5 minutos

Os Fundamentos do SEO SCORE na Internet

Vocês sabe o que é SEO SCORE? Descubra como funciona o cálculo da qualidade do SEO de suas páginas nessa postagem incrível. Acompanhe o blog e compartilhe!
Os Fundamentos do SEO SCORE na Internet
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
23/1/2024

Você já se perguntou por que alguns sites aparecem primeiro na busca do Google e outros não? 

Então conheça alguns segredos e fundamentos do SEO Score, e deixe seu site no topo das buscas.

Imagine o seguinte: você é um anfitrião e quer receber uma visita muito importante em sua casa. Quais seriam os elementos para que essa visita acontecesse com sucesso? É claro que você deve proporcionar um ambiente legal e agradável, que envolva essa a pessoa e a faça se sentir confortável.

Mas e se sua visita não conseguisse encontrar o endereço? De nada adiantaria preparar o ambiente, certo? 

Esse é o ponto chave!

O mecanismo de pesquisa orgânica do Google, SEO Score, funciona da mesma maneira. Por isso, investir na qualidade do conteúdo do seu site é um fator imprescindível para garantir a visibilidade. Mas não significa que por si só fará que o leitor chegue até lá.

Dados apontam que os três primeiros resultados orgânicos do Google têm a maio taxa de acessos, cerca de 60% dos cliques.

Mas tenha em mente quais são as Vantagens e Desvantagens da Internet, levando em consideração as diferenças entre SEO x SEM.

Você também deve se ater aos primeiros resultados quando faz uma pesquisa de busca, não é mesmo? Afinal, são os resultados mais relevantes que o buscador considera te entregar.

Além disso, só no Brasil, atualmente, 50% do tráfego da internet se origina de buscas orgânicas.

Como os Fundamentos de SEO afetam seu trabalho online?

Graças aos algoritmos do Google, o SEO Score ‘facilita’ a seleção dos melhores sites que ocuparão os primeiros locais de busca, que apesar de ser orientado pelo ideal de uma leitura humana, é feita de forma exata e mecânica, seguindo um padrão.

O SEO (Serch Engine Optimization), conhecido também como Otimização de sites para os motores de busca, MOB e Otimização para Buscas, é uma forma de trabalhar a qualidade de suas páginas ou site, para que seja melhor lido pela ferramenta de busca.

Um bom Planejamento online de SEO e investimentos de tempo e orçamento destinado, não te trarão um resultado imediato, pelo contrário, um bom trabalho de SEO é algo a ser construído e aprimorado, pensando em elementos como: personas, produtos, serviços, diferenciais da oferta, a tecnologia, palavras-chave, URL, entre outros.

Mas, se você vem investindo em SEO há algum tempo e ainda não percebeu nenhum resultado, provavelmente está cometendo alguns erros.

Pensando nisso, resolvemos elencar alguns tópicos que você pode estar desenvolvendo errado, ou até, deixando de lado na sua otimização interna.

É importante seguir uma Metodologia de SEO.

Principais erros que afetam seu SEO Score

1. De olho nos Fundamentos de SEO: Não tentar manipular

Dizemos “manipular” no sentido de trabalhar os pontos mais sensíveis de SEO e aproveitar o melhor das ferramentas, para tornar o seu conteúdo mais atraente.

Pensando de forma geral, este é o principal erro de um SEO mal desenvolvido. Talvez você tenha o conteúdo ideal, mas não utiliza as ferramentas de forma a adequá-las a todos os padrões de otimização. Não se esqueça de que antes de preparar um bom ambiente para o convidado, também é necessário guiá-lo até o local.

2. De olho nos Fundamentos de SEO: Não se atualizar

Os mecanismos de algoritmos, ou seja, os conjuntos de regras do Google, incluindo o SEO Score, são atualizados constantemente, e novos padrões são adquiridos para que as empresas sempre aprimorem seus sites.

Logo, não adianta simplesmente implantar as técnicas de SEO apenas uma vez. É um recurso que deve ser trabalhado e melhorado a todo o momento. Da mesma maneira, é sempre bom estar atento às novas regras, já que elas tendem a ficarem ultrapassadas com frequência.

3. De olho nos Fundamentos de SEO: Falta de divulgação em redes sociais

Muitas pessoas investem nas técnicas de SEO para aumentarem o seu tráfego de acesso, entretanto, um dos mecanismos do SEO para selecionar os melhores sites de busca consiste justamente na avaliação de tráfego. Assim, quanto maior seu tráfego de acesso for, mais ele tende a crescer.

Uma boa ferramenta para isso, é a divulgação do seu site ou página em redes sociais. Criando uma página nessas redes sociais, que seja bem construída, sempre atualizada e com informação, possibilitando links de acesso a sua página, seu rankeamento online tende a crescer e, consequentemente, ter um aumento de visualizações. Um dos pontos positivos disso, é que o custo de criação e manutenção de redes sociais é muito baixo e pode trazer um impacto positivo, se bem trabalhado.

