5 minutos

O que você precisa para se tornar um Analista de SEO

Veja tudo O que você precisa para se tornar um Analista de SEO! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas com os amigos!
O que você precisa para se tornar um Analista de SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
23/1/2024

Algo importante a ser dito é que poucas pessoas sabem como funcionam os buscadores e seus algoritmos, e disso vem a necessidade de se tornar um analista de SEO. Fato é que toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indexá-la para que seja encontrada por quem a procura.

Neste conteúdo vamos te apresentar todas as informações para você ser um analista de SEO destacado na internet.

Como se tornar um Analista de SEO

Antes de mais nada é preciso se informar e saber na ponta da língua do que se trata essa estratégia de marketing digital. O SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.  

Como driblar a concorrência, afinal, são milhares de páginas sendo publicadas diariamente na internet? Este é o momento de chamar o SEO (Search Engine Optimization).

A própria tradução sugere sua definição: SEO trata-se de uma otimização para os motores de busca. Agrega um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Ao realizar uma compra na internet, você busca o produto almejado no Google com os termos chave relacionados ao que busca comprar. Exemplo: óculos ray ban.

A vantagem estará ao lado de empresas que investem em SEO e aparecem de forma orgânica no Google. Afinal, quando você tem um negócio na internet, você pode pagar para aparecer na primeira página dos buscadores, ou investir em SEO para aparecer de forma orgânica. Este é um excelente caminho para você alcançar seus objetivos, sobretudo se o seu negócio está no começo e não há tanto capital para ser investido.

Curso de SEO com certificado

Esse é um grande diferencial nessa área, afinal, certifica que você sabe do que está falando.

Com um treinamento de SEO você irá entender quais são os erros e acertos relacionados ao SEO das páginas, assim como fatores que costumam afetar diretamente na experiência dos clientes que navegam pelas páginas do seu site.

Vantagens de fazer um Curso de SEO Online

  • Aulas Online: Você faz as aulas no conforto de sua casa, nos horários e dias mais confortáveis a você.
  • Fórum: Você pode tirar dúvidas com outras pessoas que estão fazendo o treinamento de SEO Online e com nossos analistas dentro do fórum.
  • Exercícios: Após cada uma das aulas você poderá aplicar os conhecimentos aprendidos em exercícios, direto no seu site para que não se esqueça de fixar os conceitos e as boas práticas de SEO.
  • Instrutores Experientes: Nossos instrutores do treinamento de SEO Online, possuem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital com especialização em SEO e tráfego orgânico.
  • Certificado de Conclusão: Ao término do treinamento de SEO online,  você receberá o certificado de conclusão da WebPeak após a avaliação de sues conhecimentos adquiridos ao decorrer, das aulas assistidas. Atestando que você completou toda a grade. Você poderá utilizar em seu currículo e também adicionar em seu perfil do LinkedIn.
Treinamento de SEO online [Trilhe seu caminho para o topo do Google]


Dentro de um bom curso de SEO, você deve aprender conceitos básicos de SEO e como colocá-los em prática. Abaixo trazemos uma lista com requisitos primodiais para se tornar um ótimo analista de SEO.

1. Criação de conteúdo

Com a consagração do marketing de conteúdo, o conteúdo tornou-se oxigênio para quem investe no módulo. A partir disso, é extremamente ter e mente que o conteúdo é fator primordial em uma estratégia de SEO.

Mas preste atenção, isso não significa que você deva produzir muito em volume, porém, é importante focar em conteúdos valiosos para seus leitores, que de fato eles queiram absorver. Foque no seu público e não em produzir em massa só para gerar conteúdo.  

A periodicidade dos seus conteúdos dependerá do planejamento de seu negócio, porém, é fundamental manter a frequência estabelecida. Basta estipular o tempo de postagem e colocar a mão na massa.  Isso não significa que não existam blogs excelentes que postam conteúdos todos os dias. Não deixe de valorizar sua equipe e escolher o melhor modelo, que caiba na dinâmica de seu negócio, este é um caminho importante para ser um analista de SEO destacado.

2. Atualização de conteúdo

analista de SEO

Todo bom analista de SEO, considera este item tão importante quanto produzir conteúdos, e certamente ele faz parte da rotina de SEO. Atualizar conteúdo é rever posts antigos que foram publicados há mais de 6 meses e que podem ser otimizados, com novas informações, revestimento de palavras-chave, imagens, entre outras ações.

Não perca o valor de conteúdos antigos por não estarem atualizados. Invista em atualizações em sua rotina de SEO.

O desenvolvimento e divulgação de conteúdo relevante é essencial para uma estratégia sólida de marketing. Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), a oferta gratuita de informações e conteúdos relevantes é responsável por aproximar o profissional do seu público sem causar transtornos em torno da ética. Ou seja, é projetado o profissional do seu público sem ferir a ética, destacando autoridade na área de atuação.

A partir do momento que é impulsionado um conteúdo relevante, este trata-se do começo de uma trajetória que pode alavancar a imagem do profissional, clínica ou outra instituição da área no universo digital. Com essa metodologia, o caráter “mercantilista”, muitas vezes violento e autoritário, deixa de existir e se inicia um relacionamento muito mais saudável, de confiança e promissor.

Ao invés de campanhas tradicionais, claramente comerciais, pense em fazer o seu marketing com base em conteúdo relevante para aproximar seu público de seu negócio sem um caráter agressivo.

Utilize os recursos digitais disponíveis e adequados ao seu público-alvo. Site, blog e redes sociais irão ajudar você a obter visibilidade e credibilidade, dentro da ética. Conquiste um público verdadeiro.

