do SEO Trends aponta que 69,3% das empresas já utilizam a estratégia de SEO. Isso significa que se sua empresa ainda não está dentro dessa porcentagem, ela está atrás de seus competidores.

Investir em SEO é essencial para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, seguida das métricas que já foram expostas, como presença de links internos e externos para conteúdos, utilização de títulos e subtítulos (h1,h2,h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio são fatores que vão colocar seu negócio em destaque! Não dá para perder tempo, ou deixar de investir em SEO, não é mesmo?

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para construção de sua personalidade enquanto analista de SEO!

Não deixe de nos acompanhar!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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