4. De olho nos Fundamentos de SEO: Falar com máquinas e não com pessoas

Este erro é oposto ao primeiro que citamos. Apesar de seguirmos todos os passos de Metodologia SEO e utilizar as ferramentas de otimização de páginas, isso sozinho não basta para que sua página tenha um desempenho completo.

Não se esqueça de que seu conteúdo ou produto não é desenvolvido para que se encaixe nos padrões do Google, e sim para pessoas, mas lembre-se que os padrões de qualidade do SEO Score do Google, também são criados em benefício desses usuários, e por isso você tende a segui-los. Assim, é importante sempre desenvolver sua página pensando na persona de seu publico alvo.

Para isso, levante os pontos:

  • Quem é o seu cliente? Quais são suas buscas?
  • Quais são suas dificuldades? Qual é o conteúdo que ele procura?
  • Você está usando a melhor linguagem para que ele te entenda?
  • Quais são os sites e redes que ele acessa constantemente e que você poderia inserir o link da sua página?
  • Quais mecanismos possibilitariam que ele acessasse sua página e interagisse com ela com mais facilidade?

Essas perguntas são importantes. Não se esqueça de que a persona é o centro de toda a construção de seu site.

5. De olho nos Fundamentos de SEO: Cópia de conteúdo

fundamentos do SEO score - webpeak

Esqueça o Crtl C + Crtl V. Um bom leitor sempre perceberá o conteúdo que não foi desenvolvido por você, e isso resultará na perda de credibilidade. Por isso, se utilizar algum conteúdo de outro, dê créditos, crie vínculos, e hiperlinks.

Um conteúdo copiado, se não for percebido pelo leitor, não deixará de ser notado pelo Google, que te colocará em uma posição menor comparado a outros sites. Afinal, o conteúdo mais antigo tem prioridade de rankeamento para o SEO Score.

6. De olho nos Fundamentos de SEO: Falta de links internos e externos

Ao invés de copiar algum conteúdo, você pode utilizá-lo, creditando o site em que foi retirado e ‘trocar’ links com o dono do site.

Outra boa dica é usar links internos, que vão levar o leitor a outros conteúdos do site. Isso não só otimiza sua página e te dá credibilidade, como também proporciona uma leitura mais aprofundada do conteúdo, além de mais acessos às suas páginas.

7. De olho nos Fundamentos de SEO: Quantidade não é qualidade

Este é um ditado extremamente importante e que não pode ser esquecido por você na construção do seu site. É comum pensar que quanto mais posts a sua página tiver, mais acessos ela terá. Ou até que, quanto maior for o seu texto, mais informação estará disponível.

É claro que a atualização periódica de conteúdo é extremamente importante, mas não se esqueça de trabalhar a qualidade. O seu conteúdo deve trazer algo a mais do que os outros sites, e deve ser estruturado da melhor maneira para a sua persona.

O sistema de algoritmo do Google é voltado para sites que tenham plena relevância de conteúdo para os seus usuários.

Não deixe de ler: Ferramentas de SEO para você chegar no topo do Google

8. De olho nos Fundamentos de SEO: Excesso de palavras-chave

Novamente, quantidade não implica em benefícios. Não adianta selecionar diversas palavras-chave aleatoriamente. Pense nas quais realmente seu conteúdo se insere. E mais: qual palavra chave a sua persona irá procurar para achar aquele conteúdo?

Uma boa dica é pensar de que 100 palavras escritas, duas delas devem ser palavras-chave. É lógico que esta não é uma determinação fixa, mas vai te orientar na hora de fazer a seleção.

9. De olho nos Fundamentos de SEO: Uso errado de palavras-chave

O padrão de busca do Google tem colocado as palavras-chave como um fator cada vez menos determinante. Entretanto, elas ainda são necessárias. É preciso que se faça a melhor análise das palavras-chave que se adequem ao contexto. Um uso excessivo (como já citado) ou mal feito, não trará nenhum benefício.

Não deixe de ler: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

10. De olho nos Fundamentos de SEO: Falta de URL amigável

A URL é o primeiro elemento de contato com do usuário com o site, e é também a primeira coisa lida pelo boot Google. Portanto, é necessário se atentar para os seus componentes. Uma URL amigável é aquela que, ao invés de uma junção de letras, possui as palavras-chave do conteúdo e é de fácil leitura.

Trabalhe seus conteúdos, páginas, produtos e categorias, sempre focando na qualidade e relevância para quem te visita. Deixe as informações de contato visíveis de fácil acesso. E arrume a casa para receber as visitas ;)

Duvidas ou sugestões? Comente aqui e aproveite para assinar nossa newsletter.

Até a próxima! (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager