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O que você precisa saber sobre SEO Interno

O SEO Interno, é basicamente, uma manutenção que você precisa realizar dentro do seu site para manter a qualidade na otimização e proporcionar uma experiência positiva ao usuário.
O que você precisa saber sobre SEO Interno
Escrito por
Gabrielly Rodrigues
Publicação
12/1/2024

Olá!

Você sabia que para conquistar os lugares privilegiados no ranking dos buscadores, umas das etapas fundamentais é a realização da otimização de SEO Interno do seu site?

Para isso, é necessário efetuar um conjunto de ações relacionadas a boas práticas de SEO Interno.

Pensando nisso, nós separamos algumas informações importantes para que você entenda melhor o que é o SEO Interno, qual é a sua importância e como realizar a otimização e correção dos erros presentes no seu site, pensando em atingir os melhores resultados e manter a saúde do seu site em dia!

Mas o que é o SEO Interno? 

A arquitetura do site faz toda diferença na estratégia online de um site, seja ele um e-commerce, blog ou institucional. Além de tornar o carregamento do site mais rápido, permite que os robôs buscadores do Google entendam do que o site se trata e o que os usuários irão encontrar dentro dele.

Isso os ajuda a ranquear melhor determinada página de acordo com as palavras-chave incluídas e também por outros elementos presentes na mesma. O SEO Interno é um elemento essencial para aprimorar uma estratégia de marketing digital, pois sem isso a empresa terá dificuldades em atingir um ranqueamento privilegiado nos buscadores do Google.

O SEO Interno, é basicamente, uma manutenção que você precisa realizar dentro do seu site para manter a qualidade na otimização e proporcionar uma experiência positiva ao usuário. Ela consiste na resolução de problemas que podemos controlar, ou seja, problemas de SEO internos do site, como por exemplo, links e imagens quebradas, páginas não encontradas ou corrompidas, lentidão do site, entre outros fatores que devem ser resolvidos.

Os fatores mais comuns porém, muito importantes para serem otimizados no SEO Interno são:

  • Tag Title: É o título que aparece aos usuários nos resultados de pesquisa dos buscadores, nele deve estar presente a palavra-chave determinada para o assunto que está sendo abordado e deve conter no máximo 70 caracteres.

  • Tag Description: É a descrição que aparece abaixo do título nos buscadores, ele auxilia o usuário a saber o que irá encontrar na página quando acessar, isso influencia diretamente no número de cliques. Deve ser descrito de forma atrativa, direta e ressaltar os benefícios do que está sendo apresentado, seja produto, serviço ou conteúdo, etc. O ideal é ter no máximo até 160 caracteres para que apareça por completo no resultado das pesquisas.
  • Atributo Alt da imagem: O atributo alt é utilizado para atribuir um texto alternativo a uma imagem presente na página do site, ao fazer o uso do atributo alt na imagem, você facilita a compreensão dos buscadores pois eles não são capazes de interpretar esse conteúdo. Isso pode proporcionar uma aumento do tráfego orgânico no seu site. O Atributo Alt têm algumas características importantes a serem seguidas, assim como o Tag Title, os atributos alt da imagem devem ser curtos, atrativos e relevantes.
  • Heading Tags: As tags H1, H2, e H3, conhecidas como heading tags,  são muito importantes para o SEO interno de um site. São os títulos presentes em praticamente todas as páginas de um site, eles ajudam na organização das informações das páginas, isso ajuda o leitor a saber o que está sendo abordado na página em que ele se encontra e faz com que os robôs buscadores deem mais relevância às palavras-chave presentes nas H’s.

  • Links Internos: Os links internos são os que estão presentes num texto de blog, por exemplo, quando o leitor clica nesse determinado link, ele é redirecionado automaticamente  para outra página dentro do seu site que tem ligação com o assunto abordado. O links internos podem ser encontrados também na home do site, imagens, rodapé, ícones, entre outros elementos presentes no corpo das páginas de um site.

  • Sitemap: O sitemap ou mapa do site (como é mais conhecido) é um recurso que funciona na linguagem html, nele é possível encontrar uma espécie de lista que irá auxiliar e guiar o robô de busca e também o usuário a encontrar as páginas do site. Ao acessá-lo, você consegue visualizar as urls e pesquisar todas as páginas existentes dentro do site.


Além dos fatores citados acima, referentes a otimizações básicas no SEO Interno, existem fatores de extrema importância, que precisam ser corrigidos com prontidão para manter seu site sempre otimizado. 

Um deles é a velocidade da página, ela é um dos muitos fatores de extrema importância dentro do SEO Interno, que interfere diretamente na experiência do usuário, isso significa que, se uma página demora muito para carregar, a possibilidade do indivíduo perder o interesse em visitar o site e consequentemente ocasionar na perda de potenciais clientes em decorrência da lentidão no carregamento da página, é muito grande. 

Outro fator de SEO Interno que interfere negativamente na experiência do usuário são os erros nas páginas, como por exemplo, os links quebrados, que são links de saídas onde as páginas não são encontradas ou o famoso erro 404, ele indica que uma página não existe ou foi retirada do site por algum determinado motivo. Esses são erros que devem ser corrigidos o mais rápido possível para não afetar negativamente seu site.


Como você consegue encontrar e corrigir esses erros de SEO Interno de forma rápida e simples?

Dentro da ferramenta WebPeak, você encontra uma série de diretrizes que atuam como uma Auditoria Técnica fazendo todo processo de escaneamento do site e encontrando os erros que precisam ser corrigidos para manter a saúde e crescimento da sua página sempre positivos.

A imagem abaixo mostra os erros de SEO Internos considerados críticos e que devem ser resolvidos com prioridade.

O que você precisa saber sobre SEO Interno


A WebPeak proporciona uma maneira ágil, eficaz e de fácil compreensão a visualização dos erros presentes tanto no SEO Interno quanto no externo, mostrando como o administrador do site consegue fazer essa otimização necessária.  

Além disso com essa ferramenta, você pode analisar quais páginas foram mais acessadas pelos usuários, qual é a velocidade do seu site tanto no desktop quanto na versão mobile e efetuar todas as otimizações necessárias para melhora do seu site. Conheça a ferramenta e melhore seu SEO agora mesmo!

Até a próxima!

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Helder Santos

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