3. Pesquisa de palavras-chave

O valor das palavras-chave já foi bastante ressaltado neste conteúdo. A pesquisa de palavras-chave está entre os primeiros passos para iniciar uma estratégia de SEO. Porém, seu arquivo de termos relevantes deve ser sempre atualizado para continuar guiando seus próximos passos de SEO.

A WebPeak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que são fundamentais para o melhor desempenho de seu negócio. Nossa ferramenta de palavra-chave permite que você encontre os termos corretos e menos disputáveis para seu melhor posicionamento. Na WebPeak é possível encontrar soluções em termos de SEO para você se destacar.

4. Otimização de snippets

Os snippets tratam-se de grandes responsáveis pelo CTR de uma página na SERP do Google. Ele é composto por title tag, meta description e URL.

Esta tríade do bem (Title, Meta Description e URL) quando bem alinhadas com termo de busca e intenção do usuário, maior é chance do usuário escolher sua página. Diante disso, é fundamental analisar semanalmente (pelo menos) os snippets para identificar se eles estão respondendo às perguntas do usuário na SERP e se estão atrativos o suficiente.

5. Link building

Falar que os Backlinks de qualidade são fundamentais para um SEO é quase um pleonasmo. Os links estão entre os fatores de maior peso de rankeamento do Google e é por isso que ficar de olho na saúde dos links, para então garantir que as pessoas corretas estejam chegando ao nosso seu canal, é fundamental.

Não perca oportunidades de conquistar novos backlinks que sejam relevantes e de qualidade. Esteja em busca de atualizações e lugares saudáveis para integrar seu negócio.

6. Design/usabilidade do site

O design do seu site diz muito sobre a experiência que seu visitante terá ao navegar por suas páginas. Regularmente é preciso rever nossas páginas para constar se estão alinhadas com o objetivo de suas personas.

O impacto visual é muito importante, sobretudo se seu público alvo são profissionais que atuam no mesmo campo que você, o que é muito comum se tratando do SEO.

7. Divulgação nas redes sociais

A periodicidade deste fator deve ser diária. Afinal, é muito provável que grande parte do seu público (se não todo ele) está inseridos nas redes sociais. De nada adianta criar um conteúdo fantástico se ele não chega a seu usuário, e as redes sociais são essenciais para se destacar como analista de SEO.

O interessante é compreender em quais redes sociais seu público está (Instagram, Facebook, Twitter…) e atuar de forma consistente e interessante, já que lá você vai competir com conteúdos diversos.

8. Análise de concorrentes

Fique sempre de olho no seus competidores, todo analista de SEO considera e muito este ponto. E ,neste caso, não estamos falando necessariamente de concorrentes de negócio, mas sim de SERP!

Além de conseguir analisar seus concorrentes com o Rastreamento de Rank da WebPeak, você deve sempre estar atento às atualizações para estar à frente da concorrência.

Dica: Não deixe de investir em parcerias para agregar valor ao seu negócio e se destacar.

9. Monitoramento de métricas

O monitoramento de métricas é uma tarefa essencial para medir seus esforços e entender como seu blog/site está se atuando. Seja um analista de SEO de excelência.

Inclusive, não deixe de anotar esta dica, essa é a primeira tarefa do nosso dia: analisar o desempenho do blog do dia anterior e verificar se houve algum comportamento fora do esperado (negativa ou positivamente).

O Google Analytics e o Google Search Console são ótimos suportes para este processo!

Fique atento para analisar as seguintes métricas:

  • Número de visitantes únicos diários
  • Número de visitas
  • Número de pageviews
  • Posts mais acessados
  • Novos usuários x Usuários recorrentes
  • Taxa de rejeição
  • Tempo de permanência

Cada negócio possui determinadas particularidades, cabe a você identificar outros indicadores relevantes para seu negócio. Por exemplo, um e-commerce terá métricas diferentes de um blog, certo?

Diante desse fator, definir quais são seus KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de performance), inclusive, é um dos primeiros passos para iniciar qualquer estratégia de negócio. Dessa forma, você irá conseguir identificar se está evoluindo com a velocidade e qualidade que almeja.

Leia também: SEO 101: Noções básicas de Search Engine Optimization

Quais as habilidades que um Analista de SEO deve ter?

  • Ótima comunicação escrita;
  • Capacidade de analisar dados, mostrar relatórios e resultados e fazer otimizações com base nos dados levantados;
  • Conhecimento básico sobre programação (HTML, sitemap, robots, breadcrumb);
  • Conhecimento básico de User Experience;
  • Domínio das ferramentas de SEO.

O Analista de SEO investe em maior visibilidade e faturamento

Para empresários e empreendedores, estar na internet nos dias de hoje é muito importante. É fundamental a compreensão de que uma página na internet ganha maior visibilidade e destaque. Para isso, aparecer em uma boa posição no ranking do Google ou de preferência na primeira página é essencial.

Como abordamos neste artigo as estratégias de SEO garantem o aparecimento nos principais mecanismos de busca, e é ideal para quem deseja ser visto. De acordo com o Search Engine Journal, 93% de todo o tráfego vem de um mecanismo de busca.

Outra pesquisa do SEO Trends aponta que 69,3% das empresas já utilizam a estratégia de SEO. Isso significa que se sua empresa ainda não está dentro dessa porcentagem, ela está atrás de seus competidores.

Investir em SEO é essencial para superar as limitações colocadas antes de se criar um site. A criação de conteúdo, seguida das métricas que já foram expostas, como presença de links internos e externos para conteúdos, utilização de títulos e subtítulos (h1,h2,h3) contendo a palavra-chave e autoridade do domínio são fatores que vão colocar seu negócio em destaque! Não dá para perder tempo, ou deixar de investir em SEO, não é mesmo?

Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para construção de sua personalidade enquanto analista de SEO!

Não deixe de nos acompanhar!

Até a próxima! :)

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager